• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Sugestões - expressem os aspectos a melhorar na Revista PROGRAMAR

23 mensagens neste tópico

O objectivo deste tópico é simples. Estamos a escassos minutos do lançamento da 9ª Edição da Revista PROGRAMAR. Chegar até aqui já foi muito bom, mas é preciso continuar.

De certo, ao longo destas edições os utilizadores notaram algumas coisas que a Revista poderia adquirir, ou aspectos em que poderia melhorar.

Queríamos que a 10ª Edição representasse um salto notável em qualidade, e ninguém melhor que os leitores para nos apontarem o dedo ao que devíamos melhorar, ou aos pequenos pormenores que deveríamos incluir, para tornar esta revista de todos nós nalgo melhor, mais profissional, mas também mais próximo do leitor.

Expressem as vossas opiniões :P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu vou dar a minha opinião como leitor acho que a leitura seria mais simples e legível se o texto fosse disposto em apenas uma coluna, para alem de facilitar em muito a disposição do código.

Penso que fora isso não há mais nada a apontar pelo menos da minha parte. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu vou dar a minha opinião como leitor acho que a leitura seria mais simples e legível se o texto fosse disposto em apenas uma coluna, para alem de facilitar em muito a disposição do código.

Penso que fora isso não há mais nada a apontar pelo menos da minha parte. :P

Sim, isso é o que achas que devia melhorar (é um dos pontos em que queremos feedback). Mas pensa também, por exemplo, em coisas extra que a revista poderia adquirir. Por exemplo, links no pdf na página do editorial a apontar para os artigos, coisas assim, que melhorem a visualização e a experiência de leitura da revista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Código fonte colorido iria facilitar muito a leitura. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Além das referidas:

- O código fonte disponível com respectiva extensão, documentação, ... em zip :D.

- (vou adicionando a medida que me lembre :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que se poderia arranjar forma de colocar os exemplos de programação online.

Por exemplo no caso do meu artigo coloquei os exemplos apresentados disponíveis online, poderia-se fazer o mesmo não só para exemplos web mas por exemplo alojar os programar de forma a que o leitor possa sacar tipo pack.

Penso que o índice com links dava jeito e o pdf permite isso facilmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para além de todas as sugestões que aqui foram dadas que acho que deveriam ser compridas, mas não na próxima edição. As ideias dadas foram:

- Artigos numa só coluna

- Código fonte colorido

- Anexos aos artigos que necessitem

Eu acrescento:

- Texto com maior diferenciação entre negrito e itálicos, acho que estes devem ser bem usados e no meu artigo, ajuda um pouco.

- O PDF é muito lento a fazer o scrolling, alguma coisa deve estar mal feita no PDF, isto não é normal (penso eu)

- Eliminar grande parte do texto "raster" que há na capa por exemplo e sempre que possível as imagens deveriam ter o maximo de qualidade para quando se aumentar não se ver pixelizado.

Eu acho isto tudo muito bem, mas também acho que nada disto deveria ir para a frente sem uma revisão geral ao design da revista, porque nalgumas cenas anteriores já se esta a mudar o design/disposição e na minha opinião isso deveria ser feito tudo de uma só vez.

No entanto, tal mudança pode ficar muito em cima da próxima edição. Eu acho que para já deveria-se fazer as coisas como se tem feito até agora e ir com calma. Apressar as coisas para a edição seguinte, normalmente, gera em muita confusa e inconsistências por resolver aos últimos minutos. A minha sugestão? Ir com calma e preparar um molde/template 100% completo com um design totalmente renovado preparado para a maior parte dos artigos/tutoriais, noticias, etc e já com todas as sugestões feitas adicionadas ao template. Apenas quando esse molde ficasse pronto, é que se deveria mudar na edição seguinte ao molde ter ficado pronto.

Vai durar meses até ficar pronto? Vai, mas eu acho que mais vale demorar meses ou mais um ano, até termos uma coisa realmente bem feita em que possamos comprar com uma revista que se encontra nas bancas e nesta frase refiro-me a tudo menos ao conteúdo, porque esse já é bom, mas tudo resto, ainda temos um caminho longo a percorrer.

Por exemplo, alguém aqui visita assiduamente o Neowin e os seus fóruns? Quando foi a primeira vez que visitaram/conheceram o site? Eu já ando por lá há uns anos e digo-vos uma cena, o novo site, o novo design/funcionalidades e o novo fórum, estão simplesmente PERFEITOS! Aquele site no geral, ficou lindo lindo lindo, isto em relação ao anterior que já era muito bom. E sabem quanto tempo demorou aquilo até ficar pronto? Um ano, dois talvez... Eu não sei ao certo, só sei que há muito tempo atrás quando li algures nos seus fóruns que estavam a preparar um novo design, mal podia esperar e desde dessa minha leitura até o site realmente ter sido actualizado, demorou mais de um ano. Isso tenho a certeza. Essa actualização, apenas foi ao site (que é o actual) os fóruns, deve ter demorado mais meio ano até serem actualizados. Algo que aconteceu à cerca de uns dias/semanas (não me recordo bem agora). O que quero dizer com isto é que deviamos ir com bastante calma e não apressar nada, seja o que for, ir em todas as calmas e limar bem todas as arestas e quando fossemos apresentar algo novo, seria algo onde as pessoas ficassem de boca a aberta que foi o que acontece no Neowin. Se virem o design anterior e o novo, talvez não signifique nada, mas para quem visita aquilo diariamente, ficou simplesmente perfeito.

Uma outra sugestão que já envolve um pouco uma manda radical no site/wiki do P@P e mais uma vez, isto tudo deveria ser feito com calma e sem apressar nada. Sinceramente, não gosto do Wiki do P@P. Acho o MediaWiki mau em comparação com outros existentes. O design do Wiki não está nada por ai alem e todos os artigos lá existentes sofrem de inconsistências e estão bastante mal produzidos sem nenhum molde. Acho que tudo isso deveria ser mudado e a forma mais fácil era usar um sistema de wiki melhor e mais fácil de usar. O Dokuwiki. Uso este no meu site e acho-o fantástico e produz documentos com boa qualidade se forem bem estruturados.

Após a mudança de wiki e quanto o novo molde da revista estivesse totalmente pronto, os artigos deveriam começar a ser escritos no wiki, onde qualquer pessoa poderia altera-los. Claro, que na fase antes de sairem na edição da revista, os artigos estariam numa área própria só para os membros da revista. Após a edição ter sido lançado, estes artigos passavam para uma zona pública e ai sim (usando a ideia dada lá em cima) estes artigos poderiam conter anexos necessários para os artigos e o código já lá estava, completamente colorido e pronto a ser copiado e testado e não havia necessidade nenhuma de anexar código à revista.

Eu acho o DokuWiki excelente, por exemplo, o meu artigo nesse formato:

http://wiki.nazgulled.net/playground:template

Opiniões, toda a gente as tem, e a minha, é que os artigos e qualquer documentação, tutoriais e etc, fica muito bem neste formato usando o DokuWiki. Mas é só o que eu acho. Depois, também acho que o site da revista poderia antes ter o ser lugar no wiki em vez de um domínio próprio, mas isto já era algo a ser discutido mais detalhadamente com o staff. Em todo o caso, esse site necessitaria também de uma revolução, mas isso seria das ultimas coisas a ser feita por isso não me vou debater sobre isso.

Eu sei que a ideia do tópico era ser simples, mas eu, como já disse várias vezes. Visiono um P@P perfeito que se venha a tornar na maior referência de programação em Portugal e que seja algo grandioso que começou num simples projecto e um dia será um uma grande referência e quiçá, um dia, um portal.

Over and Out!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, uma mudança no design da revista é aquilo que eu mais procuro para a revista.

Uma coisa que eu queria ver para esta edição da revista mas que, se calhar, como dizes, fica muito em cima da hora, é de alguma forma arranjar-se maneira de os artigos ficarem mais bem distribuídos na página e com mais harmonia em relação às imagens. Uma paginação mais profissional. Consideras isso também muito em cima da hora para a 10ª Edição (mantendo o actual layout)?

Quanto ao layout em si, sim, é algo que pode e deve-se mudar, mas seria algo para demorar o tempo que fosse necessário.

Muitas destas questões da paginação e layout, bem como o syntax highligh envolvem uma questão técnica, o programa que se utiliza para a concepção da revista, actualmente o Scribus. Convenhamos, é Free Software, mas é muito pouco user friendly, além de nos limitar. Que alternativas há, que outras hipóteses temos?

Outra coisa, gostei bastante de editar o teu artigo no wiki, e acho que é esse método que se devia utilizar, até porque até dá gosto editar os artigos dessa maneira.

Devo abrir um tópico a explorar essa possibilidade juntamente com os admins da wiki. Quanto ao design da wiki, isso já é não diz respeito à revista.

Continuem. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falando melhor do wiki, propões portanto um wiki onde o artigo seja desenvolvido em secção privada, onde possa ser alterado pelos utilizadores da seccção, completamente paginado e com as imagens necessárias, e com código em syntax highlight. Agrada-me.

Agora propões também que a revista deixe de ter o código? E que se metam links a apontar para o wiki onde ele estará? Isso levanta um problema. Os artigos terão de ser tornados públicos na altura exacta do lançamento da revista, e sendo assim se todos ficam públicos nessa altura, terá alguma vantagem alguém fazer o download da revista para ler o artigo quando o pode fazer na wiki em melhores condições?

Mas a ideia do wiki para o desenvolvimento agrada-me bastante. Qual é a possibilidade de se criar um sistema de escrita de artigos sobre uma DokuWiki bem feita nas próximas semanas? Tendo já em consideração que essa wiki futuramente seria a do p@p (ou seja, tendo a parte da revista já como secção privada)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso do syntax highlighting penso não haver problema de se fazer no scribus, ainda não o explorei bem, mas depois vejo isso porque tudo sito se for prento, penso que so deveria ser quando tudo fosse modificado.

Isso dos artigos ficarem mais bem distribuidos acho que se podia optar por uma simples mudança, nada de muito complicado. Tudo fica como esta, mas deixa de existir duas colunas e passa a existir uma, no caso de ter imagens, faz-se o que se vê em todo o lado algo como:

|-----| Lorem Ipsum is simply dummy
| IMG | text of the printing and
|-----| typesetting industry. Lorem
Ipsum has been the industry's standard
dummy text ever since the 1500s, when
an unknown printer took a galley of
type and scrambled it to make a type
specimen book.

O código, era só por a seguir ao texto conforme o autor o dispôs no artigo. Acho isto simples e já mais profissional e dá bem para ter pronto para a próxima edição.

Antes de apresentares alguma coisa ao staff deixa-me ser eu a faze-lo... Tipo, a minha proposta do logo, vou muda-lo um bocado, radicalmente. Vou delinear uma proposta diferente para vos apresentar relacionado com tudo que envolve o P@P (sites, forum, wiki, revista, etc). Depois diz-me onde posso apresentar essa proposta porque para já, apenas deve ficar aos olhos do staff.

O meu post terminava aqui mas recebi aviso que tu respondeste antes...

Bem, eu nunca disse para o código ser removido da revista, deve ficar, não tem lógica ser removido. Percebeste mal, porque o que foi sugerido era que com cada edição se anexasse um zip que contesse o material necessário para determinados artigos. E eu ou entendi mal, ou a sugestão também servia para anexar ficheiros de código para o pessoal não ter que estar a copiar do pdf que pode não ser o método mais confortável. Logo, o código fica em ambos, porque copiar do wiki, é muito mais fácil.

No entanto, os artigos iriam ser disponibilizados na mesma altura sim, a minha ideia era essa. Lançava-se a revista e depois era coloca-los online. Isto porquê? Supondo que algum artigo necessita de outro tipo de ficheiros, estes podiam estar no wiki, e a revista poderia conter um link no fim de cada artigo para a página onde se encontra o respectivo artigo no wiki.

Essa cena da vantagem de fazer o download versus ver no wiki também me passou pela cabeça e para já, não me surgiu qualquer ideia sobre o assunto. Mas tipo, a revista não é so distribuida aqui. Se é, não faz sentido nenhum haver revista, mais vale colocar os artigos no forum. A ideia da revista é espalha-la por todo o lado e dessa forma, muita gente vai ver a revista primeiro e não o wiki. Portanto não fazia problema, mas como tudo tem falhas, esta ideia tambem deve ter. Ou então, lembrei-me agora assim de repente do seguinte:

- Criar secção propria no wiki para anexar ficheiros relativamente aos artigos que saiem na revista

- Um mês (se calhar é muito) após o lançamento da revista, passava-se todos os artigos da revista para o wiki.

Mas outras ideias se calhar são melhores...

No entanto, tudo isto e mesmo a ideia de desenvolvimento no wiki para a próxima edição, acho que não se deveria ir por ai porque é muito em cima da hora e por mais uma edição ninguém morre em fazer como têm feito ate agora. Para a 11º edição, penso que já será viável. De qualquer forma, deixa-me delinear a minha proposta ao staff e depois decidem melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok.

Já sabes que a área de desenvolvimento da revista é privada, e a ela todo o staff tem acesso, no entanto acho que se pode arranjar um sítio melhor onde possamos discutir as tuas ideias.

Logo falamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma única sugestão, pelo menos por agora, pegando no que disse o Nazgulled sobre a lentidão do pdf. O pdf deveria ser gerado como uma imagem, não sei se existe essa opção no scribus, nunca usei, ou no programa que usam para gerar o pdf se não for o scribus.

Tenho o mesmo problema com pdfs criados por alguns profs, os pdf são demasiado grandes para o conteúdo que possuem e não estão optimizados para impressão. Não sei que opções têm mas os pdfs podem ser optimizados para diferentes destinos. Sugeria um estudo de como gerar pdfs mais pequenos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ser gerado como uma imagem acho que vai ser mau, porque isso vai impedir que um gajo faça zoom como bem entender sem perder qualidade...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é capaz de ser verdade, embora não tenha a certeza. Sei que quando é como texto o Adobe Reader vai tentar fazer um render ao texto que é bastante pesado, mas isso também tem a ver com as opções que se usam.

Por isso a minha sugestão é procurar como gerar pdfs que sejam mais pequenos e fáceis de ler/imprimir/usar.

Sei que estou a "mudar a batata quente" de mãos dando a sugestão quando podia eu fazer esse estudo e depois apresentar o resultado, mas não estando dentro da forma como a revista é criada penso que será mais fácil para quem a cria, no entanto tentarei encontrar informação sobre o assunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Força nisso, mas eu continuo a achar que mudanças drasticas (leia-se, mudanças grandes visualmente e/ou mudanças que dêem bastante trabalho), apenas devem ser adoptadas quando toda a imagem do P@P começar a ser renovada e chegarmos à altura de o fazer à revista. Na minha proposta que está quase pronta (termino amanha assim que puder que agora estou cansado), a revista está à frente do fórum por isso não se preocupem. O que está à frente da revista, são coisas essenciais para que a nova revista funcione como deve ser e outras para que a nova imagem visual já seja um pouco reconhecida.

Mas mais tarde irão puder ler sobre isso tudo quando eu a terminar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobre os detalhes técnicos:

O Scribus mão possbilita passar texto com formatação, especialmente cores. Logo, só colorindo à mão no ficheiro .sla. O que digamos que é bastante demorado e trabalhoso.

A ideia inicial para as duas colunas era permitir mais texto numa página, já que costumamos ter artigos longos na revista. Embora esta técnica tenha mais utilidade em versões impressas.

PDF lento, isso é capaz de vir de vários factores: compressão usada no scribus; fonte custom embutida no pdf, em vez de uma fonte que esteja no pc de todos; e o próprio motor que gera os pdfs do scribus pode não ser um tão optimizado como os produtos da Adobe. Aumentar a qualidade das imagens não iria ajudar a esta lentidão. E usar páginas inteiras como imagens, simplesmente não podias fazer zoom ao texto, não é boa ideia, e também dúvido que isso torna as coisas mais rápidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez a mudança do programa utilizado fosse algo bom a pensar.

Mas Free Software não há mais nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será possível obter o o ficheiro original do scribus desta ou de outra edição da revista para poder fazer uns testes?

Se der mandem-me isso para o mail

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Acabaram de me darem duas sugestões sobre a revista.

Os comentários que me disseram foram:

• Fazemos mal em colocar o link na imagem, a pessoa que me disse isto diz que não tem as imagens activas no cliente de email, e que sempre que recebe o mail da revista tem de activar as imagens para poder fazer o download, sugeriu um texto apenas a dizer "Clique para Download"
  • Não tem grande lógica o mail ser enviado pelo mail do deathseeker25, diz que devia ser enviado por um mail da Revista.

Sobre a parte do mail, visto que é anuncio global enviado pelo SMF, sugeria a criação de um email do tipo info@portugal-a-programar.org ou algo do género...

HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há um mail da revista como podes ver na área do site.

Quanto a essa coisa da imagem, também é um pouco calanzisse, i mean, não custa nada ir ao site oficial da revista...

O método que usamos do "clica na imagem" para download é essencialmente para fóruns, na newsletter pode ser usado algo diferente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal a revista passar pelo formato "pdf inteligente", como aqui , sei que daria bastante trabalho, mas seria melhor não? com um simples browser poderiamos ler a revista, de uma forma bastante melhor  :), mas sei que é difícil implementar isto e aceito que não o façam  :)

Edited:Já agora, que pensam de um apêndice para a revista (faria parte da revista, mas só lia quem quisesse), com as notícias mais sonantes sobre a informática e com um ou outro tutorial que não de programação? (um apêndice, coisa pequena, entre 10 a 20 páginas)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já disseram algumas das que vou citar mas aqui vai a minha opinião:

- Texto numa só coluna, eu pessoalmente não gosto de andar sempre a abanar a cabeça para ler textos.

- Código colorido, para facilitar a leitura.

- Disponibilização de links do código completo, ou seja, o código completo de alguns artigos podia ficar alojado no servidor do p@p ou da revista.

- ... (não me lembro mas tenho mais) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@JoaoQAlves

A tua ideia é interessante e seria porreiro se calhar termos uma cena dessas mas uma das ideias da revista é divulgação. E acho que é capaz de suscitar mais interesse às pessoas um ficheiro pdf que pode ser distribuido para o PC de cada um do que apenas um link. Fazer publicidade a um link não suscista tanto interesse como de 2 em 2 meses lançarmos algo no formato PDF que contem uma serie de artigos interessantes. E depois para o pessoal distribuir entre amigos, o pdf é muito mais facil. Um gajo mando um link para alguem e é provavel que ele nem se dê ao trabalho de ir ver ou nunca mais se lembre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites