• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Sony revela placa-mãe para processador de alto desempenho Cell

11 mensagens neste tópico

Citação
A ser demonstrada em feira nos EUA, placa integrará chip do PS3 com processador gráfico RSX para alto desempenho gráfico.

A Sony desenvolveu um protótipo de placa-mãe baseada no seu processador Cell, o mesmo chip de alto desempenho usado no PlayStation 3, e deverá mostrá-lo durante um evento nos Estados Unidos na próxima semana.

O chip Cell é produto de uma joint-venture entre IBM, Sony, Sony Computer Entertainment e Toshiba. Cada chip contém um processador principal e oito subchips que oferecem até 230 GFlops de processamento.

[...]

Fonte: http://www.idgnow.com.br/

Ficamos à espera de uma versão destinada a desktops :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pergunto-me para quê uma versão Desktop?

Toda a gente conhece as limitações do Cell...

Isso só seria bom para trabalhos que usassem cálculos à parva, como projectos científicos.

Para o utilizador comum seria óptimo para fazer uma farm para o folding :P

Fora disso um bom processador seria provavelmente mais barato, melhor para as tarefas comuns :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Portanto, criaram uma motherboard para meter lá o cell e o rsx. mas isso não é a PS3?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fora disso um bom processador seria provavelmente mais barato, melhor para as tarefas comuns :P

tendo em conta o preço da PS3 não me parece que o Cell seja caro...

e não estou a ver quais são as limitações do Cell. estamos a falar de um processador com 8/9 núcleos, cada um com 3.2GHz.

não estou a ver porque é que só seria bom para trabalhos que usassem cálculos à parva. é quase como dizer que um quad core também só é bom para programas que usem cálculos à parva. eu também tenho um P4 3.0GHz e vai chegando para as encomendas.

hoje em dia qualquer um de nós tem montes de aplicações a correr em simultâneo. não é difícil dar uso aos 8 núcleos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá lá... acho que estava a falar com pessoal que percebia disto.

Primeiro não estamos a falar de PS3 :P O Linux na PS3 não usa metade do poder do Cell...

Até podia ter todos os cores a 4,0GHz e ser uma valente porcaria para o utilizador comum, isso não tem nada a ver. Há processadores melhores que outros em determinadas tarefas. O Cell para o utilizador comum não seria bom, primeiro porque não seria viável, segundo porque um uso mais normal tornava-se estúpido, visto que se estava a gastar dinheiro numa coisa que não era assim tão extraordinária.

Por 600€ já se consegue arranjar um computador bem decente, se comparar-mos com uma PS3, sem monitor, teclado e etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro não estamos a falar de PS3 :P O Linux na PS3 não usa metade do poder do Cell...

a ideia de uma versão para desktops era precisamente resolver esse problema. o Cell usa a arquitectura PowerPC, que é a mesma que é usada no meu PowerBook, que é um computador pessoal, concebido para as tarefas comuns.

quanto ao preço, a PS3 era o leitor de BluRay mais barato do mercado, os 600€ não era só o preço do processador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, os 600€ é o BD, o Cell, o RSX, o wifi, o bluetooth e o sixaxis ( estes 3 menos importantes mas também fazem despesa)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ideia de uma versão para desktops era precisamente resolver esse problema.

Pelo que sei, o Linux não usa o poder da PS3 devido á Sony. Não se deve a nenhum problema ou impossibilidade técnica mas é a Sony quem está a limitar o acesso ao Cell e ao chip gráfico (RSX), impossibilitando, por exemplo, gráficos 3D, aceleração gráfica e uso de alguns dos SPE's que estão bloqueados. O Bluetooth tinha também uma série de incompatibilidades no YLD, por exemplo...não sei nas novas versões isto já foi corrigido. E, apesar de tudo, usa apenas os 256MB de Ram que não servem para muito.

A qualquer momento, a Sony poderá desbloquear a consola, mas até lá não é nada de especial, usando Linux. Como consola em si, é outra conversa (também negativa, na minha opinião). Para já não me puxa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E, apesar de tudo, usa apenas os 256MB de Ram que não servem para muito.

Os 256MB de RAM são uma das limitações que poderiam ser quebradas (a meu ver) com uma versão desktop.

Claro que essas limitações da Sony (que eu desconhecia) teriam que ser removidas da versão desktop...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a Sony está a perder dinheiro com a consola que espera ganhar com os jogos. se todos começassem a comprar a consola apenas para usar linux, deixava de ter forma de recuperar o investimento, logo é natural que faça com que comprar a consola para usar linux não seja um bom investimento.

no entanto penso que esta limitação poderia ser contornada com versões do linux adaptadas à PS3.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora