• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fl4m3s

LCC na UMinho

23 mensagens neste tópico

Este ano estou mt seriamente a meter em 1ª opção a a licenciatura referida no assunto deste tópico...

Mas como é óbvio gostaria de ter uma opinião "mais segura" relativamente a este.... e como tal gostava k quem lá estivesse e/ou tivesse informações as divulgasse  :D

Eu gostava de saber coisas do género:

-> A creditação da Universidade e do curso;

-> Solidez da formação;

-> Comparação relativamente aos outros cursos;

-> Saídas profissionais;

-> Opiniões relativamente a kem lá está ( ou kem está em LMCC :P);

-> Os pontos fortes e os pontos fracos do Curso;

-> Ambiente Académico;

-> Residências da UMinho (Em Braga);

-> Eventos;

-> Cidade;

e para finalizar:

-> Praxe :cheesygrin:

Prontu... ao fim ao cabo tudo o k me puderem dizer sobre o curso e o k se relaciona com ele eu ficarei mt grato :cheesygrin:

Obrigado =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- o curso penso que tem uma boa reputação a nível nacional, foi dos primeiros cursos de CC do país, apesar de ter perdido um pouco com a mudança de nome.

- permite obter uma formação básica nas principais áreas de programação e Matemática. já não é um curso tão teórico como era MCC, mas ainda é bastante diferente das engenharias neste aspecto.

- um maior ênfase em aspectos teóricos (tanto da Matemática como da Informática), é aquilo que distingue CC das engenharias (não conheço os outros cursos de CC, por isso não posso comparar com esses).

- tendo em conta a falta de profissionais na área da informática que existia, tem sido fácil arranjar emprego, mas este situação começa a mudar, e CC será um curso bastante afectado nisso. isto porque as engenharias são mais práticas e adequam-se melhor àquilo que a maior parte das empresas procuram. penso que devem ser raras as empresas em Portugal que tirem partido do conhecimentos que um licenciado em CC tem.

- penso que o curso perdeu bastante com Bolonha, mas mesmo assim, hoje voltava a escolher CC.

- o principal ponto forte/fraco (depende do ponto de vista) do curso, é a aposta na matemática. para além disso há a carga de trabalho que é bastante elevada (mas penso que não é muito diferente dos outros cursos de informática).

- ao nível do ambiente académico, podia ser melhor, mas também não tenho muito por onde comparar.

...

- a praxe é um dos pontos fortes do curso :cheesygrin:basicamente estás lixado. e agora com Bolonha a raio das praxes nunca mais acabam... na UM a única que se compara com CC é LEI (normalmente LEI é pior, mas depende dos anos).

aconselho-te a pensares bem se queres realmente um curso de CC e não uma engenharia. é que a maior parte do pessoal acaba por dizer que CC não presta porque não se aprende X, Y e Z como nas engenharias, que se aprende A, B e C (cadeiras de Mat) que não serve para nada, e eu normalmente respondo-lhes, que para isso tido escolhido um curso de engenharia, agora não esperem é que CC se transforme numa engenharia, assim não valia a pena existir sequer o curso. pensa bem naquilo que queres, pois acho que uma boa parte do pessoal que entre em CC se engana no curso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu intuito em preferir a LCC é pk é uma ciência e não uma engenharia... é mais teorico e menos pratico. Penso que nos dei-a uma robustez a nível de resolução de problemas superior às engenharias.

Pretendo seguir estudos para alem da licenciatura... tenho a intenção de seguir investigação é por isso k acho ser melhor este curso, por ser uma ciência.

Estou enganado?

btw... a Praxe é assim tão má?  :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, entrei em LMCC há 2 anos quase, mas mudei pa LEI. Razões? Eu sempre quis engenharia a média é que não deu para isso na altura. Mas grande parte dos meus amigos (inclusive a minha namorada) estão todos em LCC e estão contentes com o curso. São um bocado diferentes e eu não te sei bem dizer as diferenças a nível de curso, só sei que prefiro LEI e eles LCC, tens de ver as diferenças e optar. Alguns deles até estão registados aqui, mas raramente cá vêm, mas se quiseres depois peço a um amigo meu para vir aqui comentar sobre LCC...

Quanto à Universidade e ambiente académico, é excelente. Eu gosto imenso de cá estar e não troco a UM por nada... Relativamente às saidas e isso, também não posso falar mas penso que terá bastante, LEI é capaz de ter mais, mas como já foi dito. Um curso é engenharia o outro não. Lembro-me que quando andava em LMCC, recebi uns quantos mails d ofertas de emprego durante o ano, mas este ano (que estou em LEI), recebi muito mais... Não sei se este ano a procura era maior ou não. Mas alguns desses mails que eu recebia, também foram enviados para LCC, a grande maioria não, mas alguns ainda foram. Mas penso que não terás problemas em saidas profissionais com o curso... No minimo, terás um lugar na minha empresa :cheesygrin: Joking...

Outra cena que tenho a falar, residência... Estas a referir-te ás residências universitárias ou casas/quartos para alugar em Braga? Eu e mais três amigos de LCC estamos mesmo em frente à universidade num duplex mas um dos gajos vai sair em Setembro e nós estamos de facto à procura de alguém para renovar o contrário, pois nós pagamos o apartamento e não por quarto, e se alguém sai, a divisão do preço, fica logo insuportável para 3 pessoas. Se fores um gajo fixe,tiveres bom sentido de humor, e passares no questionário que temos para ti, podes ficar lá... lolol, ok, estou a brincar, se tiveres interessado em mais pormenores, PM me.

Quanto à praxe... é fixe, eu curti a minha em LMCC mas em LEI és muito mais lixado e são mesmo ambientes diferentes  mas atenção: seres mais lixado não significa que a praxe seja má, porque também é fixe e eu não me importava de ter sido praxado em LESI (na altura ainda era assim) mas não me arrependo de ter vindo para LMCC e ter sido praxado lá. Depende um pouco da personalidade de cada um, mas tens sempre de ter em atenção, que a praxe é para te integrares nas Universidade e é uma brincadeira, às vezes há exageros mas é raro de acontecer e ninguém manda em ti e se achas que estão abusar seriamente de ti, não queres, não fazes. Se entrares em LCC, vais ser praxado, de certeza, pelos meus amigos e pela minha namorada, e provavelmente por mim, apesar de eu estar em LEI, mas isso são pormenores, eu sou um gajo fixe e não faço mal a ninguém, nem se quer tenho jeito pa coisa, por isso não te preocupes lol.

Pa terminar, Braga é fixe, eu curto estar lá.. Quer dizer, um gajo quer passear e não há muito para onde ir diga-se lol, mas é fixe. No verão faz um calor desgraçado e no inverno um frio congelador. Não curto é as noites ao fim de semana e/ou feriados, é quando os gunas saem todos à rua e o ambiente fica "pesado" e é rara à noite onde não hajam problemas. Fora esses dias, a noite é espectacular, pois a maioria são/foram estudantes universitários.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu intuito em preferir a LCC é pk é uma ciência e não uma engenharia... é mais teorico e menos pratico. Penso que nos dei-a uma robustez a nível de resolução de problemas superior às engenharias.

Pretendo seguir estudos para alem da licenciatura... tenho a intenção de seguir investigação é por isso k acho ser melhor este curso, por ser uma ciência.

Estou enganado?

btw... a Praxe é assim tão má?  :eek:

se a tua ideia é seguir investigação, então CC é o curso ideal.

quanto à praxe, é bastante dura, e faz-te perder muito tempo. mas no outro curso de informática da UM, LEI, as coisas não são diferentes. nas outras univs não sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fores comparar a dureza de praxe entre LCC/LEI nos últimos 2 anos (o que eu fiz parte e o que eu vi):

- LEI sempre teve praxe todo o ano, primeiro e segundo semestre até ao cortejo do enterro da gata onde deixas de ser caloiro. A minha praxe há 2 anos em LMCC, acabou no fim do primeiro semestre. No segundo, devo ter tido um ou 2 dias de praxe e nada de especial. Este ano, que eu saiba, LCC não teve praxe no 2ª semestre a que teve no 1º? Foi uma vergonha de praxe, mas pronto, quem era a praxar também não podia fazer melhor :X

- Além de ser mais prolongada, a praxe em LEI é muito mais "pesada" do que em LCC, no entanto, raros são aqueles que em LEI desistem da praxe e vão com ela até ao final do ano e a maior parte deles consegue tirar boas notas (estar parte é que eu não entendo)

Este ano, não faço ideia como vai ser, mas ideia dos meus amigos é praxar como deve ser e não o degredo que foi este ano. Ma eu duvido muito que isso vá acontecer, vamos todos ficar com montes de cadeiras em atraso, e tempo para a praxe vai ser pouco. Tenho um feeling que a praxe de LCC este ano também não vai ser grande coisa, mas posso estar errado. Ainda por cima, vamos todos fazer exames em Setembro, naqueles dias em que vocês estão a chegar cá pela primeira vez...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, obrigado pela tua opinião =)

Relativamente à casa mandei-te pm :thumbsup:

Já falando de Braga, não há sítios bons onde estudar e/ou dar uma volta?

Eu acho a praxe bastante importante para o pessoal se integrar e kês e perder akela "tímidez" inicial k todos temos... acho k uma boa praxe representa uma boa integração =D. Não num é crusial não é motivo de escolha :P desde k não haja abusos por parte dos "doutores" já é mt bom =)

Rui Carlos, obrigado novamente :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estudar, sempre tens a biblioteca da universidade, de resto, há muita gente que estuda nos cafes/esplanadas, eu pessoalmente não consigo estudar assim, só em casa e sossegado e mesmo assim...

Para passear, há pouca coisa, eu quero passear com a minha namorada e não faço ideia para onde ir, se tivesse carro, ia pa fora de Braga, mas não tenho e ali à volta não há muita m****. Claro que passear com a namorada ou com os amigos é diferente, mas mesmo assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fores comparar a dureza de praxe entre LCC/LEI nos últimos 2 anos (o que eu fiz parte e o que eu vi):

- LEI sempre teve praxe todo o ano, primeiro e segundo semestre até ao cortejo do enterro da gata onde deixas de ser caloiro. A minha praxe há 2 anos em LMCC, acabou no fim do primeiro semestre. No segundo, devo ter tido um ou 2 dias de praxe e nada de especial. Este ano, que eu saiba, LCC não teve praxe no 2ª semestre a que teve no 1º? Foi uma vergonha de praxe, mas pronto, quem era a praxar também não podia fazer melhor :X

- Além de ser mais prolongada, a praxe em LEI é muito mais "pesada" do que em LCC, no entanto, raros são aqueles que em LEI desistem da praxe e vão com ela até ao final do ano e a maior parte deles consegue tirar boas notas (estar parte é que eu não entendo)

Este ano, não faço ideia como vai ser, mas ideia dos meus amigos é praxar como deve ser e não o degredo que foi este ano. Ma eu duvido muito que isso vá acontecer, vamos todos ficar com montes de cadeiras em atraso, e tempo para a praxe vai ser pouco. Tenho um feeling que a praxe de LCC este ano também não vai ser grande coisa, mas posso estar errado. Ainda por cima, vamos todos fazer exames em Setembro, naqueles dias em que vocês estão a chegar cá pela primeira vez...

não meu ano, em 2003/2004 a diferença não foi muita... pelo que ouvi, no ano anterior também não tinha sido.

em 2004/2005 foi péssima, e no teu ano (ano em que eu praxei) podia ter sido melhor, mas houve vários factores que não contribuiram para a qualidade da praxe.

um pormenor importante que penso que contribuíu para a qualidade da praxe no ano em que entrei, foi todas as vagas terem sido preenchidas na 1ª fase. quando isso não acontece, a praxe acaba por perder qualidade, pois é muita gente "nova" a entrar a meio da praxe. além disso, agora temos as épocas especiais abertas a toda a gente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então tu praxaste-me? Mas eu não sei quem és... :thumbsup:

a ti não me lembro de ter praxado, normalmente só praxava um ou dois dias por semana, por isso é fácil que não te tenha praxado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Ora bem! Eu sou o tal amigo que o Nazgulled falou. Ando em LCC e não sei o k te dizer sobre o Curso. Anda pra cá. Isto é espetaculo. E aproveitas vens morar connosco (s passares nos requisitos :cheesygrin: ).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto agora a sério... (o post anterior era uma private joke pró Nazgulled)

Não tenho nada a acrescentar ao k o Rui Carlos disse sobre o Curso de LCC. Acho k já foi tudo dito e se o que queres é mais virado para as Ciências e para a investigação, acho k o teu curso é LCC.

Em relação a Braga, tenho k discordar com o Nazgulled quando ele diz que não há sítios para ir... Isto porque eu presumo que quando perguntast

Já falando de Braga, não há sítios bons onde estudar e/ou dar uma volta?

não te estavas a referir a museus, exposições, ruas cheias de lojas... (a resposta do Nazgulled foi mais virada para sítios para passear com a namorada).

Eu acho k sim, há bons bares e discos para as pessoas "darem uma volta". Braga é mt fixe e não tou de forma alguma arrependido de aqui estar.

A Universidade "é a melhor Academia do País", por isso não há muito mais a dizer...

Quanto a Eventos, como referiste, temos cá coisas muito giras como o Enterro da Gata, a recepção ao caloiro, o University fashion, a semana da Euforia, o caloiro ao molho, os Rally's das tascas, e todo um roll de coisas bonitas para quem ainda não tem o fígado em mau estado.

Quanto à residência, existem as residências universitárias (um pouco longe da universidade) a que podes concorrer, se tiveres direito a bolsa. E tens sempre, como já te disse o Nazgulled, o melhor apartamento de Braga, que é onde moramos, com uma vaga. É uma questão de ver.

Em relação à praxe, se entrares em LCC vais ser praxado por nós, por isso ninguém vai abusar de ti, mas posso arriscar dizer que vais chegar ao segundo semestre com um peitoral bem forte de tanto encher.

E pronto. Boa sorte nas colocações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação à praxe, se entrares em LCC vais ser praxado por nós, por isso ninguém vai abusar de ti, mas posso arriscar dizer que vais chegar ao segundo semestre com um peitoral bem forte de tanto encher.

e já agora, encher <=> flexões :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nakib, lol! epah gostei da tua maneira de falar pelo k li, se todo o pessoal de CC k me praxar for assim vai ser bué porreiro  :biggrin: (or not :hmm:)

relativamente ás residências... é só para bolseiros?! tive a ver no site da uni e os k num são bolseiros estão em 4º lugar, mas tou cheio de esperança k deia para lá ficar (quarto individual de preferência, mas julgo k seja mt dificil) se não senpre tenho a vossa suite de luxo ao dispor  :D (se passar no tal teste  :P)

relativamente ao encher (ou fazer flexões como o Rui Carlos explicitou para afastar ambiguidades) não tenho grandes problemas pk todos os dias faço disso  :P

Só me resta agradecer os vossos comentários e/ou opiniões de bastante valiosos foram  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lololol não não num pode ser se n dps apanhas-me e eu tou lixado (ainda mais :biggrin:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh pah, é assim... se disseres que enches 10 por dia e não aguentas mais, passas a encher 100 por dia, se disseres que enches 100, passas a encher mil, se não disseres nada, a gente dps de ver se tu enches bem ou não, decide :(

Eu espero é que um amigo nosso que foi estudar pa guimarães mas entrou em MCC connosco, passe por cá pa praxar também. A ideia de um diálogo dele com um possivel caloiro (isto era ele a falar o ano passado):

Doutor: Como é que te chamas?

Caloiro: Jacinto.

Doutor: Jacinto o *******! Medroso. Enche MIL!

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa hora de atraso acertada ao minuto foi mesmo propositada ou ocasional?  :D

lololol espero k a praxe seja brutal  :(

PS- Lá vou eu ter de encher mil... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora