• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

EliteR3S

[VB.NET 2005] Ler em TXT

17 mensagens neste tópico

Boas

Gostava de saber como e k se le de um file .txt para vb. Tanto faz a apresentração, caixa de texto.

E como e que se apresenta certas palavras atras de outras por exemplo, escrevo o meu nome e depois no txt ou numa caixa de texto aparece: "Nome: EliteR3S". Nao sei se perceberam.  ;)

Gostava tb de perceber porque e que quando levo o programa de casa para outro sitio nuca consigo abri lo para editar novamente.  :P

Alguem me pode ajudar?  :hmm:

fikem e obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ler um ficheiro txt é muito simples. Até te vou dar mais umas dicas sobre outras coisas, por exemplo as arraylist  ;)

Imports System.IO
Public Class Form1
Dim texto As New ArrayList
Dim i As Integer

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

Dim oRead As StreamReader
        'Com isto escolhemos a codificação do ficheiro para poderemos ler caracteres especiais.
        Dim codutf As System.Text.Encoding = System.Text.Encoding.GetEncoding("ISO-8859-1")
        'Vamos abrir o ficheiro, coloquei de maneira que o ficheiro tenha de estar na mesma pasta da nossa aplicação 
        oRead = New StreamReader(My.Application.Info.DirectoryPath & "\ficheiro.txt", codutf)
        'Ler o ficheiro
         While Not oRead.EndOfStream
            texto.Add(oRead.ReadLine())
         End While
        'Convem não esquecer de fechar o ficheiro depois de lido.
        oRead.Close()

'Agora vamos prencher por exemplo uma combobox com o conteudo do nosso ficheiro.txt
       While (i <= texto.Count - 1)
            cmb_texto.Items.Add(texto(i).ToString)
            i = i + 1
        End While
End Sub

prontinho, assim tives-te uma mini intro aos ArrayList também :P

Quanto á 2ª pergunta, estás a referir-te a que? Ao programa depois de compilado, ou á source ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava me a referir por exemplo. Ando com o programa va inacabado no meu pc. Se quiser ir a casa de um amigio acabar la o trabalho como e k eu faço? e so passar a pasta k contem os ficheiros k estive a trabalhar? e pk nao consigo depois abrir em casa do meu amigo, por exemplo. nao sei se me faço entender :|

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E ele tem a mesma versão do VB que tu ? (presumo que tens o VB.NET 2005) eu passo as coisas sem problemas de casa para o trabalho, basta pegar na pasta do projecto (que está em Os Meus Documentos/Visual Studio 2005/Projects/) e no pc do trabalho colocar no mesmo local (nos dois tenho o VB.NET 2005, a única diferença é que um é express e o outro não o express não me funcionou com um dll da skybound de resto não notei nenhuma incompatibilidade)

O teu amigo não terá Vb.NET 2003 ? Ou ainda mais antigo ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E ele tem a mesma versão do VB que tu ? (presumo que tens o VB.NET 2005) eu passo as coisas sem problemas de casa para o trabalho, basta pegar na pasta do projecto (que está em Os Meus Documentos/Visual Studio 2005/Projects/) e no pc do trabalho colocar no mesmo local (nos dois tenho o VB.NET 2005, a única diferença é que um é express e o outro não o express não me funcionou com um dll da skybound de resto não notei nenhuma incompatibilidade)

O teu amigo não terá Vb.NET 2003 ? Ou ainda mais antigo ?

Nao nao e mesmo vb 2005 :S Nao sei e o k eu faço a pasta toda do projecto

=S wtf? loool

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que erro dá ? O que acontece ?

nenhum erro. nem abre. tipo passo para o pc dele ne? depois quero abrir e nao abre de maneira alguma. ja tentei todos os files dessa pasta e nao da :S

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ler um ficheiro txt é muito simples. Até te vou dar mais umas dicas sobre outras coisas, por exemplo as arraylist  :cheesygrin:

Imports System.IO
Public Class Form1
Dim i As Integer

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

'Com isto escolhemos a codificação do ficheiro para poderemos ler caracteres especiais.
        Dim codutf As System.Text.Encoding = System.Text.Encoding.GetEncoding("ISO-8859-1")
        'Vamos abrir o ficheiro, coloquei de maneira que o ficheiro tenha de estar na mesma pasta da nossa aplicação 
        oRead = New StreamReader(My.Application.Info.DirectoryPath & "\ficheiro.txt", codutf)
        'Ler o ficheiro
         End While
        oRead.Close()

'Agora vamos prencher por exemplo uma combobox com o conteudo do nosso ficheiro.txt
            cmb_texto.Items.Add(texto(i).ToString)
            i = i + 1
        End While
End Sub

prontinho, assim tives-te uma mini intro aos ArrayList também :D

Quanto á 2ª pergunta, estás a referir-te a que? Ao programa depois de compilado, ou á source ?

Nao percebi mt bem o teu codigo por ser noob nisto (lol)

Mas eu so quero que ao clikar num botao aparece numa listbox o k escrevi nesse file txt. Sera possivel?

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:cheesygrin: eu expliquei (quase) passo a passo... em vez de pores aquele codigo no evento load do fomr mete no evento click de um butão e troca a combo por uma listbox...

Quanto ao abrir o projecto o ficheiro que tens de abrir é o teu_projecto.sln que deverá estar aqui: Os meus documentos\Visual Studio 2005\Projects\teu_projecto\teu_projecto.sln

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:cheesygrin: eu expliquei (quase) passo a passo... em vez de pores aquele codigo no evento load do fomr mete no evento click de um butão e troca a combo por uma listbox...

Quanto ao abrir o projecto o ficheiro que tens de abrir é o teu_projecto.sln que deverá estar aqui: Os meus documentos\Visual Studio 2005\Projects\teu_projecto\teu_projecto.sln

obrigado. e quanto a variavel oRead? e de k tipo? e o k faço com ele?

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok ja percebi. Ja funciona :cheesygrin:

Podiam ajudar noutra cena?

Queria era por exemplo, escrevo o meu nome numa textbox e queria que depois pudesse aparecer no txt "Nome: EliteR3S", mas sem eu estar a escrever a palavra "Nome:". Sera isso possivel?

fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se leres bem o código vês que a var oRead não percisas fazer nada com ela, ela é usada para ler o ficheiro, mas o texto fica guardado na ArrayList. podes ir buscar o texto que tens na arraylist assim: texto(indice).ToString  exemplo: texto(1).ToString

mas ok, eu faço a papinha  :dontgetit:

Imports System.IO
Public Class Form1
Dim i As Integer

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

'Ler o ficheiro
         End While
        oRead.Close()

ListBox1.Items.Add(texto(i).ToString)
            i = i + 1
        End While
    End Sub
End Class

Assumi que chamas-te ao teu butão Button1 eá tua listbox ListBox1 deve funcionar sem problemas.

(Já tinhas respondido, mas como eu tb já tinha escrito fica aqui na mesma...)

Não percebi a ultima duvida, queres escrever numa textbox, e depois aparecer num txt?! Estás a falar de uma label ? (Difrentes dúvidas, threads difrentes...está nas regras do forum :cheesygrin: 1 dúvida por thread)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se leres bem o código vês que a var oRead não percisas fazer nada com ela, ela é usada para ler o ficheiro, mas o texto fica guardado na ArrayList. podes ir buscar o texto que tens na arraylist assim: texto(indice).ToString  exemplo: texto(1).ToString

mas ok, eu faço a papinha  :dontgetit:

Imports System.IO
Public Class Form1
Dim i As Integer

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

'Ler o ficheiro
         End While
        oRead.Close()

ListBox1.Items.Add(texto(i).ToString)
            i = i + 1
        End While
    End Sub
End Class

Assumi que chamas-te ao teu butão Button1 eá tua listbox ListBox1 deve funcionar sem problemas.

(Já tinhas respondido, mas como eu tb já tinha escrito fica aqui na mesma...)

Não percebi a ultima duvida, queres escrever numa textbox, e depois aparecer num txt?! Estás a falar de uma label ? (Difrentes dúvidas, threads difrentes...está nas regras do forum :cheesygrin: 1 dúvida por thread)

So mais uma coisa mas isto serve para que? ("ISO-8859-1")

obrigado e fikem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pus um comentário sobre essa linha :cheesygrin: 

Se tiveres FireFox vai a Ver->Codificação de Caracteres-> escolhe as diferentes opções para veres as diferenças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora