• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Parlamento italiano migra PCs para Linux

3 mensagens neste tópico

O parlamento italiano vai migrar os seus equipamentos informáticos para uma das alternativas Linux disponíveis no mercado ( SuSe Linux da Novell). A decisão de abandonar o sistema operativo da Microsoft vai afectar 3.500 computadores e é implementada juntamente com uma recomendação a toda a restante administração pública do país para que siga o exemplo.

A medida resulta de uma proposta do deputado da esquerda democrática, Franco Grillini, que aponta uma estimativa de poupanças na ordem dos 3 milhões de euros.

Vários governos têm avançado com experiências mais ou menos representativas de migração para sistemas abertos ao longo dos últimos anos, em busca de poupanças no valor anual pago em licenças de software proprietário.

Na Europa outro exemplo recentemente anunciado de migração para sistemas não proprietários foi o do município de Saragoça, que até final do próximo ano migrará todos os seus PCs para sistemas de código aberto.

Fora da Europa foi também recentemente anunciada uma nova política do governo japonês para as Tecnologias da Informação que obriga todos os ministérios do país a utilizarem normas abertas, como o OpenDocumentFormat, por exemplo.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por cá fica tudo em águas de bacalhau...

Nem um raio de um sistema de votação electrónico eles conseguem implementar por causa dos idiotas dos deputados, enfim...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora