• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Algum pessoal por aí interessado em aprender robocode?

22 mensagens neste tópico

Ora bem... como estou completamente viciado nisto e gostava que houvesse mais pessoal a participar nisto pois é das coisas mais divertidas e interessantes que tenho visto.

Pelo que tenho andado a pesquisar, o robocode é um caso raro de uma tecnologia informática que se mantem underground na internet. Há pessoas a jogar, há competições de grande dimensao, novas versoes vao saindo, mas há poucos recursos na internet. Pelo menos documentos recentes há poucos.

Não há nenhum forum de discussão ou mailing list, ou canal de IRC verdadeiramente activos, mas o jogo continua a ter adeptos. Estou a preparar uma página web onde tenha informação compreensiva de forma cativar  sangue novo para o robocode, o knitter tambem tem na calha uma página em português.

Eu tenho umas ideias para uns tutoriais, mas gostava de saber se há pessoal interessado. Temos uma competição de robocode aqui no p-a-p, é uma boa oportunidade para entrar no mundo do robocode e do java.

A pergunta é, alguem por aí sedento de mais documentação sobre robocode? Em caso positivo respondam aí a esta mensagem, o objectivo é mesmo sondar a receptividade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso deparei-me com esse problema, instalei o RoboCode, fiz um código muito simples para testar, mas não encontrei muitos recursos. Como tenho coisas mais importantes para acabar, não perdi mais tempo com o assunto, por isso espero por essa página com recursos para me aventurar outra vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu posso tentar ir sacando umas coisas e dar uma mãozinha no que puder, mas não será muito com certeza...:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha resposta é: sim.

Eu já comecei a bater um pouco no código, mas ainda foi muito pouco mesmo, no entanto, achei muito interessante. :P

De facto, falta-me um pouco de documentação. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá também gostava de pereceber a "mecánica" daquilo !  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, o problema do triton é o exemplo do que se passa.

Pessoalmente acho que é uma incongruencia brutal. O robocode é facil de aprender mas não tem os recursos devidos para os principiantes lerem.

Agora que já estou dentro disto já vou ao codigo fonte dos robots exemplo e esmifro aquilo tudo. Mas devia haver mais documentação, principalmente para principiantes.

Tipo... aprendi a trancar o radar num adversario ( podem ler o meu tutorial aqui no forum ) porque encontrei um tutorial por aí, fora do robowiki, muito mais compreensivo.

Ok, já algum pessoal respondeu, se houver mais pessoal por favor respondam.

Quero ver se ponho documentação mais compreensiva online, o objectivo é mesmo esse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também, ja dei uma vista , mas gostava que houvesse um sitio em português com mais informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também já instalei e já fiz dois robots (bue parvos) e estou a curtir imenso. Ainda não tive tempo para ver tudo o que já disseram aqui sobre o robocode, por isso não me posso queixar de falta de documentação,

Mas se realmente existe e se necessitarem de ajuda a compilar/traduzir algo eu estou sempre disposto a ajudar, dentro dos meus limites de tempo como é óbvio.

pedrotuga se quiseres manda ai alguns links que queiras que eu analise e/ou traduza.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva, ok... já estou a planear as coisas para avançar com alguma documentação. A má noticia é que vai ser em ingles. Já contactei os responsaveis pelo robowiki, que prontamente me responderam, e eles próprios reconhecem a necessidade de alguma pedrada no charco no que toca a documentação, eu prefiro contribuir em ingles pois chego a uma audiencia maior.

O robocode está a passar por um periodo de recuperação após momentos um pouco atribulados no seu desenvolvimentdo desde 2005 até meados de 2006. Esperemos que recuperre bem.

Ok, agora vou estar de ferias pelo que nao vou aparecer muito, mas já tenho na calha 3 ou 4 artigos, dois dos quais já estão em rascunho. Vou direciona-los para principiantes porque eu proprio ainda sou principiante e porque acho que há alguma lacuna de documentos simples de seguir.

Quanto a documentos em ingles que seria interessante traduzir:

Os links que estão na página do robocode sob DOCUMENTATION.

O javadoc é capaz de ser demasiado extenso para ser traduzido desde já... talvez começando pelos restantes links que são mais pequenos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...) já fiz dois robots (bue parvos) (...)

Eh pá temos que organizar aqui a liga amadora pois os meus tambem sai cada obra de arte, é com cada tareia !  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eh pá temos que organizar aqui a liga amadora pois os meus tambem sai cada obra de arte, é com cada tareia !  :(

esta liga é amadora, inscrevam-se no concurso :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eh pá temos que organizar aqui a liga amadora pois os meus tambem sai cada obra de arte, é com cada tareia !  :P

esta liga é amadora, inscrevam-se no concurso :D

E bem amadora possas! Saquei um bot e tenho levado cada tareão,... xiiiii é pá,.. só vendo mesmo! eheh Quase que 'nem toco na chicha'!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anexa aí esse tal bot para um gajo vêr como é que os nossos se safam !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora boas!

Achei uma cena á maneira:

(ver anexo)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho a iniciativa bastante boa... so ainda nao me dediquei a isto porque nao tive tempo menhum... mas força com a iniciativa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou

preciso loucamente do manual de programação

não estou conseguindo deixar meu robo inteligente,

jmarcos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece muito interessante, axo que era que precisava para passar do processing para o java propriamente dito  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pessoal eu já tinha ouvido falar uma vez nisto mas depois numa pesquisa curta não achei nada, e perdi o interesse, mas vejo que o assunto esta a voltar em força... Eu estava interessado, mas se disponibiliza-sem uns documentos para iniciantes é que era fixe... Cumps. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O site do Robocode tem inúmeros recursos que podem e devem ler. Se pesquisarem melhor, há uma comunidade enorme de utilizadores de Robocode com wikis, fóruns, exemplos e torneios.

Aqui no P@P, o uso do Robocode nunca pegou, por várias razões, mas sempre que existirem interessados esta secção está disponível para a partilha de ideia, ajuda, código e alguns torneios como já chegou a acontecer.

Se o interesse surgir, mesmo com poucas pessoas, sempre se poderia iniciar uma comunidade de Robocode, aqui no P@P, possivelmente a primeira em Portugal :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que é e para que serve o RoboCode? Já ouvi falar, mas nada de concreto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O RoboCode é uma aplicação/plataforma, onde podes criar pequenos robôs  virtuais e fazê-los combater uns contra os outros. Saca a instala e vê logo como funciona.

Programas o teu robô em Java usando a API que o RoboCode te dá e depois de teres o teu código compilado podes usar esse robô em batalhas contra outros robô feitos por outros utilizadores ou contra os que vêm com o RoboCode.

Existem concursos de RoboCode, ligas de combates, etc. É bastante usado para ensinar Java, algorítmica, inteligência artificial ou simplesmente para diversão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora