• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Weasel

[VB.NET 2005] System.IO.StreamReader ler carateres especiais [RESOLVIDO]

7 mensagens neste tópico

Pessoal estava a usar o Streamreader para ler duns ficheiros e preencher umas combobox, mas o StreamReader não le carateres com acentos por exemplo...não há maneira de contornar isso ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uh? Ai não? Então como é que o meu programa de apontamentos que a função principal é sacar texto de ficheiros .txt funciona? Vê lá a documentação melhor, deves tar a fazer algo errado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aqui há uns tempos também tive um problema desses, usando o streamreader para ler o conteúdo de um ficheiro para a textbox, mas só me acontecia com caracteres especiais.

Não consegui resolver dessa maneira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que tens de gravar o .txt com uma codificação especial. Se bem me lembro foi assim que resolvi o meu problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

StreamReader noteFile = new StreamReader(Global.AppDataPath + (noteTitle + ".txt"));
string noteText = noteFile.ReadToEnd();

Eu estou a usar algo deste género no meu programa e nunca reparei em problemas desse género...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Resolvido:

Dim Read As StreamReader
Dim codutf As System.Text.Encoding = System.Text.Encoding.GetEncoding("ISO-8859-1")
Read = New StreamReader(My.Application.Info.DirectoryPath & "\sources.dtc", codutf)

Basta definir a codificação, no nosso caso (PT) é a ISO-8859-1 ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu não faço isso e funciona na mesma... Btw, se quiseres usar o € tens de trocar por iso-8859-15

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora