• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ante

Relés... ajuda por favor

8 mensagens neste tópico

Ola a todos, parabens pelo forum. Preciso de fazer algo e estou a ficar perdido. Preciso de fazer um quadro de comando que use botoes de pressao para ligar e desligar saidas de 220 V. Os botoes de pressao teem de ser iluminados ( apagados quando desligado e iluminados quando ligado ) Nao sei que tipo de relés ou teleruptores usar, devido ao preço nao queria comprar isto sem saber que realmente iria  funcionar. Alguem me pode dizer que tipo de relés ou outro sistema devo usar e onde comprar essas peças? Obrigado a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que pretendes é sem qualquer ligação a um pc, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cert, nao preciso de ligar a pc. O problema é mesmo ter de ligar e deligar a luz dos botoes quando ligo ou desligo. Queria tambem ter os botoes afastados das reles, tipo liga-lo por um cabo com varios condutores. Pensei em usar telerruptores como se usam em escadarias de predios, mas penso que isso nao ia ligar as luzes dos botoes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yá! era mesmo nisso que eu estava a pensar em telerruptores.

Agora para ligares as luzes dos botões podes por exemplo 'aproveitar' a mesma energia que vai ligar a luz, não sei se me estou a fazer entender... :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

essa era a ideia inicial, mas imagina o seguinte: um painel com os botoes, um cabo de rede, e a caixa no fim com os telerruptores e as entradas e saidas de energia. Se o telerruptor funcionar como uma campainha ( no que diz respeiro a ligar a luz do botao ) era o ideal para nao ter tantos condutores entre a caixa dos botoes e caixa de distribuicao. Ja agora, sabes onde posso encontrar os telerruptores e o valor deles? Nao encontro nenhuma loja online que os venda...

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso ainda sai um pouco caro... tenta achar na leiritronica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja tentei, teem um por +/- €10 nao é muito e vai ter mesmo de funcionar lol...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas. Eu tenho um carro R/C da Nikko cheio de problemas de mecânica (rodas tortas, 'carroçaria' partida, etc) e estou a pensar adaptar o circuito para um barco do tipo Airboat (um destes). Vou aproveitar o motor da direcção do carro para o leme, mas no caso da ventoinha principal planeio ligar uma veitoinha de PC.

O problema é que no carro, a locomoção era feita por um motor alimentado a +/-3V, enquanto uma ventoinha destas precisa de 12V. Eu estava a pensar montar um relé que fosse 'activado' pelos 3V e ligasse a ventoinha, mas não sei exactamente se se pode fazer assim e qual será o 'modelo' de relé. Vou comprar um na Radipeças que tem indicações do tipo "RELE 24V SIMPLES 10A", como será o que preciso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora