• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Desenvolvimento de Software para Empresas

9 mensagens neste tópico

Bom não sabia onde colocar esta questão por isso resolvi colocar aqui mesmo no Geral se estiver mal depois mudem sff :)

Bom a minha questão é simples e penso que do interesse de todos os programadores como funcionam as licenças de software a nível pessoal para empresa, eu vou explicar melhor ao que me refiro.

Imaginemos que tenho uma empresa/estabelecimento em que preciso de emitir facturas, guias e para facilitar a gestão de stock e vendas preciso de um programa com uma base de dados para esse efeito, ora tenho conhecimentos para isso por isso faço eu mesmo os programas a gosto e ao que preciso.

Considerando que uso tecnologias open-source como Java, PHP, PostgreSQL, C etc.... como funcionaria isto a nível de licenças? Como todos devem saber nestes casos e caso se utilize software proprietário como por exemplo o MS Office devemos ter as licenças para usar esse mesmo software e como funciona com o software "home made" ?

É preciso licenciar o software? Como o faço ?

Agradeço que me esclareçam já que actualmente se ouve falar tanto nisto é sempre bom estar por dentro :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao Java e C depende da licença do compilador que usas, pois a partir da mesma especificação podem existir várias implementações, no caso do Java, por exemplo, existe o javac (JDK - Sun) e o gcj (GNU).

Acho que deves começar por ler as páginas das licenças na Wikipedia, tem algumas informações interessantes. Também existem umas FAQs no site da GNU e FSF que valem a pena ler. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que quanto ao Javac já não há problema dado que actualmente já é open-source.

Mas eu queria mesmo saber é  se tenho de ter alguma coisa para o software que desenvolvo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que pretendes fazer. Se pretendes ter protecção legal sobre o teu software, deverás registar o software no IGAC independentemente da plataforma do mesmo, tem um valor relativamente baixo, mas em caso de roubo de propriedade ou cópias ilegais protege-te em tribunal.

Se o objectivo e teres um software open source basta-te aderires às licenças gerais que por ai andam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que pretendes fazer. Se pretendes ter protecção legal sobre o teu software, deverás registar o software no IGAC independentemente da plataforma do mesmo, tem um valor relativamente baixo, mas em caso de roubo de propriedade ou cópias ilegais protege-te em tribunal.

Se o objectivo e teres um software open source basta-te aderires às licenças gerais que por ai andam.

Desculpa lá mas acho que percebi mal a tua questão.

Para o desenvolvimento de software, deverás ter sempre as licenças, mesmo quando se trata de utilização pessoal ou estudantil (para isso existem muitas das vezes licenças para esse fim a custos menos elevados).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Funciona como em qualquer outro software. Tens sempre de cumprir as licenças do software que usas. O que acontece ao teu software, isto é, ao que crias, isso também vai depender da licença. Por exemplo, não é pela plataforma Java ser livre que tens liberdade para escolher a licença do software que crias, é porque a Sun assim o determinou, no caso da Microsoft, mesmo que pagues o VS2005, pagues o teu MS Office, se fizeres um software em C#.Net que use as bibliotecas do Office, mesmo que o teu software seja livre, os teus utilizadores terão de pagar o office para usarem o teu software. Isto é, está tudo no contracto que "assinas". O que podes e não podes fazer.

As licenças do software que crias, caso não estejas preso pelas licenças do software que usaste para o criar, são à tua escolha.

Quanto a registar, sou da opinião que não ganhas nada. Mas isto é apenas opinião pessoal criada em torno do pouco que conheço. A protecção legal existe sempre, e não cabe a associação nenhuma defender os teus direitos, no caso da pirataria, visto ser que a maioria dos artigos considera as violações como crime, ou quando são contra-ordenações não necessitam de denúncio, é o MP que tem de actuar. Tu podes é associar-te ao processo e pedir mais algum, que é o que as associações como a SPA fazem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lê as licensas todas do software que usas e eventualmente incluis no teu. A tua licensa tem que ser compativel com todos os componentes distribuidos.

Por exemplo, não podes pegar num software com licensa estilo BSD, fazer um fork e bota a comercializar.

Quanto ao software que usas, só tens mesmo que ter licensa para o usar. O compilador não deve ser uma barreira pois nao o distribuis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos :) Realmente andava-me a fazer alguma confusão se podia ou não fazer software para uso próprio ou até vender sem ter problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazer o software e usá-lo pessoalmente podes sempre, desde que tenhas as ferramentas legais. Na distribuição só podes ter problemas se usares tecnologia especifica que também tem de ir com o teu software. No exemplo que dei das bibliotecas do Office acontece isso, podes ter tudo legal mas como usas aquelas bibliotecas especificas o utilizador do software precisa aceitar a licença, e ter o office. É como as bibliotecas proprietárias da borland, se fizeres um programa em JBuilder e se usares um componente da borland podes disponibilizar o teu software, vendê-lo, etc, mas se quiseres dar o código tens de retirar a biblioteca, não a podes enviar.

Só terás problemas, ou terás de ter atenção, quando misturares tecnologias, aí tens de ter atenção a todas as licenças a que estás afecto e ver se não violas nenhuma. Nada mais simples :):thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora