• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n_digo

Qual o melhor curso...

45 mensagens neste tópico

Bem tou indeciso ... nao sei se escolherei entre dois cursos e precisava de opinioes !!!

sao dois cursos ENGENHARIA INFORMATICA  ou ENGENAHRIA CIVIL...

gostava de opinioes sobre qual o mais dificil, ou seja quais é que tem cadeiras mais facies...

... o que tem mais saidas ... em qual é que existe mais procura de trabalho... Qual é o curso que em média se termina mais rapido!!

espero algum tipo de feedback da vossa parte... antes do final desta semana como muitos sabem as candidaturas pra 1º fase sao esta semana  ;)

cumprimentos !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho dois irmãos, um engenheiro informático e um engenheiro civil, pelo que essa escolha também me passou pela cabeça. No entanto bastou pensar qual dos dois se diverte mais no local de trabalho. Sem dúvida, os informáticos.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também tenho ideia de que o curso de Eng. Civil é mais fácil. Se calhar quem estuda Eng. Civil pensa que Eng. Informática é mais fácil :;)

Quanto a ser melhor... depende do gosto de cada um. Pessoalmente não me vejo a projectar paredes ::P

Posso dizer-te que se estás indeciso entre esses dois (e embora pouco tenham a ver um com o outro), pensa o seguinte:

Se gostas de programação, o caminho é Informática. As cadeiras que não são de programação vão-se fazendo. Tanto quanto tenho conhecimento, 70 a 80% de qualquer curso superior de Informática (engenharia ou não) é programação.

Caso contrário, segue outra via.

Era para ter incluído a facilidade que tens a matemática como parte da decisão, mas não conheço as matemáticas de Civil...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya tou a perceber mas imaginem que nao sei nada de civil que é verdade xd e que nao sei nada de programaçao, que é mentira xd....

mesmo assim qual é que terá mais saidas ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rapaz, procura os sites dos cursos nas faculdades. Vai a woc.uc.pt e escolhe os departamentos respectivos para veres em Coimbra. Tira as tuas próprias elacções e nunca, mas nunca ponhas o teu futuro nas mão dos outros. Segundo, nunca escolhas por ser mais fácil. Civil é MUITO complicado, assim como o é informática. Queres vida fácil, não tires um curso. Pensa no que realmente queres... e segue essa via. Se fores bom, tens emprego.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é claro que ja fiz a minha pesquiza...mas tou confuso e gostava de ouvir opinioes... é sempre bom ter uma ideia mais ampla do assunto ...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hoje em dia os cursos de Informática estão a ter mais saidas.

Há uns anos eram os cursos de Engª Civil, mas depois começaram todos a ir para lá.. ;)

Quanto a dificuldade não sei, só sei que o de Engª Informática é bastante puxado mas se nos aplicar-nos faz-se. Quem gostar do curso ainda melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem gostar do curso ainda melhor.

Acho que disseste tudo, muita gente vai para informática só porque acha que é fixe ou porque o curso está na moda, ou então por um mito ainda pior, que o curso é fácil. Por isso é que depois chega à universidade e apanha uma decepção enorme. Depois ou aprende a gostar do curso e se esforça, ou fica lá porque não quer fazer nenhum, ou perde um ano para mudar de curso.

Pensem muito bem no que querem fazer, eu por exemplo já tenho definido que vou para o curso de Engenheria Informática desde a minha infância, porque é esta área que me fascina. Se não tiverem algum gozo e satisfação pessoal a programar, então este não é o curso para vocês. Lembrem-se que ao seguirem por este caminho vão passar a maior parte da vossa vida futura em frente a um computador, por isso é que muita gente tira o curso e depois percebe que não é realmente o que queria. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não escolhas um curso só porque tem mais saídas... não te esqueças que estás a escolher o que vais fazer, à partida, para o resto da tua vida (!!). Escolher uma profissão que não tem a ver com a pessoa e não se gosta só dá azo a frustrações. Por outro lado, não vale a pena desesperar, agora que os cursos são mais pequenos e há especialização, podes mudar de rumo a meio e enveredar por outros caminhos que nem sabias que existiam - é pena é que não haja mais faculdades a fazer o mesmo que a do porto, a combinar informática com astronomia ou, quiçá, literatura :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um amigo meu foi para EngªCivil porque dá mais saidas, passado um ano estava na minha faculdade em EngªInformática. Detestou o curso!

Não escolhas um curso pelo que dá mais saidas, ou pelo que dizem ser mais fácil. As dificuldades mudam de pessoa para pessoa, tal como os gostos.

Pensa no que queres fazer o resto da vida, e segue nesse caminho.

HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem gostar do curso ainda melhor.

Acho que disseste tudo, muita gente vai para informática só porque acha que é fixe ou porque o curso está na moda, ou então por um mito ainda pior, que o curso é fácil. Por isso é que depois chega à universidade e apanha uma decepção enorme. Depois ou aprende a gostar do curso e se esforça, ou fica lá porque não quer fazer nenhum, ou perde um ano para mudar de curso.

Pensem muito bem no que querem fazer, eu por exemplo já tenho definido que vou para o curso de Engenheria Informática desde a minha infância, porque é esta área que me fascina. Se não tiverem algum gozo e satisfação pessoal a programar, então este não é o curso para vocês. Lembrem-se que ao seguirem por este caminho vão passar a maior parte da vossa vida futura em frente a um computador, por isso é que muita gente tira o curso e depois percebe que não é realmente o que queria. :cheesygrin:

damn, bem me parecia que devia ter ido pa Cinema :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu para provador de bebidas alcoólicas :cheesygrin:

tens Enologia em Viseu, e ainda vais a tempo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres saber são os dois dificeis á sua maneira como é óbvio. LE(S)I@UM é dificil mas compensa, e muito. E não o digo por andar lá, mas por serem as estatísticas que o dizem. Os engenheiros informáticos portugueses mais procurados a nível estrangeiro são os da UM.

Se queres Civil, aconselho-te Civil@IST lisboa, é o melhor curso de civil do país.

Eu decidi-me por LE(S)I@UM e estou muito mas mesmo muito feliz.

Aconselho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres saber são os dois dificeis á sua maneira como é óbvio. LE(S)I@UM é dificil mas compensa, e muito. E não o digo por andar lá, mas por serem as estatísticas que o dizem. Os engenheiros informáticos portugueses mais procurados a nível estrangeiro são os da UM.

Se queres Civil, aconselho-te Civil@IST lisboa, é o melhor curso de civil do país.

Aconselho

lolol acho uma piada a estes comentários, então mostra-me as estatisticas onde viste que os engenheiros informáticos mais procurados são os da UM ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, antes que venham já as guerras de faculdades/cursos, alerto desde já que o autor da thread pediu ajuda na escolha de um curso, e não de uma faculdade, portanto façam os vossos posts nesse sentido.

Quando a potenciais estatísticas e afins, isso é o peixe que cada faculdade vende e que os seus alunos acabam por passar, nem sempre corresponde à verdade, e nunca deve ser levado à letra, deverá servir única e exclusivamente como referência.

HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho

lolol acho uma piada a estes comentários, então mostra-me as estatisticas onde viste que os engenheiros informáticos mais procurados são os da UM ?

Bem, por acaso também não tenho estatísticas para mostrar. Mas lembro-me perfeitamente de quando estava a entrar para a universidade ver um artigo europeu com a contação dos cursos de informática, isto foi em 1999. LESI era o melhor curso português e o 6º melhor da Europa. Lembro que os 3º primeiros portugueses era LESI, um curso de Lisboa que já não me lembro qual era e o de Aveiro.

Claro que estas estatísticas, valem o que valem, e muitas vezes não correspondem à realidade. E agora até pode estar completamente diferente.

Estas estatísticas indicam a popularidade do curso no mundo industrial, não a qualidade em si. Apesar que quanto maior a qualidade, em principio, maior será a sua popularidade.

Mas sendo aluno também de ERSI (apesar de que agora quase não ponho os pés na faculdade devido ao trabalho) e de já ter sido aluno de LESI. Estou em perfeitas condições em avaliar a qualidade de ambos e na minha opinião LESI tem vantagem nesse aspecto. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas quando mudei para ERSI detectei 2 graves falhas.

Pouca carga horária de trabalhos, achei bastante esquesito o pessoal resmungar em terem muitos trabalhos, eu achei pouco. LESI em termos de carga horária era muito pior, e deveria ainda ser mais pior, porque o pessoal quando for para o mercado vai estar sujeito a maior pressão e convém já virem +- habituados a algo similar.

A outra e mais graves visto ser informática, é a demasiada dependência de cadeiras em C desprezando outros paradigmas. Por exemplo, em ERSI (e o mesmo se passa em CC) não há nenhuma cadeira onde aprendem o paradigma OOP. EDA usam Java, mas é uma cadeira ligada a aprenderem estruturas de dados, não OOP, tanto é que a maior parte do pessoal faz os trabalhos a programar em Java a la C. ES já é uma cadeira em que se aprende algo relacionado com OOP, mas é uma cadeira já muito mais avançada e já vem com o principio que o pessoal já possui uma mentalidade OOP, o que muitas vezes não acontece. Aliás o primeiro trabalho da cadeira é apenas para avaliar a capacidade do aluno em abstrair o código e seguir a doutrina do OOP.

Bem, isto está a alongar-se e reparei que o Heckel já respondeu a cortar-me as pernas :cheesygrin:

Como é offtopic e se quiseres crias um tópico novo ou manda-me uma PM e eu faço-te uma completa análise entre os 2 cursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é offtopic e se quiseres crias um tópico novo ou manda-me uma PM e eu faço-te uma completa análise entre os 2 cursos.

In fact, essa análise não é off-topic e ficava muito bem neste tópico. :cheesygrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho

Bem, por acaso também não tenho estatísticas para mostrar. Mas lembro-me perfeitamente de quando estava a entrar para a universidade ver um artigo europeu com a contação dos cursos de informática, isto foi em 1999. LESI era o melhor curso português e o 6º melhor da Europa. Lembro que os 3º primeiros portugueses era LESI, um curso de Lisboa que já não me lembro qual era e o de Aveiro.

Claro que estas estatísticas, valem o que valem, e muitas vezes não correspondem à realidade. E agora até pode estar completamente diferente.

Estas estatísticas indicam a popularidade do curso no mundo industrial, não a qualidade em si. Apesar que quanto maior a qualidade, em principio, maior será a sua popularidade.

Mas sendo aluno também de ERSI (apesar de que agora quase não ponho os pés na faculdade devido ao trabalho) e de já ter sido aluno de LESI. Estou em perfeitas condições em avaliar a qualidade de ambos e na minha opinião LESI tem vantagem nesse aspecto. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas quando mudei para ERSI detectei 2 graves falhas.

Pouca carga horária de trabalhos, achei bastante esquesito o pessoal resmungar em terem muitos trabalhos, eu achei pouco. LESI em termos de carga horária era muito pior, e deveria ainda ser mais pior, porque o pessoal quando for para o mercado vai estar sujeito a maior pressão e convém já virem +- habituados a algo similar.

A outra e mais graves visto ser informática, é a demasiada dependência de cadeiras em C desprezando outros paradigmas. Por exemplo, em ERSI (e o mesmo se passa em CC) não há nenhuma cadeira onde aprendem o paradigma OOP. EDA usam Java, mas é uma cadeira ligada a aprenderem estruturas de dados, não OOP, tanto é que a maior parte do pessoal faz os trabalhos a programar em Java a la C. ES já é uma cadeira em que se aprende algo relacionado com OOP, mas é uma cadeira já muito mais avançada e já vem com o principio que o pessoal já possui uma mentalidade OOP, o que muitas vezes não acontece. Aliás o primeiro trabalho da cadeira é apenas para avaliar a capacidade do aluno em abstrair o código e seguir a doutrina do OOP.

Bem, isto está a alongar-se e reparei que o Heckel já respondeu a cortar-me as pernas :cheesygrin:

Eu não estou a comparar os dois cursos, mas sendo assim também te posso dizer que em 2002 o curso de Ciência de Computadores da FCUP (Não o de ERSI que é mto recente) foi considerado o melhor curso de informática do país pelas empresas portuguesas, teve a nota mais alta. Tu como aluno do DCC devias inclusivé ter visto a folha o jornal 'O público' estampada lá do antigo departamento. Na minha opinião são ambos bons cursos, mas acho ridiculo dizer que este é melhor que aquele,etc...pois há cursos na FEUP,FCUP,IST,UNL,FCUL,UA,UC,etc.. e também em politecnicos de igual ou melhor qualidade.

Em que ano estás de ERSI?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Longe de mim querer criar uma guerra.

(Deixa-me ver se encontro o artigo que saiu no expresso no ano passado, foi o que me fez virar para LE(S)I)

Já agora Heckel eu só falei nas Universidades por uma questão de ajuda. Tomara eu que a UM fosse a melhor universidade do Minho, era muito bom sinal. Mas que Civil é melhor no IST, também o é verdade. Nesse artigo do expresso (se não estou em erro), vinham lá os cursos com maior sucesso a nivel de empregabilidade, e lembro-me de ver que Civil@IST era bem melhor que Civil@UM. Razão pela qual falei nisso.

Peço desculpa se atingi algum nervo não é essa a minha intenção, apenas tento ajudar.

vou ver se encontro o artigo na net, porque o jornal já era.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não estou a comparar os dois cursos, mas sendo assim também te posso dizer que em 2002 o curso de Ciência de Computadores da FCUP (Não o de ERSI que é mto recente) foi considerado o melhor curso de informática do país pelas empresas portuguesas, teve a nota mais alta. Tu como aluno do DCC devias inclusivé ter visto a folha o jornal 'O público' estampada lá do antigo departamento.

Não sabia disso, isso está afixado aonde? Agora fiquei com curiosidade em ler.
Na minha opinião são ambos bons cursos, mas acho ridiculo dizer que este é melhor que aquele,etc...pois há cursos na FEUP,FCUP,IST,UNL,FCUL,UA,UC,etc.. e também em politecnicos de igual ou melhor qualidade.
Claro que são bons cursos, se o curso fosse mau eu não me tinha mudado para ele :cheesygrin: Em relação ao conciderar melhor, foi apenas a minha opinião e de ter convivido em ambos os cursos.

Em que ano estás de ERSI?

Faltam-me 3 cadeiras para acabar.

djthyrax, então logo à noite eu escrevo a dita análise. Se calhar crio um novo tópico e era porreiro que mais pessoal fizesse a análises a outros cursos, já que apenas conheço bem LESI e ERSI. E assim ficava-se com uma boa análise dos cursos portugueses.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bolas, vocês andam muito sensíveis..., o meu trabalho aqui é evitar que as coisas descambem, vejam os avisos com esse intuito e não como ralhetes.

HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heckel as vezes as coisas têm que se resolver à homens....

Tesoura pedra papel...

XPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora