• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Sistema inédito português revoluciona detecção de incêndios

3 mensagens neste tópico

Sistema inédito português revoluciona detecção de incêndios

Um sistema inventado por cientistas portugueses, denominado por F3 – Forest Fire Finder, revolucionou a detecção de incêndios, uma vez que demora menos de cinco minutos a localizá-los, transmitindo os dados exactos aos meios de socorro.

O F3 detecta o foco de incêndio através da análise química da atmosfera, num raio de 15 quilómetros, indica a melhor forma de acesso ao local e envia imagens de alta resolução da zona afectada para a estação de controlo ou para a viatura de intervenção, sem necessidade de intervenção humana.

O tempo de chegada dos meios de socorro e a determinação do local exacto do incêndio são os factores mais importantes para um combate eficaz, de acordo com os dados apurados pela consultora McKinsey, que afirma que oito minutos de diferença «separam um grande de um pequeno incêndio».

Para cobrir todo o País seriam necessários cerca de 300 sistema, o que representaria um investimento de cerca de 30 milhões de euros, «bastante baixo, comparativamente ao que se gasta anualmente em detecção», garante um dos investigadores responsáveis, João Matos.

Só com os 237 postos de vigia espalhados pelo território nacional o estado português gasta perto de 6 milhões de euros, sendo que em 2006 apenas 8% dos incêndios florestais foram aqui detectados e que, no litoral do país, a eficácia destes postos é inferior a 1%.

O F3 já foi adquirido por uma associação florestal portuguesa. A NGNS, que comercializa o sistema, está também em vias de fechar contrato com empresas de França, Chile, Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Irão.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente noticia, visto que além de ser extremamente útil pois temos muitos fogos florestais, está a ser exportado o que é muito bom para a economia portuguesa ;).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não posso deixar de ficar surpreendido.

Gastar 30 Milhões com esse sistema sendo que detecta os fogos com exactidão?

Excelente! Mais o governo não podia pedir.

Os criadores estão de parabéns.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora