• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mitrax

equema para sensores infra vermelhos

7 mensagens neste tópico

boas camaradas,

estou a construir um robot tipo AGV, no entanto surgiu-me um problema com os sensores IV. Pesquisei na net e encontrei um circuito que me poderá resolver o assunto no entanto n estou a perceber mto bem o seu funcionamento. Será que alguém me pode ajudar?

Circuito---->>IRcircuit.gif

gostava de referir que as saidas dos amplificadores irão ligar as entradas do micro controlador.

Uma outro aspecto que me está a deixar integrado é uso do potenciómetro.

grato. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mitrax, o amplificador operacional está a executar a função de comparador, numa das entradas você tem a tensão de referência na outra a tensão que quer comparar, neste caso o potenciómetro serve para definir a tensão de referência, ultrapassada essa tensão a saída do amplificador operacional nesse circuito ficará aproximadamente a 0V.

Imagine que o potenciómetro está regulado para os 2.5V quando o foto-transístor ultrapassar os 2.5V o LED vai acender.

Cumprimentos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, podias especificar melhor para que fim sao os IV, mas se pretenderes medir distancias, essa tecnica de limiar nao é a mlehor, ou seja com esse esquema consegues saber, supondo que regulas para 20cm o limiar de disparo, se estas a mais ou menos de 20 cm do obstaculo, mas nao sabes quanto.

Existem sensores baratos que te permitem ligar directamente à DAC do microcontrolador e saberes a distancia a que te encontras do obstaculo...

cumps

mynos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

freesumo, mto obrigado a tua ajuda foi preciosa.

mynos, o objectivo dos IV é detectar uma fita preta. de qq forma a questão do desvio de obstáculos pode ser mto interessante, já que tb gostaria de implementar essa função no meu AGV. Se podesses dar umas dicas agradecia. obrigado!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As dicas sao-te dadas no datasheet, ou seja alimentas com 5V aproximadamente e consoante o valor em Vo, podes calcular a distancia a que estas do obstaculo...so tens de adquirir o sinal, ou seja ligas o Vo do sensor à entrada do microcontrolador e por conversao DAC calculas por software a distancia ao obstaculo... Tens de ver a correspondencia de gama de valores.

Por exemplo, tens na saida (valores hipoteticos) 1V quando estas a 10cm, e 5V quando estas a 80cm. Entao quando les na DAC 1023 -> 5V entao sabes que estas a 80cm... so tens de fazer uma regra de 3 simples... 5V --- 80cm entao  2,3V-----X...

Se leres o datasheet percebes bem o funcionamento da coisa...Depois so tens de ajustar e garantir que o valor de entrada no microcontrolador nao ver ultrapassar os 5V, que normalmente é o valor máximo admitido...

Os sensores IV nao sao os melhores porque sao sensiveis à vairiaçao da luz exterior podendo ser necessario calibrar o software consoante as condiçoes de luz local ou no mesmo local durante as diferentes fases do dia....

Se usares sensores de ultra sons evitas estes problemas de variaçao de luz exterior, e tens mais viabilidade nas mediçoes... sao mais caros mas é um investimento e uma tecnica mais PRO....

Tu é que decides...

cumps

mynos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma correcçãosita, se mo permites mynos, é que os conversores de que falas sao ADC (analog to digital converter) e nao DAC (digital to analog converter).

Os primeiros pegam num valor analógico (uma tensão ou corrente) e atribuem-lhe um valor numerico, numa escala.

os segundos, pegam num valor numérico, e colocam à saída um valor analógico (tensao ou corrente) proporcional, dentro de uma escala.

os primeiros sao os com mais aplicações, por isso vêem-se mt em microcontroladores

os segundos vêm-se em mt menos microcontroladores..uma vez que normalmente se utilizam chips especializados em DAC, em prol do rigor

um Abraço []

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Narchotyck_Killer, na boa...estas sempre avontade...se assim nao for nao evoluimos e se as criticas forem construtivas ainda melhor como foi o caso.

Ainda assim, o sensor que falava de infravermelho tem saida analogica por isso é que dizia que era preciso usar a DAC do microcontrolador...podes dar uma olhadela no datasheet que esta uns posts mais acima...

Ainda assim obrigado pela atençao e quando achares algo de errado nao hesites  :D

Um abraço

cumps

mynos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora