• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

PHP != Python ?

12 mensagens neste tópico

Olá!

Eu estive ontem a estudar PHP, quando me deparei com uma ideia que se funcionar revolucionará Python para Web:

Eu li que para se ter PHP tem-se que instalar no servidor o mod_PHP --> Python é igual, instala-se o mod_Python.

Li que PHP tem pouca relação com layout, eventos ou qualquer coisa relacionada à aparência de uma página Web, de facto, a maior parte do que o PHP realiza é invisível para o usuário final --> Python na minha opinião é igual.

Li que PHP pode requerer/incluir um ficheiro.php para determinado campo de texto, palavra (hyperlink), botão (gif, png, ...) --> Aqui é que poderá revolucionar Python, também dá para fazer o mesmo.

Li que PHP suporta MySql, Sql-Lite --> Python também suporta.

PHP é como uma colecção de supertags de HTML, que permitem adicionar funções do servidor às suas páginas na Web, por exemplo, você pode utilizar PHP para montar instantaneamente uma complexa página na Web ou desencadear um programa que automaticamente execute o débito no cartão de crédito quando um cliente realizar uma compra --> Python na minha opinião também pode realizar tamanhas funções.

Python é muito melhor em POO do que PHP.

Resumindo:

O que PHP faz em Web, Python também é capaz de fazer, pois scripts em PHP ou em Python podem ser inseridos para determinado campo de texto, botão, etc para se realizar determinada função.

Ora se PHP só serve para inserir scripts para realizar funções, Python pode substitui-lo (simples, fácil de aprender, ...).

Qual a vossa opinião?

:(

Citação da fonte: http://programming.reddit.com/info/1arpk/comments

"I've been making a living programming with Python for web sites for over ten years now, most of it based on the same root toolkit (it's grown and evolved over time, but the core principals are still the same and haven't cowed to every fad that came along).

When I started using Python on the web, PHP didn't exist; or if it did, it was just that first collection of Perl scripts that offered a slightly more powerful 'Server Side Include' functionality. And Java Servlet's were just barely getting off the ground.

Over that decade, I've heard "Python just can't compete with Perl for web programming. It must become like Perl to be successful." Then I heard "Python just can't compete with Java for web programming. It must become like Java/J2EE to be successful." Then I heard "Python just can't compete with PHP for web programming. It must become like PHP to be successful." Then I heard "Python just can't compete with Ruby/Rails for web programming. It must become like Ruby/Rails to be successful."

Sounds like fads to me.

Python has been used extensively at Yahoo! this past decade. Yahoo! Maps, Yahoo! Groups (purchased from a company that had written the initial mailing list management program in Python), some portions of Yahoo! Real Estate, and more.

Many CBS affiliates (like kutv.com) are running Python. Some major newspapers are as well.

Hell - in the mid nineties, a major swiss bank got someone to write the first Python - Objective C bindings so that they could publish data from their Enterprise Objects Framework (a NeXT toolkit, now basically intwined with WebObjects) on the web using Bobo, a tiny little HTTP ORB that brought a degree of MVC to Python web programming over ten years ago. It was quicker and easier to use Python for this task than to use WebObjects.

So no, Python hasn't been an effective alternative to PHP for only the last couple of years. It's been a solid piece of the web for a long, long, long time. It's been the alternative to every latest Resume Oriented Programming fad."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que muitos servidores oferecem suporte para PHP, mas não para Python, por isso o PHP provávelmente continuará a ser usa mais na internet, do que o Python. (É claro que posso estár errado...)

Se calhar, se começar a aparecer mutios servidores com suporte para ele, então o Python poderá ganhar mais poder como uma linguagem de internet.

(Já agora, à uns dias houve uma thread no comp.lang.python na usenet sobre o Php e o Python, depois se encontrar o link no google groups, eu coloco aqui).

EDIT: Aqui têem: http://groups.google.com/group/comp.lang.python/browse_thread/thread/7981a86a6d9d0cdc/992afba916a1b5e6#992afba916a1b5e6

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que muitos servidores oferecem suporte para PHP, mas não para Python, por isso o PHP provávelmente continuará a ser usa mais na internet, do que o Python. (É claro que posso estár errado...)

O Dreamhost e o Lunarpages suportam Python, PHP, ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Dreamhost e o Lunarpages suportam Python, PHP, ...

Falaste de dois hosts, nos milhares que existem na internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso tanto funciona para Python como para Java se existissem tantos servidores de Java como há para PHP tanto a nível pago como free se calhar havia muito mais WEB em Java que em PHP. O ponto forte do PHP é mesmo esse praticamente qualquer host tem suporte para ele. É como o Mysql, PostgreSQL é bastante superior a mysql é alias a mais robusta BD open-source mas como praticamente todos os host tem suporte é de mysql logo o pessoal programa para mysql.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vocês estão, de certa forma, a fugir ao tópico. Leiam com atenção.

Eu li que para se ter PHP tem-se que instalar no servidor o mod_PHP --> Python é igual, instala-se o mod_Python.

Sim, existe um módulo para se instalar no Apache para correr isso. Er..., isto quando não se quer usar CGI, coisa muito possível de fazer tanto com PHP ou com Python.

Li que PHP tem pouca relação com layout, eventos ou qualquer coisa relacionada à aparência de uma página Web, de facto, a maior parte do que o PHP realiza é invisível para o usuário final --> Python na minha opinião é igual.

e
Li que PHP pode requerer/incluir um ficheiro.php para determinado campo de texto, palavra (hyperlink), botão (gif, png, ...) --> Aqui é que poderá revolucionar Python, também dá para fazer o mesmo.
Tanto PHP e Python no ambiente da Web são linguagens server-side, ou seja, não há/deve haver vestígios da sua presença para o utilizador. Em relação ao fazer include ou require em PHP, pode-se usar isto para replicar o funcionamento em Python:

#include
try:
    import ficheiro
except:
    pass

#require
import os
try:
    import ficheiro
except:
    print "Ocorreu um erro"
    os.exit(1)

Li que PHP suporta MySql, Sql-Lite --> Python também suporta.

Não sei se Python já trás suporte, mas PHP traz, e isso poderá fazer a diferença.

PHP é como uma colecção de supertags de HTML, que permitem adicionar funções do servidor às suas páginas na Web, por exemplo, você pode utilizar PHP para montar instantaneamente uma complexa página na Web ou desencadear um programa que automaticamente execute o débito no cartão de crédito quando um cliente realizar uma compra --> Python na minha opinião também pode realizar tamanhas funções.

Supertags de HTML? Mas esta gente andou a fumar canhões? NENHUMA linguagem executada server-side tem qualquer relação com HTML, XML, WML, JSON, ou o quer que vá na vossa cabeça. Porquê? Porque com PHP eu tenho que dizer para ele fazer output de "<b>OLÁ!</b>" se quiser ver OLÁ! a bold. Ou seja, tu não fazes print(bold, "OLÁ!"); e ele mostra <b>OLÁ!</b>. Lá porque PHP foi feito a pensar na web, não quer dizer que gere (X)HTML. Tanto PHP como Python podem fazer o output em qualquer forma, até em YAML se for preciso. Em relação ao criar "instantaneamente", eu também faço isso à mão em 5 minutos, mas fico com uma aplicação de m*rda, com buracos. No entanto, se usar uma framework, posso criar uma aplicação excelente em 5 minutos também. Diferença? A framwork limita-te (ou não).
Python é muito melhor em POO do que PHP.
Eu pessoalmente prefiro a implementação OOP de Python, mas também é uma questão de gostos.

O que PHP faz em Web, Python também é capaz de fazer, pois scripts em PHP ou em Python podem ser inseridos para determinado campo de texto, botão, etc para se realizar determinada função.

Qualquer linguagem o faz, a diferença é as bibliotecas que trazem. Eu posso usar Lisp para uma página web por exemplo, mas porque não se usa? Porque Lisp não tem bibliotecas de origem para mexer com MySQL e o diabo a sete. PHP? PHP traz isso e muito mais. Python? Faz o trabalho.

Ora se PHP só serve para inserir scripts para realizar funções, Python pode substitui-lo (simples, fácil de aprender, ...).

"só"?!?!? PHP é uma linguagem como qualquer outra. http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=11407 Olha para os meus posts aí. Achas que isso têm o quer que seja relacionado com web? São algoritmos em PHP que a maior parte das pessoas faz em C. E, como fiz em PHP, também poderia ter feito em Assembly. Qualquer linguagem dá para tudo, mesmo para aquilo que não foi pensada. Claro está, daí há desvantagens. A implementação de Python que mais se usa não tem diversas coisas que PHP trás no core. Exemplos: funções de output buffering, gestão automática de sessões, etc. Podes me dizer que Python também pode fazer isso, concordo contigo, mas a diferença é que isso não vem logo de origem, obrigando assim as pessoas a pesquisar. PHP é mais comodista por assim dizer. :(

"I've been making a living programming with Python for web sites for over ten years now, most of it based on the same root toolkit (it's grown and evolved over time, but the core principals are still the same and haven't cowed to every fad that came along).

When I started using Python on the web, PHP didn't exist; or if it did, it was just that first collection of Perl scripts that offered a slightly more powerful 'Server Side Include' functionality. And Java Servlet's were just barely getting off the ground.

Over that decade, I've heard "Python just can't compete with Perl for web programming. It must become like Perl to be successful." Then I heard "Python just can't compete with Java for web programming. It must become like Java/J2EE to be successful." Then I heard "Python just can't compete with PHP for web programming. It must become like PHP to be successful." Then I heard "Python just can't compete with Ruby/Rails for web programming. It must become like Ruby/Rails to be successful."

Sounds like fads to me.

Python has been used extensively at Yahoo! this past decade. Yahoo! Maps, Yahoo! Groups (purchased from a company that had written the initial mailing list management program in Python), some portions of Yahoo! Real Estate, and more.

Many CBS affiliates (like kutv.com) are running Python. Some major newspapers are as well.

Hell - in the mid nineties, a major swiss bank got someone to write the first Python - Objective C bindings so that they could publish data from their Enterprise Objects Framework (a NeXT toolkit, now basically intwined with WebObjects) on the web using Bobo, a tiny little HTTP ORB that brought a degree of MVC to Python web programming over ten years ago. It was quicker and easier to use Python for this task than to use WebObjects.

So no, Python hasn't been an effective alternative to PHP for only the last couple of years. It's been a solid piece of the web for a long, long, long time. It's been the alternative to every latest Resume Oriented Programming fad."

Bem, o porquê de Python não ser uma alternativa a PHP para a maioria dos programadores é exactamente o que referi: obrigam-te a estudar, a implementar as tuas próprias soluções, coisa que muito hobbistas não estão para fazer. Python como está agora, NÃO é uma linguagem virada para a web. Ou melhor, não está nem 30% virada para web.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi foi porquê que citaste várias parte e concordas com quase tudo e dizes basicamente a mesma coisa que ele disse, mas com mais texto. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi foi porquê que citaste várias parte e concordas com quase tudo e dizes basicamente a mesma coisa que ele disse, mas com mais texto. :(

Só disse basicamente o que a "fonte" disse, mas não concordo com o que ele disse. Há coisas que são simplesmente absurdas.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maior parte das coisas que disseste é exactamente o que ele disse, apenas divagaste mais. Mas pronto, fico-me por aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maior parte das coisas que disseste é exactamente o que ele disse, apenas divagaste mais. Mas pronto, fico-me por aqui.

Algumas, sim. Ele disse para dar a minha opinião, e eu dei, expliquei todos os pontos tintin por tintin. :(
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou continuar a estudar PHP e deixar Python só para programas Desktop.

Se no futuro Python tiver a mesma quantidade ou mais de bibliotecas embutidas no mod como tem PHP, aí já passo a usar para Web.

Até lá PHP!  :)

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol... O mod não tem nada a ver. E, se gostas de Python, porque não "perder" tempo a criar as bibliotecas? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora