• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rgcouto

[Duvida] Caracteres estranhos

4 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

estou aqui com umas dúvidas já n sei mais o k fazer :S

tenho uns dados numa tabela numa base de dados e sempre que puxo os dados, tudo o k é caracteres especiais aparece com um caracter esquisito:

semttulopx9.jpg

alguém me pode ajudar?!?please....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yep, charsets e encodings.

O ideal (funciona bem para mim, pelo menos, tirando uma ou outra função do PHP que podem dar resultados inesperados) é usar UTF-8 em tudo (base de dados, ligação á base de dados, encoding do HTML, e por fim o próprio encoding dos ficheiros, quando são editados e gravados). Evitam-se muitas chatices.

Anyway, assim de repente, experimenta usar utf8_encode(); e/ou utf8_decode(); sobre o conteúdo que te está a dar problemas, deve resolver.

EDIT: cosmética.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como solução temporária, podes ir mudando a codificação de caracteres do teu browser (no firefox: Ver->Codificação de caracteres) até que estes apareçam correctamente, e depois tentar enviar HTTP headers com esse encoding, ex:

header("Content-Type: text/html; charset=ISO-8859-1");

Contudo, se o resto da página está com outro "encoding", vai passar a haver problemas com os restantes caracteres. Além disso usar headers nem sempre resolve o problema (não sei muito bem o que se passa aí, mas assumo que algumas configurações no servidor http podem-se sobrepor).

A sugestão do jreis é provavelmente a melhor. Como alternativa, podes converter caracteres especiais em html antes de os guardares na base de dados, ex:

htmlspecialchars() 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora