• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Controlo para gerir páginas de navegação ao estilo do Thunderbird 2 em C#

10 mensagens neste tópico

Não sei se isto se pode considerar exactamente um projecto, mas aqui fica...

Titulo do Projecto: PageStrip .NET Control

Última Versão: N/A

Líder do Projecto: Nazgulled

Descrição do Projecto: Simples e útil controlo para criar um sistema de navegação por páginas em linguagens .NET. A ideia foi construir algo que me permitisse navegar entre varias páginas com diversos controlos da mesma forma que um TabControl o faz, mas sem as tabs e ao estilo do Thunderbird. O estilo do Thunderbird 2 não foi copiado na integra mas sim, criado ao meu gosto.

O controlo está ser escrito em C#, mas pode ser usado por qualquer linguagem .NET 2.0. Ainda não está totalmente pronto e fase inicial, será muito simples e talvez, um pouco limitado. O fundo da ToolStrip (topo) é gerada por GDI+ e não é possível altera-la (talvez com o override OnPaint, mas penso que isso irá fazer override a todo o controlo e não só à ToolStrip), no entanto, a cor de fundo é possível ser alterada e os gradients/efeitos serão gerados automaticamente. Cada página a ser incluida, será parecido com um System.Windows.Forms.Panel que agrupara todos os controlos (botoões, labels, radio buttons, etc...) que decidirem mandar para lá para estrutura cada uma das páginas. Seleccionando cada um dos botões da toolbar, é possível configurar o ícone e o texto que aparece por baixo do mesmo. Fora isso, existem ainda meia dúzia de opções gerais para configurar como:

- Definir se todos os botões têm a mesma largura (se false: autosize = true)

- Alterar a cor do texto em todos os botões

- Alterar o tamanho dos ícones dos botões entre 3 opções, 16x16, 24x24 e 32x32, futuramente, talvez venha a existir 48x48

- Definir o espaçamento entre cada um dos botões

- E, a já dita cor de fundo da ToolStrip

Para utilizar este controlo, basta adicionar o dll ao projecto e à toolbox, depois arrastar o item da toolbox para o projecto, configurar, adicionar a quantidade de páginas necessárias e já está.

Quando a primeira versão for lançada, será lançada juntamente com o código fonte para verem que eu não pesco nada do assunto e preciso de ajuda a sério a fazer as coisas como deve ser.

Para terminar, deixo aqui uma pequena imagem:

PagedNavBarAlphaPreview1.png

E se tiverem sugestões ou ideias (simples, já disse que estou aprender esta cena dos controlos?) ou criticas construtivas, força...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para te ser sincero também não sei se se pode considerar isto um projecto, mas acho que é uma excelente ideia. manda vir.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma pequena actualização. O funcionamento deste controlo foi completamente reescrito de uma forma mais amiga do utilizador. Exemplo:

388610PageStripAlpha2.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente Nazgulled , acho que tiveste uma excelente ideia :) , fantástico ... só espero que termines esse projecto e o possas disponibilizar à comunidade (isto se tu quiseres  :P)

Gostei desta última actualização e, vi que afinal percebi a tua ideia desde o início  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se está aqui nos projectos, é porque vai ficar disponível lol... Percebeste? Mas pensaste que não estavas a perceber por uns momentos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se está aqui nos projectos, é porque vai ficar disponível lol... Percebeste? Mas pensaste que não estavas a perceber por uns momentos?

Sim :) foi isso, pareceu-me estar a perceber no início, depois pensei: "não deve ser nada disto", e agora que vejo é mesmo isso  :P:)

força nisso  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então que pensavas que eu estava a pensar?

pensava que estavas a querer adicionar 'tabs' em run-time e não no design :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol... Como é que pudeste pensar em tal coisa? Primeiro, isso é trivial de se fazer e segundo, o que eu estava a descrever não tinha nada a ver com tabs... Apenas dei o exemplo do TabControl, mas não tinha nada a ver com tabs!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém que tenha tempo e conhecimentos nesta área do .NET (desenvolvimento de controlos, designers para os controlos, overrides a propriedades/métodos, etc...) que queira pegar neste projecto e continua-lo? Não tenho tempo, nem paciência e não me estava a apetecer acaba-lo... Quer dizer, até quero acaba-lo, só que...

O objectivo era integra-lo no FireNotes para o diálogo das definições, mas algo me diz que vai levar com um simples TabControl e tá andar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora