• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

[Java/JSP] Proteger o Codigo Java

4 mensagens neste tópico

Como muitos devem saber o depois de compilar o código Java o código é passado a Bytecode a linguagem interpretada pelo VM do Java, ora o problema está em que este Bytecode com a ajuda de decompiladores Java pode voltar a source code ou seja é gerado um ficheiro .java muito parecido com o original, isto pode ser prejudicial se considerarmos que temos certas partes de código que por questões de segurança e não só queremos que se mantenham ocultos, como funções de encriptação, dados privados etc....

Graças ao projecto ProGuard é possível proteger o código o nosso código, este programa open-source e multi plataforma permite reestruturar o conteúdo dos ficheiros compilados deixando o seu funcionamento inalterado e dificultando a decompilação do mesmo. Dificultando porque como é óbvio nada é 100% segura :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isto está na secção de Tutoriais mas tenho de comentar, :thumbsup:, e não posso deixar de achar curioso que a operação de reverse engineering que menos trabalho me deu foi a de código "protegido" com este programa, não nesta versão é verdade.

Só uma chamada de atenção, isto não é protecção de código, o que os estes programas fazem é, principalmente, mudar o nome das variáveis e dos métodos. Mas o código e e lógica, que é o que realmente interessa, está lá todo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por caso fiz um pequeno teste e o ficheiro .class resultado deste programa não mostrava as variáveis depois de decompilado, os métodos estavam bem mas sem variáveis, quanto ao código em si whiles, ifs, não sei porque não tinha :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em java nunca usei nada, mas para .NET tb temos o mesmo problema. O código está compilado numa linguagem intermédia e como tal com um simples utilitário se consegue ver todo o código que fizemos. Já usei um software (obfuscator) muito bom que era o Spices.

Para Java, uma pesquisa rapida no google retornou isto.

Mais resultados aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora