• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Teste de Rorschach

7 mensagens neste tópico

(Não postei isto no Humor & Curiosidades porque não quero que isto seja tomado como humor)

Boas, eu até há cerca de 1 hora atrás nunca tinha ouvido falar neste teste até que uma colega minha me disse no msn para postar o que considerava ser cada uma destas imagens: http://www.hi5.com/friend/photos/displayPhotoUser.do?albumId=97032222&ownerId=57747871 (clicar em foto seguinte)

Engraçado as coisas que me vieram à cabeça ao mesmo tempo na mesma foto, todas completamente diferentes, algumas que não se pareciam encaixar ali.

Ora, depois de acabar isto, pus-me a googlar. No Google Images encontrei esta imagem http://gillesbalmet.free.fr/rorschach/Gilles%20Balmet%20%20test%20accrochage%20rorschasch.jpg (pelo que me pude informar pela minha colega, filha de uma psicóloga, é o próximo nível do teste) que me maravilhou pelo mesmo motivo: as coisas que me vieram à cabeça assim que a olhei. E, como sempre, a wikipedia tem a resposta à minha pergunta: o que é o teste de Rorschach?

The Rorschach inkblot test (pronounced IPA: [ʁoɐʃax]) is a method of psychological evaluation. Psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. The Rorschach is currently the second most commonly used test in forensic assessment, after the MMPI, and is the second most widely used test by members of the Society for Personality Assessment. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to openly admit to psychotic thinking.[1']

Até que ponto acham que algo como uma simples imagem nos pode "catalogar"?

Caso queiram fazer o teste (eu pessoalmente gostaria de saber o que vos veio à cabeça :P), aqui ficam as imagens:

1 2HQuSP707813-02.jpg

2 LTQYRW594058-02.jpg

3 SRqCqK532572-02.jpg

4 aOjeVc747133-02.jpg

5 gIgCpv828739-02.jpg

6 DvQ8Cf316084-02.jpg

7 k9tn2j348876-02.jpg

8 UeQQDa391286-02.jpg

9 LmQGTp659947-02.jpg

10 v8JUpX197254-02.jpg

PS: Para responderem "vejo tinta desperdiçada", mais vale ficarem calados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não fui ler nada, mas é para escrever o que nos diz cada imagem?

Tive de fazer algo do género com 3 imagens e saiu uma imagem semelhante à imagem 8 (3ª a contar de baixo).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não fui ler nada, mas é para escrever o que nos diz cada imagem?

Exacto. Isto é um teste usado por psicólogos como podes ler no 1º post. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... os psicólogos tambem... como muitos são frustrados por não ser cientistas aparecem com estas ideias iluminadas.

descobriram que as formas mais simples na natureza e com as quais estamos familiarizados são simetricas. Uau.

Experimenta rodar as imagens 90º e vais ver se nao vai toda a gente dizer que estão deitadas.

Se mostrares só metade da imagem duplica logo a quantidade pessoal a dizer que é um desperdicio de tinta, que efectivamente é. E lá se vão as grandes teorias e alguns psicólogos que se julgam iluminados incompreendidos.

Moral da história, um ser humano é receptivo a imagens simétricas... não fossemos nós próprios simétricos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenham a impressão que já vi essas todas ou quase todas quando ao tirar a licença 50cc <16 anos, foi lá uma psicóloga falar (ninguém percebeu bem o objectivo de termos uma sessão dessas).

pedrotuga o objectivo é saber o que cada pessoa interpreta ou imagina a partir de cada foto. E a partir daí avaliar certas características. O objectivo é avaliar a recepção, não é provar que há recepção ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga o objectivo é saber o que cada pessoa interpreta ou imagina a partir de cada foto. E a partir daí avaliar certas características. O objectivo é avaliar a recepção, não é provar que há recepção ;)

Exacto. Se ele lesse o que eu quotei da wikipedia era mais simples:

The Rorschach inkblot test (pronounced IPA: [ʁoɐʃax]) is a method of psychological evaluation. Psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. The Rorschach is currently the second most commonly used test in forensic assessment, after the MMPI, and is the second most widely used test by members of the Society for Personality Assessment. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to openly admit to psychotic thinking.[1']

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não faço ideia em que é que te baseias para assumir que eu não li esse quote.

Mas, ya admito, eu não vou muito a bola com psicologos - com psicólogas já fui em tempos :thumbsup: - e depois estou sempre com um pé atrás em relação ao trabalho deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora