• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vjoe

Um compilador gratuito de Pascal para Windows

23 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Agora que estou a começar a dar Pascal na escola, gostaria que me sugerissem um compilador gratuito de Pascal para Windows.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma pergunta rápida, o Dev-Pascal tem alguma coisa haver com o Dev-C++? É que se tiver vou já buscá-lo ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma pergunta rápida, o Dev-Pascal tem alguma coisa haver com o Dev-C++? É que se tiver vou já buscá-lo ;)

São ambos da BloodShed se não estou enganado. Mas eu ao DevPascal preferia o FreePascal IDE.São opiniões... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê? O que tem de melhor?

Já agora, conheces algum mirror PT para fazer download?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê? O que tem de melhor?

Já agora, conheces algum mirror PT para fazer download?

Nepia não conheço mirrors portugueses. Eu disse que é melhor porque o DevPascal tive algumas dificuldades em configurar e acabei por gostar do FreePascal IDE. Seja como for, a maioria das pessoas julga o contrário. É uma questão de experimentares e dares o teu veredicto.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o free pascal

Mas axo k o dev pascal a niveis graficos ta melhorzito  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o Turbo Pascal 7.0 

Pelo menos.. n tenho nada contra.. também ainda n exprimentei outros..  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso FreePascal, é simples e nao percisas de grande ambiente gráfico para programar em Pascal já que nao e 1 linguagem orientada a objectos =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso FreePascal, é simples e nao percisas de grande ambiente gráfico para programar em Pascal já que nao e 1 linguagem orientada a objectos =)

Subscrevo. Quando programava em Pascal usava o Free Pascal e sempre me senti bem com ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Eu em casa uso o Dev-Pascal, já tentei o Free pascal mas não gostei prefiro algo com ambiente windows, de qualquer forma gosto bastante do TPW 1.5 (Turbo Pascal para Windows) pois este quando compila os programas em vez de os executar em DOS executa numa janela branca, e como eu adoro interfaces, prefiro assim.

Mas é o que te digo tudo depende dos gostos.

tanto o Dev-Pascal como o Free Pascal IDE são bons, depois tens o Turbo Pascal e o Turbo Pascal para Windows que têm Help files bastante completos, que as vezes dão geito, para alem de que são os softwares usados nas escolas e se for esse o teu caso (estares na escola a aprender) penso que era um ambiente mais habitual.

Resta-me dizer que hoje em dia qualquer compilador de Pascal é gratis e portanto tens muito por onde escolher dependendo dos teus gostos e necessidades.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Eu em casa uso o Dev-Pascal, já tentei o Free pascal mas não gostei prefiro algo com ambiente windows, de qualquer forma gosto bastante do TPW 1.5 (Turbo Pascal para Windows) pois este quando compila os programas em vez de os executar em DOS executa numa janela branca, e como eu adoro interfaces, prefiro assim.

Mas é o que te digo tudo depende dos gostos.

tanto o Dev-Pascal como o Free Pascal IDE são bons, depois tens o Turbo Pascal e o Turbo Pascal para Windows que têm Help files bastante completos, que as vezes dão geito, para alem de que são os softwares usados nas escolas e se for esse o teu caso (estares na escola a aprender) penso que era um ambiente mais habitual.

Resta-me dizer que hoje em dia qualquer compilador de Pascal é gratis e portanto tens muito por onde escolher dependendo dos teus gostos e necessidades.

Cumps. Overrun

Claro tu talvez já estejas num nível avançado em relação a programação, mas eu por agr e mais : "Ah e tal bora lá tentar para ver o que dá"

Depois sim passar a cenas com nível tipo RealBasic ou VisualBasic C, C++, C# (que so conheço daki do forum:P), e por aí ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de ler algumas mensagens neste tópico, não resisti à tentação de elucidar alguns dos seus intervenientes:

Eu uso FreePascal, é simples e nao precisas de grande ambiente gráfico para programar em Pascal já que nao e 1 linguagem orientada a objectos =)

O FreePascal é uma linguagem Orientada a Objectos, tal como o C++, entre outras

http://www.freepascal.org/advantage.html

O titulo deste tópico refere-se a um compilador, e vejo que muitos confundem compilador com IDE.

Um compilador (muito basicamente) serve para transformar uma linguagem de programação numa linguagem que um computador possa entender.

http://en.wikipedia.org/wiki/Compiler

Um IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado que facilita a escrita de um programa...

http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_development_environment

Só para esclarecer o Dev-Pascal é um IDE que usa o FreePascal como compilador

Actualmente o Object Pascal (Delphi, FreePascal->Lazarus) são linguagens de programação de alto nível, orientadas a objectos e usadas amplamente no mundo real e podem ser consideradas tão avançadas como o C++ ou Java.

Sabem por exemplo, que o Skype e o Yahoo Desktop Search são feitos em Delphi?

Boa programação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

knightcoder bem vindo ao forum, e fizeste  uma boa observação... desconhecia a parte de poo...  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu uso FreePascal, é simples e nao precisas de grande ambiente gráfico para programar em Pascal já que nao e 1 linguagem orientada a objectos =)
O FreePascal é uma linguagem Orientada a Objectos, tal como o C++, entre outras

http://www.freepascal.org/advantage.html

Desconhecia Bom Post e Bem-Vindo ! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem-vindo ao forum knightcoder. Foi um post muito explicativo para quem não tinha noção desses aspectos. O Delphi é uma linguagem orientada a objectos, de facto e sabia que o Skype tinha sido desenvolvido em Delphi. Já sobre o Yahoo Desktop Search não tinha essa noção.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Agora que estou a começar a dar Pascal na escola, gostaria que me sugerissem um compilador gratuito de Pascal para Windows.

Obrigado

Eu sou novo por aqui como já devem ter notado... e o forum está um espectáculo!!! desde ja os meus parabéns aos moderadores e administradores!!! :P  agora respondendo a pergunta, amigo, se não quiseres usar nenhum desses compiladores tens outra alternativa... PZIM!!! Não sei se já ouvis-te falar?!? Eu uso esse, se quiseres experimentar aqui fica o link... por enquanto não tenho razões de queixa...  :ipool:

Download 703 Kb

espero ter ajudado... :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Obrigado

Eu sou novo por aqui como já devem ter notado... e o forum está um espectáculo!!! desde ja os meus parabéns aos moderadores e administradores!!! :P  agora respondendo a pergunta, amigo, se não quiseres usar nenhum desses compiladores tens outra alternativa... PZIM!!! Não sei se já ouvis-te falar?!? Eu uso esse, se quiseres experimentar aqui fica o link... por enquanto não tenho razões de queixa...  :ipool:

Download 703 Kb

espero ter ajudado... :confused:

Bem vindo ao fórum! :D

Esse compilador, o Pascal ZIM! é muito inferior a meu ver ao FreePascal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado...  :ipool: opiniões são opiniões e até pode ser inferior...  :P mas eu começei a programar com ele e abituei-me a trabalhar com ele... também ainda não experimentei outro... mas vou dar uma vista de olhos ao resto dos compiladores... se mudar que seja para melhor...  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Obrigado

Eu sou novo por aqui como já devem ter notado... e o forum está um espectáculo!!! desde ja os meus parabéns aos moderadores e administradores!!! ;)  agora respondendo a pergunta, amigo, se não quiseres usar nenhum desses compiladores tens outra alternativa... PZIM!!! Não sei se já ouvis-te falar?!? Eu uso esse, se quiseres experimentar aqui fica o link... por enquanto não tenho razões de queixa...  :ipool:

Download 703 Kb

espero ter ajudado... ;)

Bem vindo ao fórum! :)

Esse compilador, o Pascal ZIM! é muito inferior a meu ver ao FreePascal.

Sim não é tão completo como o FreePascal. Mas, o PascalZim é bom para se dar os primeiros passos no estudo desta linguagem. Eu recomendo o PascalZim para iniciantes, sobretudo quando foi feito o update para a versão 5.0 que suporta muitos mais identificadores.

Cumprimentos.

P.S.: É a minha opinião. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

R4K4T4, és um verdadeiro escavador de tópicos (última resposta em 06 de Agosto de 2006) ... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora