• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Vnepomuceno

Instalação do Ruby on Rails

16 mensagens neste tópico

Boas. Recentemente tentei fazer a instalação de Ruby/Rails.

Ao instalar Ruby usei o instalador de Windows e tudo deu certo. Com o Rails, usei a linha de comandos com o comando

gem install rails --include-dependencies

mas a meio da instalação o computador foi abaixo, e a instalação ficou quebrada. Agora nem o consigo instalar como deve ser, nem o consigo remover com o comando

gem uninstall rails

porque aparece o erro

ERROR: While executing gem ... (Gem::InstallError)
Unkown  gem rails->0

Alguém me pode dar uma mãozinha?  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta desinstalar o Ruby Gems e voltar a instalar. Ou então procurar nos ficheiros de configuração a informação de gems já instaladas, e retira de lá o Rails.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado :P resultou.

Mas agora que tenho tudo instalado como inicio o ruby on rails? É que ao ir a http://localhost:3000, aparece "Incapaz de estabelecer a ligação"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado :P resultou.

Mas agora que tenho tudo instalado como inicio o ruby on rails? É que ao ir a http://localhost:3000, aparece "Incapaz de estabelecer a ligação"

Executa o script/server.

Se estiveres em windows, faz: ruby script/server

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ruby: No such file or directory -- script/server (LoadError)

E não deu nenhum erro ao instalar o Ruby ou o Rails.

É preciso ter instalado o Apache?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nop tens é de entrar na pasta que contém toda os ficheiros do teu projecto Ruby on Rails.

Ou seja, se queres ver o teu projecto online tens de primeiro criá-lo, se ainda não o fizeste, fazendo.

$ rails <nome_do_projecto>

ele cria uma pasta chamada <nome_do_projecto>, fazes cd <nome_da_pasta> e entras e fazes isso:

$ ruby script/server

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz isso que me disseste. No meu caso $ rails localtests, e depois fiz $ cd D:\Programas\ruby\localtests e entrou na pasta. Depois foi só $ ruby script/server e deu-me a seguinte mensagem de erro: "ruby: No such file or directory -- script/server (LoadError)". Não faço a mínima de que problema de loading se trata, porque existe uma pasta script com um ficheiro chamado server :confused:

Alguém sabe do que se trata?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz lá só ruby na linha de comandos.

Se der algo como no such file or directory, tens de meter a path completa (no X:\Programas\Ruby) para o executável ruby.exe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz $ cd D:\Programas\ruby\bin depois fiz só $ ruby.exe, porque este executável já está dentro da pasta. Já passaram aí uns bons 10 minutos e ainda não apareceu nenhuma linha de resposta.

Não podes me enviar o teu email por PM para te adicionar no msn, e depois quando isto estiver resolvido posto aqui a solução? Assim era muito mais fácil para os dois...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas era suposto não dar nada claro.

O que é suposto entrares na parta do ruby e fazeres depois algo como:

ruby.exe C:\Documments and Settings\User\O meu site\script\server

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, pronto, agora já resultou :confused: É que pensava que era do estilo de um servidor PHP/MySQL (como o EasyPHP) em que ligas o servidor e começas a desenvolver os projectos. Em Ruby on Rails, pelo que estou a ver, cada projecto tem o seu próprio servidor.

Sendo assim é mesmo como disseste: $ ruby.exe D:\Programas\ruby\localtests\script\server

Agora é começar a dar-lhe. Alguém tem uns links fixes para quem quer começar com Ruby on Rails?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, pronto, agora já resultou :confused: É que pensava que era do estilo de um servidor PHP/MySQL (como o EasyPHP) em que ligas o servidor e começas a desenvolver os projectos. Em Ruby on Rails, pelo que estou a ver, cada projecto tem o seu próprio servidor.

Sendo assim é mesmo como disseste: $ ruby.exe D:\Programas\ruby\localtests\script\server

Agora é começar a dar-lhe. Alguém tem uns links fixes para quem quer começar com Ruby on Rails?

o site tem uns bons vídeos... mas o melhor é mesmo o livro que o neon_prannock me recomendou: Agile Web Development with Ruby on Rails

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora