• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Fórum Max[PT] Encerrado como medida de precaução da Administração

21 mensagens neste tópico

Boas...

Há cerca de 20 minutos cheguei ao pc abri o firefox e ia ver se o Max[PT] ainda era vivo, até porque agora é moda fecharem tudo quanto é fórum relacionado com P2P, e deparei-me com a seguinte mensagem:

] Caros utilizadores:

Há alguns anos surgiu aquela que se viria a tornar naquela que é hoje, sem sombra de dúvida, a maior comunidade P2P de Portugal.

Com a missão de ser um “lar” para todos os que se movimentam no mundo do P2P, particularmente do emule, o Max[PT'] sempre procurou acompanhar a evolução do mundo P2P, proporcionando aos seus utilizadores tudo o que se pretende numa comunidade deste género.

Nos primórdios éramos todos jovens despreocupados, tendo como único objectivo sedimentar aquilo que viria a ser esta gigantesca comunidade emule. Nunca tivemos que nos preocupar com nada mais do que com a natural evolução que era preciso impôr aos nossos sites/foruns.

Muito mudou em todos estes anos. Se por outro lado a juventude é cada vez menos, outras preocupações surgem na nossa vida, que ora nos impedem de dedicar a este projecto toda a atenção de que ele necessita, ora nos fazem pensar que um projecto como este, que no fundo não devia ser mais do que um inofensivo passatempo, na conjuntura actual e, segundo o entendimento de alguns, nos pode trazer consequências, se não graves, pelo menos incómodas para as nossas vidas, presentes e futuras.

Sempre foi também nosso estandarte nunca auferir um único cêntimo que fosse deste projecto, mostra de total ausência de qualquer interesse material na sua existência já que, como dissémos, isto não é mais do que um passatempo e, ainda assim, uma grande comunidade.

Os recentes acontecimentos com outros sites P2P, ainda que se tratem de sites a funcionar em moldes claramente diferentes do nosso, fizeram-nos despertar para uma realidade à qual, a bem das nossas vidas pessoais, não nos interessa estar sujeitos. E pese embora o facto de todos estarmos conscientes de que este nosso projecto nada tem de sancionável, não estamos dispostos a sujeitarmo-nos a algo semelhante ao que sucedeu recentemente.

Assim, decidiu a “administração” do forum Max[PT], fazer chegar ao fim este projecto que, a nosso ver já deu muito a esta comunidade e relativamente ao qual chega a hora de dar lugar ao sangue novo. Gente nova, disposta a lutar pelo emule e pelo P2P. E que, nos seus próprios projectos, seja capaz de agregar os internautas do P2P como nós fomos e de sedimentar comunidades, se não maiores, pelo menos tão grandes como a nossa.

Saímos de cena com a salvaguarda de que a comunidade não cai no vazio, muito pelo contrário. Existem já, para cima de dez, não bandidos, mas sites/fóruns generalistas e temáticos para os quais sugerimos a consulta do índice: http://weblinks.no.sapo.pt/sites-ed2k-links.html, nos quais certamente todos os utilizadores do Max[PT] se saberão integrar, de acordo com o seu gosto pessoal ou área temática de interesse.

Por fim, uma palavra muito especial de agradecimento, aos nossos Moderadores e Posters Autorizados, sem os quais nada disto teria existido, e ainda, a todos os nossos utilizadores, alma do nosso forum, no fundo, todos aqueles para quem era dirigido o nosso trabalho.

Um grande bem-haja a todos,

Bons Pastos ! Enquanto houver partilha, o espírito da comunidade Max[PT] estará sempre presente!

Pode-se dizer que foi o único fórum a dar uma explicação tão detalhada que nem sequer cede a oportunidade de imaginar um Hoax relativo ao fecho do mesmo. Mas sinceramente não estava a espera que o Max[PT] fosse abaixo, pensei que fossem o capitão do navio e afundassem com ele, mas pelos vistos estava enganado, não quero com isto criticar ninguém que tenha trabalhado neste fórum mas é normal que fique triste ao ver uma comunidade que lutou tanto tempo para se manter de pé e agora acabar pelo medo de autoridades que lutam contra algo que não compreendem, visto que como é citado nesta mensagem, o Max[PT] tendo sido a maior comunidade portuguesa de P2P nunca aproveitou o seu sucesso para fins monetários e a meu ver, partilhar links não é ilegal.

Tomem isto como uma crítica ao governo e a empresas particulares como a ASAE que se aproveitam de sindicalismos para se unirem a forças policiais. Mais uma vez friso a minha opinião, nenhuma empresa particular deverá ter permissão para pactuar com o governo seja em que medida for, a partir do momento que essa empresa tem esse tipo de permissão, essa empresa pode exercer um poder superior sobre o resto do país, e se é uma empresa particular não é mais nem menos do que todas as outras empresas particulares do país e como tal não pode exercer poder sobre o país pois ninguém lhes cedeu esse direito para além do sistema corrupto e contraditório existente actualmente.

Para além do mais volto a frisar que empresas como a ASAE no ano passado chantageavam utilizadores comuns para pagamentos de multas não autorizadas pelo governo com a desculpa esfarrapada que se os utilizadores pagassem essas multas seriam ilibados de um processo em tribunal, a isso eu chamo suborno invertido.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aí está uma comunidade que eu não diria "bem feito". Porquê? Porque ao menos não lucravam...

Quanto à ASAE, não é uma empresa privada, o que invalida tudo o que disses-te de pactuar com o governo.

Quanto ao pagamento da multa, tens razão, é tentativa de suborno. O pensamento é: a maioria paga porque se for a tribunal é enterrado de qualquer forma e acaba por pagar mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à ASAE, não é uma empresa privada, o que invalida tudo o que disses-te de pactuar com o governo.

Não pactua com o governo, pactua com certos interesses corporativos :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Max[PT] tem algo que o torna completamente diferente do BTuga: nunca fez circular dinheiro. Nunca houve premiums, nunca aceitaram donativos em dinheiro (só em material para os servers) nem nada dessas shits.

O Max[PT] era uma comunidade como qualquer outra antes de ser um sitio de partilha. O BTuga não, era um sitio de partilha que gerava dinheiro e que depois tinha uma comunidade para atrair mais pessoal e agarrar o que já lá estava. Ao contrário do "senhor" Luís Ferreira aka Martini-Man, o staff do Max[PT] defendiam a partilha livre e sem interesses, eram o que se pode chamar comunistas puros. Já o "senhor" Luís Ferreira era um capitalista disfarçado de comunista porque via interesse na faceta comunista do povo e aproveitou-a para ganhar os seus "tostões".

Por isso tudo tenho pena do fecho do fórum Max[PT] e o "fim" de tudo relacionado com o Max[PT], talvez porque já tive bons "sacanços" nos antigos servidores ed2k deles em tempos, o tejo e o sado, ambos .kicks-ass.org :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não misturem ideologias clássicas com o corporativismo online. É que não tem nada a ver.

Li a mensagem e senti um aperto forte no coração. Foi no Max-PT, há coisa de 4 anos ou um pouco mais, que me iniciei no mundo dos fóruns. Era o utilizador kingdom por lá. Para além de se prever já que algo do género acontecesse - mais uma vez, devo dizer que toda a comunidade online se tem revelado demasiado fraca para lutar contra estes senhores das ASAE e FEVIP e sei lá mais o quê - é de prever ainda que mais e mais comunidades de dimensão menor fechem, por puro medo e falta de apoios dos seus utilizadores.

Morrem dois ou três gigantes, vivem-se tempos de mudança e julgo que era hora de alguém dar um passo em frente. Não nos podemos esquecer é que quem der o passo em frente não o poderá fazer sozinho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não misturem ideologias clássicas com o corporativismo online. É que não tem nada a ver.

Li a mensagem e senti um aperto forte no coração. Foi no Max-PT, há coisa de 4 anos ou um pouco mais, que me iniciei no mundo dos fóruns. Era o utilizador kingdom por lá. Para além de se prever já que algo do género acontecesse - mais uma vez, devo dizer que toda a comunidade online se tem revelado demasiado fraca para lutar contra estes senhores das ASAE e FEVIP e sei lá mais o quê - é de prever ainda que mais e mais comunidades de dimensão menor fechem, por puro medo e falta de apoios dos seus utilizadores.

Morrem dois ou três gigantes, vivem-se tempos de mudança e julgo que era hora de alguém dar um passo em frente. Não nos podemos esquecer é que quem der o passo em frente não o poderá fazer sozinho.

Tens toda a razão, ao contrário de ti, não foi dos meus primeiros fóruns, mas, sinto muita pena ao vê-lo desaparecer desta maneira... Sempre foi uma comunidade onde reinava a liberdade da partilha, onde não havia chulos disfarçados de bem feitores, portanto, aqui ficam os votos de muitas felicidades a toda a gente que sempre lutou pela comunidade Max[PT]. É com pena que vejo desaparecer mais uma comunidade, mas, é a vida :P .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez neste momento fosse melhor deixar a poeira assentar, num futuro próximo seria interessante criar um agregador de conteúdos, juntanto as comunidades bittorrent e emule num único espaço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez neste momento fosse melhor deixar a poeira assentar, num futuro próximo seria interessante criar um agregador de conteúdos, juntanto as comunidades bittorrent e emule num único espaço.

Ora aí está uma boa ideia  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso sim, era de valor... fazer tipo TUDO-EM-UM

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!!

Não posso deixar de lamentar o fecho de um dos foruns de referencia do p2p Nacional...

E como já foi dito a comparação entre BTUGA e o MAXPT é completamente ridicula... A comunidade maxpt, sempre foi uma que primou pela liberdade e pela isenção de qualquer custo ou pagamento...

Conheci o projecto Max-PT desde que o mesmo arrancou e possivelmente seria dos mais antigos users de lá... Vi a comunidade crescer e muitas coisas acontecerem por lá...

Sinto que se perdeu mais que apenas um site de p2p, mas sim uma inteira comunidade de utilizadores que partilhavam experiencias, assuntos, historias e links ed2k...

Penso que foi tb lá que conheci o kingdom :P actual admin deste projecto...

Foi lá também que apresentei ao publico as minhas primeiras reviews de software e de segurança informática, o que levou ao propulsor do actual InforTech United...

Sinto-me triste, pois sinto que parte de mim, também acaba com o fecho do max-pt... Esperemos que com a poeira a assentar eles percebam que é possivel continuar com esse projecto...

A ver vamos...

Cumprimentos

LPC

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também já andava pelo Max-PT desde o ínicio de 2004 e não posso deixar de lamentar esta medida por parte da administração, nós os portugueses temos sempre medo de tudo. Pelo menos deixavam o fórum ligado mas sem partilha de links ed2k.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tambem era utilizador assiduo do MAX-PT, para mim sem qualquer duvida a maior e melhor comunidade de P2P nacional, é com bastante tristeza que a vejo encerrar !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca tive muito interesse nesse fórum, raramente passava por lá... Não me aquece nem me arrefece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca tive muito interesse nesse fórum, raramente passava por lá... Não me aquece nem me arrefece.

E vão 2 lololol foi como o btuga raramente passava lá pelo forum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora afinal o fechar  do btuga pela ASAE sempre foi uma operação com peso/significado ao contrario do que muitos pensavam, nao?

í está uma comunidade que eu não diria "bem feito". Porquê? Porque ao menos não lucravam...

EXACTAMENTE,... não seria 'justo'.

Tenho muito pena de desaparecer o forum max-pt por muitas das razões aqui expostas.

Pessoalmente sabem o que acho? No fundo no fundo até é fixe acabarem com isso tudo. Já pensaram bem que até a data a pirataria era uma 'ganda duma rebaldaria' ? Era "uma pouca vergonha". Não custava nada sacar software pirata, agora com o jeito que isto esta a levar vai comecar a meter mais 'pica' conseguir arranjar aquele album, aquela serie e tal.. :P

Teem de ver o lado positivo! :D

:bye2: :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim nunca me custou nada, por isso, é-me completamente diferente as cenas nacionais que desaparecem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim nunca me custou nada, por isso, é-me completamente diferente as cenas nacionais que desaparecem...

Mas isso é a ti que és o maior lá da tua rua. :P há muito boa gente que não faz ideia do que é o FTP sequer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, eu nunca disse que sacava por FTPs, e não o faço... Simplesmente, o Max-PT e Btuga, nunca foram fontes essenciais para mim. Alias, o Btuga, nunca lhe toquei se quer, fiquei longe disso mesmo antes de saber que ia existir... O Max-PT, nunca tive muita necessidade, só mesmo para sacar cenas não tão recentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena bem!

Já reparam nas estatisticas de um forum que é o emuleworld.eu?

Abril - 262 Novos registos

Maio 664

Junho 152

Julho (até dia 29) 137

de 20 de julho até hoje - Quase 3000!!! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E vão 2 lololol foi como o btuga raramente passava lá pelo forum.

3 :P

Pessoalmente sabem o que acho? No fundo no fundo até é fixe acabarem com isso tudo. Já pensaram bem que até a data a pirataria era uma 'ganda duma rebaldaria' ? Era "uma pouca vergonha". Não custava nada sacar software pirata, agora com o jeito que isto esta a levar vai comecar a meter mais 'pica' conseguir arranjar aquele album, aquela serie e tal.. :P

Teem de ver o lado positivo! :)

O lado positivo é que vamos ter que começar a pagar...e sempre estamos a contribuir e a ajudar aqueles que criam as coisas que nós sacamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ena bem!

Já reparam nas estatisticas de um forum que é o emuleworld.eu?

Abril - 262 Novos registos

Maio 664

Junho 152

Julho (até dia 29) 137

de 20 de julho até hoje - Quase 3000!!! :P

Boas!!!

Fecham uns, para beneficios de outros... O EmuleWorld era o segundo maior forum ed2k em PT, agora passou também a primeiro...

E ao contrário do BTUGA, não tem qualquer fundo lucrativo...

Cumprimentos

LPC

PS: Os tugas saiem de um lado para se enfiar noutro... LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora