• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Framework

2 mensagens neste tópico

Dando seguimento ao que li na ultima edição da Revista P@P,

Alguém usa frameworks (ruby on rails, symphony, etc) ?

Se sim mencionem se as vantagens e a curva de aprendizagem são compensatórias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num projecto sério nunca usei, mas já andei a experimentar o symfony e o code-egnitor, facilitam as operações CRUD e a gestão de templates e tal, mas acho a curva de aprendizagem para cada framework um pouco grande ainda... andar a mudar ficheiros XML, ter que saber bem a a estrutura da framework em si e ir mudar uma carrada de coisas aos template, algumas até te obrigam a criar classes manualmente para mapear a base de dados ( isto foi uma framework qq em python que por aí vi ) não percebo onde é que o conceito de framework deles parou.

No fim de contas a minha opiniao é: a curva de aprendizagem é um ligeiramente grande pelo que as recomendo apenas para projectos de dimensão média e grande onde seja preciso usar CRUD a toda a força para tudo quanto é tabela.

Outra coisa que há a ter em conta: todas elas usam o padrão MVC, só conheço uma que não o usa - prado. Ora ol padrão MVC não é o mais indicado para todas as situações, se quiseres fazer um fórum, um blog, ou carrinho de compras, sim, é indicado, mas tambem já há tanto software que faça isso... agora se quiseres fazer uma aplicação mais 'original' ou mais 'particular' como: jogo do galo, uma calculador, um script de alojamento de imagens, etc. o padrão MVC é completamente desadequado, poucas frameworks referem isto na sua documentação.

Se usares uma framework eu aconselho uma que se chama code-egnitor, foi a mais simples e com uma curva de aprendizagem mais rápida que encontrei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora