• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Comparação entre Linguagens de Programação

22 mensagens neste tópico

mesmo sem fazer os benchmarks é previsivel que C esteja sempre no topo  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A nível de desempenho D já quase que apanha C o problema de D é que ainda é muito verde e embora já tenha centenas de libs muitas são projectos amadores e "covers" de libs de C como é o caso de Wx e GTK. Mas acredito que um dia chegue lá quando o pessoal começar a ver a potencialidade da linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas então preves mal. Existem vários problemas onde C não é a linguagem mais rápida. É tudo uma questão qual a funcionalidade do problema.

Por exemplo, existem cerca de 2 ou 3 problemas em que Haskell é mais rápido que C, e Haskell não é propriamente uma linguagem rápida...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

A minha paixão sempre foi o Pascal... ok, ok, já sei, todos dizem que o C é mais poderoso! O que eu discordo, mas enfim...

Mas a meu parcer ainda não conheço nenhuma linguagem mais poderosa que o Assembley!

Não sei se o C o faz mas o Pascal emula-o!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é possível escrever código asm dentro do código C tal como acontece também com o actual D.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

A minha paixão sempre foi o Pascal... ok, ok, já sei, todos dizem que o C é mais poderoso! O que eu discordo, mas enfim...

Mas a meu parecer ainda não conheço nenhuma linguagem mais poderosa que o Assembly!

Como é que dizes que discordas e não conheces C?

O C  não precisa de emular assembly, tu podes programar assembly que o assembler trata de o "compilar", não é emulado. (tal como o Pascal, mas devemos usar termos correctos).

Acredita que depois de experimentar as duas linguagens vais ver que o C é bastante mais robusto e poderoso do que Pascal. Tens uma liberdade muito maior. Mas como tudo é uma questão de gostos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tipo diz que o Pascal é mais poderoso que C, não basta já isso para terem pena dele?

É a mesma coisa que dizer que o grego arcaico é mais poderoso que o português.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

quanto à expressão "emula-o" apenas quero dizer que aceita código assembley, isto é, é interpretado pelo compilador. O português é que podia não está totalmente objectivo.

Concordo contigo, warrior, que é uma questão de gostos, agora... mais robusto, poderoso... em quê? por usar ponteiros? o Pascal também os usa!

Bem sei que não conheço C aprofundadamente, pois quando o comecei a estudar não me adaptei muito bem à sua sintaxe mas não vi nada demais!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O C  não precisa de emular assembly, tu podes programar assembly que o assembler trata de o "compilar", não é emulado. (tal como o Pascal, mas devemos usar termos correctos).

Ele deve estar a falar da sintaxe de inline assembly, que muitos compiladores, tanto de C como de Pascal, suportam. E de algumas outras linguagens também (exemplo: FreeBasic).

O tipo diz que o Pascal é mais poderoso que C, não basta já isso para terem pena dele?

Discussões desse género são como discutir o sexo dos anjos...

Está provado que o C é tão poderoso como o Pascal, e como qualquer outra linguagem de programação que seja "turing completa". Exactamente! O C pode calcular exactamente as mesmas funções que o Pascal pode calcular. Nem mais, nem menos.

A diferença está só na notação, o que, como todas as notações, é uma questão de gosto.

É a mesma coisa que dizer que o grego arcaico é mais poderoso que o português.

Não, não é. Há coisas que se podem exprimir em Português e que não se podem exprimir em Grego, e vice-versa. O mesmo não se passa com as linguagens de programação, que são funcionalmente equivalentes.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O mesmo não se passa com as linguagens de programação, que são funcionalmente equivalentes.

Olha que não são...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ele queria dizer que todas as linguagens de progrmação são computacionalmente equivalentes i.e. que resolvem as mesmas classes de problemas, o que está correcto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Mas a meu parcer ainda não conheço nenhuma linguagem mais poderosa que o Assembley!

Não é Assembley, mas sim Assembly...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembly

Pelo que tenho visto e ouvido, C é muito mais usado que Pascal e se o é devem haver razões mais que óbvias para isso...  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yay vi na rede a apontar para o efeito e também fiquei surpreendido.

http://shootout.alioth.debian.org/gp4sandbox/benchmark.php?test=threadring〈=all

Haskell neste problema é a linguagem mais rápida. :D

Mas o que me surpreendeu mais foi que as linguagens de topo são funcionais e a diferença de tempo destas para as demais. Fiquei bastante decepcionado com Ruby, os criadores terão que rever muito a sério o motor de threads da linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pelo que tenho visto e ouvido, C é muito mais usado que Pascal e se o é devem haver razões mais que óbvias para isso...

Ser mais utilizado não significa melhor...

O Pascal simplesmente é arcaico, doloroso e mais limitado do que C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu adoro sempre uma discussão destas... :)

no meu percurso, quer académico quer de curioso, já programei com tanta porcaria que so consigo dizer uma coisa... será que faz algum sentido tentar saber qual a melhor linguagem de programação?!?

é como tentar dizer qual o melhor carro do mundo... será que é um ferrari? ou será que é aquele dos 1001 cavalos? as tantas se objectivo for lavrar terrenos, nenhum desses serve... tem de ser mesmo o belo do trator...

por isso... o melhor, em tudo na vida, é aquilo que melhor se adapta ao que queremos e/ou aquilo que mais gostamos de usar

é a minha maneira de ver as coisas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei um artigo com o gajo a fazer uma breve descrição de várias linguagens.

Não é nada de muito detalhado, são textos breves, e também é uma opinião pessoal do autor. Mas de qualquer forma, dá para ter uma ideia razoável das linguagens.

http://steve.yegge.googlepages.com/language-grubbing

PS: É pena já ter uma certa idade, tem já mais de 3 anos. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora