• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

Amsn For Linux

15 mensagens neste tópico

Olá!

Eu saí do Windows à uma semana, instalei o Ubuntu Linux e até ontem tudo bem, até que eu pensei:

"Será que existe algum programa de mensagens instantaneas que mostre as fotos igual ou parecido ao msn messenger do Windows para Linux?"

Foi quando fui ao instalar/desinstalar programas e procurei na àrea aplicações suportadas pela Canonical (nada encontrei), e havia mais duas àreas para pesquisar - aplicações de código-fonte aberto e aplicações suportadas por terceiros (proprietárias).

Escolhi aplicações de código-fonte aberto porque pensava eu ser mais seguro, pois se é código-fonte aberto se houver algum problema em algum programa é rapidamente resolvido.

Estava redondamente enganado...  :rant_01:

Na secção aplicações de código-fonte aberto encontrei um programa de mensagens instantâneas chamado amsn for linux (o icone é igual ao messenger do Windows), e instalei pois era um programa com código-fonte aberto que permitia ver as imagens de quem tivessemos a falar ou mesmo a nossa imagem.

Eu na 1ª vez que o instalei passado uns 5 minutos, o pc quando o reiniciei não me entrou na parte gráfica em vez disso deu-me erro e apareceu-me letras maradas que não cheguei a perceber pois não estavam legíveis, tive que formatar o pc e reinstalar de novo o Ubuntu de raíz.

Até aqui não desconfiei qual fosse o problema, mas decidi tentar descobrir, por isso usei o G-Parted Live CD para formatar o pc e depois reinstalei de raíz (disco rígido limpo) o Ubuntu.

Decidi só instalar um só programa (o último instalado antes de eu ter que formatar o pc por causa do problema com o Ubuntu).

O programa era o amessenger for linux do adicionar/remover programas da secção aplicações de código-fonte aberto.

Antes de o instalar tinha 4 contas no Ubuntu (conta root - desabilitado), (conta administrador - somente para instalar programas Canonical e código-fonte aberto), (1ª conta desktop para uso pessoal - usada para internet e sem permissões para instalar nada), (2ª conta desktop para familia - usada para internet e sem permissões para instalar nada).

Verifiquei e estava tudo bem, até eu ter instalado o amsn for linux.

Após a instalação reiniciei o pc desta vez estava tudo bem, até quando eu introduzi o nome: e a senha: da minha 2ª conta desktop e apareceu uma tela branca a dizer que a conta estava desactivada, cliquei ok, e apareceu-me logo de seguida a dizer que eu não tinha permissão para entrar na conta.

Fiquei desconfiado, e saí e entrei na minha conta administrador, quando vi para meu espanto que a conta tinha por magia desaparecido, decidi ver os grupos e lá encontrei o grupo da minha conta mas a conta não aparecia.

Decidi apagar o grupo da conta desaparecida magicamente.

Para ver se o erro era meu, decidi criar uma conta desktop nova com nome diferente e com as mesmas permissões que a conta que me desaparecera magicamente, saí e em nome: e senha: entrei com o nome e senha da minha conta desktop recentemente criada e estava tudo bem, consegui entrar e então fiquei confuso e pensei:

"Porquê que a minha conta desktop que tinha criado e desapareceu misteriosamente mantinha o grupo dela e porque não conseguia entrar com ela, se com a nova conta desktop criada com as mesmas permissões mas com nome diferente estava a dar normalmente?"

Decidi ir ao registo de logs e para meu espanto vi que a conta desktop que tinha desaparecido magicamente e que eu não conseguia aceder, tinha afinal sido acedida e tinham mudado as suas permissões para root e que tinham entrado com ela 5 vezes em 1 hora.

Minhas dúvidas se dissiparam, já sabia qual o problema:

O único programa que instalei no Ubuntu quando ele foi reinstalado de raíz foi o amessenger for linx (sempre que instalei nas 2 vezes esse programa me deu sempre problema).

O amsn for linux trazia e traz trojan/s ou rootkit/s.  :rant_01:

Ele é código-fonte aberto.

Tenho a certeza que ele traz trojan/s ou rootkit/ porque nos logs tinha lá que na conta que me tinha desaparecido me tinham mudado as permissões para root (máximo) e me tinham acedido ao pc 5 vezes em 1 hora, então se o único programa que instalei foi o amsn for linux e ele me deu sempre problemas, é lógico que eu diga com certeza que ele embora sendo código-fonte aberto traz trojan/s ou rootkit/s.

Tive que mais uma vez usar o G-Parted Live CD para formatar o pc e depois reinstalei novamente o Ubuntu, mas agora só instalo programas suportados pela Canonical e que venham pelo main server (server oficial da Canonical), antes instalava pelos de Portugal.

A partir de agora só programas suportados pela Canonical.

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que te precipitas-te não?

Eu já usei o amsn e não tive nenhum problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o Hipnoted. Embora não use frequentemente o AMN já o testei, e só não o uso porque não gostei muito dele.

Mas nada disso me aconteceu. :P

Duvido muito, mas muito mesmo, que o amsn traga trojans ou rootkits ou o que lhe queiras chamar.

Já agora, se queres um programa paracido com o msn, com as mesmas funcionalidades, procura nos programas por um chamado Kopete. :thumbsup:

É o que eu uso e gosto bastante. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

amessenger <=> amsn ?

procurei por "amessenger" no goolge e não vi nenhum programa de IM com esse nome...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PYPT, calma homem :thumbsup:

Eu já usei o Amsn e pelas razões de gosto, desinstalei. Muito provavelmente o que te aconteceu foi uma mera coincidencia. Experimenta o Pidgin (antigo gaim). Está muito bom e já o uso há largos meses sem problema algum :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito pouco provável que software open-source traga trojans ou rootkits, simplesmente porque se o fizesse os milhares de pessoas que vêem o seu código diariamente teriam percebido. Além disso, as identificações como root que aparecem nos logs são muito provavelmente tuas, de quando instalaste o programa/abriste qualquer ferramenta administrativa. De resto, não percebi bem o que aconteceu com as contas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

amessenger <=> amsn ?

procurei por "amessenger" no goolge e não vi nenhum programa de IM com esse nome...

Posso me ter enganado a escrever o nome, mas se fores ao instalar/desinstalar do Ubuntu secção aplicações de código-fonte aberto na área Internet vês um programa com um icone igual ao do msn do Windows, é esse.

:thumbsup:

É muito pouco provável que software open-source traga trojans ou rootkits, simplesmente porque se o fizesse os milhares de pessoas que vêem o seu código diariamente teriam percebido. Além disso, as identificações como root que aparecem nos logs são muito provavelmente tuas, de quando instalaste o programa/abriste qualquer ferramenta administrativa. De resto, não percebi bem o que aconteceu com as contas...

Eu nem cheguei a entrar na conta desktop que me desapareceu misteriosamente após a instalação do amessenger for linux, eu o instalei com outra conta que criei somente para instalar programas (administrador).

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mostra a fonte de onde foste buscar o programa.

Fizeste actualizações?

Em que file viste o log em que te acederam às contas e mudaram para root (e o que aparecia)?

Não existe nada chamado amessenger. Gostaria de saber o nome do que instalas-te.

Tens a certeza que ninguém mexeu no computador? mexeste nas configs de alguma coisa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol olha vês até tinhas razões para ser tão paranóico na segurança...

A sério se instalaste isso a partir do Add / Remove programs do Ubuntu não tens problemas de maior... (a não ser que tenhas outros repositórios manhosos). E porque achas que foi o programa que te mexeu na conta? Que eu saiba ainda não me pareces muito experiente e a tua obsessão por segurança é grande, por isso pode ter sido apenas uma coisa que fizeste...

E em Ubuntu não precisas de duas contas... Isso não é Windows rapaz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se instalaste o aMSN a partir de repositórios third-party a culpa é tua, nunca utilizes repositórios de outras pessoas, pois podem contar programas alterados com rootkits.

É por essas e por outras que gosto de ser eu a compilar tudo o que entra no meu computador, mas às vezes isso não é possível por diversas razões. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outras questões surgem:

Na secção aplicações de código-fonte aberto encontrei um programa de mensagens instantâneas chamado amessenger for linux (o icone é igual ao messenger do Windows), e instalei pois era um programa com código-fonte aberto que permitia ver as imagens de quem tivessemos a falar ou mesmo a nossa imagem.

Eu na 1ª vez que o instalei passado uns 5 minutos, o pc quando o reiniciei não me entrou na parte gráfica em vez disso deu-me erro e apareceu-me letras maradas que não cheguei a perceber pois não estavam legíveis, tive que formatar o pc e reinstalar de novo o Ubuntu de raíz.

Primeiro erro: nunca foramates sem perceber o que está mal. Isso pode ter sido muito bem uma actualização do X que correu mal.

Até aqui não desconfiei qual fosse o problema, mas decidi tentar descobrir, por isso usei o G-Parted Live CD para formatar o pc e depois reinstalei de raíz (disco rígido limpo) o Ubuntu.

Aqui dizes que formataste e instalaste Ubuntu de novo.

Decidi só instalar um só programa (o último instalado antes de eu ter que formatar o pc por causa do problema com o Ubuntu).

O programa era o amessenger for linux do adicionar/remover programas da secção aplicações de código-fonte aberto.

Antes de o instalar tinha 4 contas no Ubuntu (conta root - desabilitado), (conta administrador - somente para instalar programas Canonical e código-fonte aberto), (1ª conta desktop para uso pessoal - usada para internet e sem permissões para instalar nada), (2ª conta desktop para familia - usada para internet e sem permissões para instalar nada).

Verifiquei e estava tudo bem, até eu ter instalado o amessenger for linux.

Formataste e criaste 4 contas? E depois instalaste o "amessenger"?

Após a instalação reiniciei o pc desta vez estava tudo bem, até quando eu introduzi o nome: e a senha: da minha 2ª conta desktop e apareceu uma tela branca a dizer que a conta estava desactivada, cliquei ok, e apareceu-me logo de seguida a dizer que eu não tinha permissão para entrar na conta.

Fiquei desconfiado, e saí e entrei na minha conta administrador, quando vi para meu espanto que a conta tinha por magia desaparecido, decidi ver os grupos e lá encontrei o grupo da minha conta mas a conta não aparecia.

Decidi apagar o grupo da conta desaparecida magicamente.

Para ver se o erro era meu, decidi criar uma conta desktop nova com nome diferente e com as mesmas permissões que a conta que me desaparecera magicamente, saí e em nome: e senha: entrei com o nome e senha da minha conta desktop recentemente criada e estava tudo bem, consegui entrar e então fiquei confuso e pensei:

"Porquê que a minha conta desktop que tinha criado e desapareceu misteriosamente mantinha o grupo dela e porque não conseguia entrar com ela, se com a nova conta desktop criada com as mesmas permissões mas com nome diferente estava a dar normalmente?"

Já tinhas entrado com essa conta? Criaste essa conta depois de formatar certo? Como a criaste? Tens a certeza que não te enganaste a criar a conta?

É que: dantes o programa tirava-te X e agora muda as contas? Não estás usar uma falácia ?

Decidi ir ao registo de logs e para meu espanto vi que a conta desktop que tinha desaparecido magicamente e que eu não conseguia aceder, tinha afinal sido acedida e tinham mudado as suas permissões para root e que tinham entrado com ela 5 vezes em 1 hora.

Esta já tinha perguntado acima mas pronto, para não te esqueceres, onde foste ver isso (qual o file file) e o que estava escrito?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Formataste e criaste 4 contas? E depois instalaste o "amessenger"?

Sim (2 contas já estavam criadas pelo Ubuntu - root desabilitado e administrador), criei foi mais 2 contas desktop. Depois instalei o amsn (nome correcto)

Já tinhas entrado com essa conta?

Tinha tentado uma vez mas não me foi possível...

Criaste essa conta depois de formatar certo?

Certo.

Como a criaste?

Criei na aréa administração secção Utilizadores e Grupos.

Tens a certeza que não te enganaste a criar a conta?

Tenho a certeza que não me enganei a criar a conta.

Esta já tinha perguntado acima mas pronto, para não te esqueceres, onde foste ver isso (qual o file file) e o que estava escrito?

Fui a área Administração, secção Registo do Sistema, logs de usuários (o 1º a contar de cima), estava escrito que usuário "x" entrou como root 5 vezes em um espaço de 30 minutos (conta desktop desaparecida misteriosamente e na qual e não consegui e nem me autorizavam a entrar).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, o que não encaixa é isso de "usuário "x" entrou como root 5 vezes em um espaço de 30 minutos" e supostamente estar desaparecido.

Começando pelo suposto que existia trojan/rootkit/malware o que quer que chames. Tu ao instalares o programas fazes isso como root.. Ou seja se instalaste o programa através dessa conta x tem de lá estar que o user x acedeu a root. Tu ao aceder a adicionar/remover programas ou a fazer qualquer coisa administrativa como mudar a hora deixas um log que esse utilizador acedeu a root. Até ao criares utilizadores deve aparecer que user Y acedeu a root.

Não faz sentido o trojan/rootkit/malware andar com essa conta a entrar como root pois além de ter sido instalado como root ainda é uma conta com privilégios inferiores.

E depois isto:

Já tinhas entrado com essa 2º conta Desktop alguma vez antes?

Outro erro que tu cometes é dizer "conta administrador" quando na realidade é uma normal conta de user. Quando instalas Ubuntu ficas com duas contas - a de root (que é a de administrador) e a de user, que penso que vem com pass igual à de root, mas agora não tenho a certeza se somos nós que metemos assim ou é mesmo default.

É que: dantes o programa tirava-te X e agora muda as contas? Não estás usar uma falácia ? Não, eu só escrevi a verdade do que me aconteceu.

Não percebeste o que eu disse. Eu não disse que mentiste. Disse que provavelmente estás a usar factos correctos e supostamente relacionados para chegar a conclusões erradas (trojans/rootkits ...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando instalas Ubuntu ficas com duas contas - a de root (que é a de administrador) e a de user, que penso que vem com pass igual à de root, mas agora não tenho a certeza se somos nós que metemos assim ou é mesmo default.

Sim, confirmo. É isso que acontece. A pass de user é igual à do root, por defeito. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinhas entrado com essa 2º conta Desktop alguma vez antes?

Tentei uma vez, mas não me foi dado permissão do Ubuntu para entrar (conta desaparecida).

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora