• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Media Center - Ou um substituto à televisão convencional

47 mensagens neste tópico

Boas pessoal!

Estou farto de televisão. E, estou farto DA televisão que tenho ali na sala, que já tem manchas verdes em tudo quanto é canto do ecrã, os cães já lhe roeram o comando e eu raramente a ligo. Ao invés de comprar uma nova televisão, e como vejo tudo quanto é filme/série no computador, pensei em comprar um dos tão apregoados "media center" que por aí vagueiam nas lojas.

Ora, eu de hardware pouco ou nada percebo. E muito menos de olhar para especificações de dois componentes e dizer "este vale o preço que custa, aquele não".

Por isso, vinha-vos pedir uma mãozinha. Em primeiro lugar, queria que tivessem em conta nas pecinhas que me vão sugerir que eu não sou rico, e não queria gastar muito. Este muito, é relativo, uma vez que vou ter que comprar um monitor decente, uma vez que vai efectivamente fazer as honras de TV cá na casa, e ter um monitor de 15'' para o pessoal vir ver uns filmes... é masoquismo óptico.

Em segundo lugar, eu gostava de ter 2 discos no computador. Um, que levasse os SOs (que irão ser Ubuntu e muito provavelmente pela compatibility sake, um windows XP). O outro, seria um mastodonte destes que estamos habituados a encontrar nas lojas onde cabe quase a nossa vida inteira, uma vez que iria levar com tudo o que era filme/série (não me apetece muito ter muitos dvds espalhados pela casa..acabo sempre por perder algum).

Com isto tudo, e por último, resta-me dizer que também teria que ter ligação à net, por cabo de rede, para o meu portátil ter o descanso merecido de sacar 60GB  todos os meses e que provavelmente lhe diminuiram a esperança média de vida em muito.

Bem, agradecia que dessem as vossas sugestões para eu comprar/fazer um pc à minha medida, fazendo uso da vossa "expertise" técnica :P

Um grande abraço para todos e obrigado desde já pelas sugestões!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Huum :P Shiny :D Mas, não seria melhor um disco interno? I mean. não há problema num disco Externo de estar sempre ligado ao pc e a funcionar, basicamente como um interno?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que não, no fundo um disco interno está também ligado ao resto do pc por um cabo, só muda o protocolo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, tens razão :P

Já agora, que lojas recomendam para dar uma vista de olhos nos vários componentes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

btw so um aparte podes fazer um disco externo com sata e um cabo normal de alimentação da fonte (molex), porque os discos todos os discos sata (menos alguns dos primeiros) sao plug and Play ou seja podes ligar e desligar quando queres através  do windows ou linux ou seja e tipo uma pen externa :X ou utiliza eSata aka external sata! que é = ao internal. O que quero dizer com isto tudo é que nao precisas de uma caixa toda xpto para fazer um disco externo! porque tu com os sata2 podes fazer o mesmo e mais rapido!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

anaryin, já pensaste na Apple TV e num projector? :biggrin: (digo isto porque foi o que um amigo meu fez)

Atenção que não estou a par das capacidades actuais da Apple TV e como se compara com outras soluções no mercado. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa conversa de sata... Eu sou um completo desconhecedor de hardware :thumbsup: Podes traduzir? Dando exemplos... :oops:

Quanto a apple tv.. não faço ideia...vou googlar.

Ok, tive a googlar. Aquilo não é só um disco rígido com o itunes lá dentro? Não será preferível eu "fazer" o meu próprio AnaryinTV? :)

Digam-me lá, para eu ter estes componentes, que outros (tipo motherboards e afins) é que preciso de ter?

Grafica Boa

2 Discos Rigidos (Um interno e um Externo)

Uns 2GB RAM com hipotese de aumentar

Placa de som daquelas que da para 5 colunas

Monitor grande

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa conversa de sata... Eu sou um completo desconhecedor de hardware :) Podes traduzir? Dando exemplos... :oops:

Serial-ATA é a interface actual de ligação de discos e drives à motherboard que veio substituir a interface Parallel-ATA. A grande novidade é a diminuição do número de cabos (já não precisas de cabos IDE com 40 pinos) e o suporte a hotplugging, ou seja, podes ligar e desligar o disco enquanto o computador está ligado.

Mais recentemente também saiu a interface a eSATA, uma nova revisão à interface SATA, mais direccionada para aplicações externas, mas ainda não é muito utilizada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a ver uma loja que me recomendaram e escolhi de lá estes produtos. Digam aí 2 coisas. 1) o que falta para o pc funcionar 2) se acham que são boas opções

----

Western Digital USB My Book 500GB 7200rpm

Western Digital 250GB SATA II

ASUS 16x DVD-ROM DRIVE Preto/Cinza SATA

OU

LG 16x DVD-ROM DRIVE Bulk Black

Gskill DDR2 PC5400 LA 2GB

XFX GeForce 7600GT 256MB DDR3 560M AGP

OU

Sapphire ATI X1950 Pro 512MB AGP

Asus My Cinema P7131 Dual (Analógica e Digital)

Intel Core 2 Duo (Conroe) E6600

Linksys Placa de Rede Gigabit 10/100/1000

-------------

Isto tudo somado pelo mais caro da 850 euros.. E ainda falta o monitor... Por isso, e não querendo subir dos 1000 (incluindo monitor) o que aconselham voces?

(NOTA: Falta fonte de alimentaçao e motherboard...que eu nao sei escolher :S )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso para um media center é poderoso demais, um computador com um terço da potência chegava. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fonte, LC Power deve dar para isso. Motherboard, a ASUS tem boards boas e trazem portas ethernet incorporadas. E, Gskill pa um pc desses? Enfim, desperdicio de dinheiro... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em vez de 20 smileys com lingua de fora, que tal outras sugestoes? :) Como eu disse, eu não percebo um caraças de hardware :D Sei lá o que é um Gskill! :D

Give me a hand :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

anaryin, tudo depende da finalidade do computador, se queres uma cena simples e bonita apenas para servir de media center, ou se queres um computador para usares no dia-a-dia, que também sirva de media center.

Amanhã ajudo-te com todo o gosto a escolher os componentes para a tua máquina de acordo com a tua resposta sobre a finalidade da máquina.

E quanto ao monitor, estás a pensar comprar mesmo um LCD (por exemplo, um de 22" fica-te a cerca de 300€) ou prefereres mesmo uma televisão LCD com ligação ao computador?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem-me a franqueza, mas estou-me a c**** para a estética da coisa :D Preferiria uma coisa bonita, mas se tiver que dispender mais por isso, boa sorte. Prefiro dar uns guaches ao meu irmão e ele pinta a caixa da CPU e fica artistico :thumbsup:

Quanto à finalidade.

É assim. Essencialmente e como disse lá em cima, é para substituir uma televisão. No entanto, aproveitava e como não tenho um pc fixo jeitoso, dava-lhe um jeitinho a este e ele fazia de 2 em 1. Para trabalhar, não é, para isso tenho o portátil.

Agora, como também gosto de jogar uns joguitos de vez em quando, se bem que nada do outro mundo também, se calhar aproveitava e fazia uma coisa que até aguentava uns jogos.

Por isso, preferencialmente, um computador que de para ver filmes/series com muito boa qualidade e que de para jogar um ou outro jogo de vez em quando.

Ah, e um monitor grande porque é para fazer a vez de televisão :D Acho que uma televisão LCD fica demasiado cara comparada com o monitor. Mas se estiver enganado, corrijam-me :D

Por fim, espero que não tenham levado a mal nada do que eu disse! Não vos estava a criticar quando disse

Em vez de 20 smileys com lingua de fora, que tal outras sugestoes? :)

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então se não tens um desktop em condições mais vale investires numa máquina porreira e fazeres um 2 em 1 tal como disseste.

Realmente uma televisão fica muito mais cara, eu tenho um monitor LCD 22" da Samsung e isto tem uma qualidade muita boa para ver filmes, mas para aproveitar ao máximo convém sacar os filmes e as séries em versão de alta definição, senão a qualidade fica pior do que com um monitor com uma resolução inferior. :)

E claro que não levei a mal o teu comentário. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As TV LCD nem são assim tão caras, eu vou comprar uma destas em principio:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03693651&oid=6|40|161|334|&c=

:)

Foi esse mesmo modelo da Samsung que tive oportunidade de analisar na XLparty. O gajo que estava ao meu lado tinha essa televisão a funcionar como monitor e eu um Samsung de 22" normal. Realmente são as duas umas boas soluções, tudo depende do uso principal que lhes queres dar anaryin, pois usar a televisão como monitor principal no dia-a-dia não é muito cómodo. Afinal a diferença de preços nem é assim tão elevada, por isso pensa bem!

Outro factor que também deves ter em conta é se queres o monitor para jogar. A versão normal de 22" da Samsung tem 2ms de resposta, enquanto a televisão LCD já tem 8ms.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já não será necessário eu apresentar a minha proposta, pois iria ser muito semelhante à do djthyrax.

As únicas alterações que sugiro para poupares uns trocos são o processador (E6420), a fonte (LC POWER Green Power 550w) e a motherboard (ASUS P5B ou ASUS P5K). :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não escolhi essa fonte devido ao ruído proveniente da ventoinha porque pode-se tornar incomodativo. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum, pois, eu da ATI tenho medo porque já no meu portátil tenho problemas com ela :S

Quanto ao monitor/televisão, acho que prefiro um monitor muito sinceramente. Como também vou aproveitar para um jogo aqui e ali :)

Digam-me, em quanto ficaria essa maquina que voces sugeriram (tendo em conta os componentes mais caros em caso de opçao).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum, pois, eu da ATI tenho medo porque já no meu portátil tenho problemas com ela :S

Quanto ao monitor/televisão, acho que prefiro um monitor muito sinceramente. Como também vou aproveitar para um jogo aqui e ali :)

Digam-me, em quanto ficaria essa maquina que voces sugeriram (tendo em conta os componentes mais caros em caso de opçao).

Ui, não sei. Alguns dos componentes nem sei quem vende...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL :D Eu tenho um amigo que tem uma loja de informática por isso acho que ele pode mandar vir das marcas. Acho... ;)

Portanto, essa configuração ai de cima ficaria mais ou menos no preço que eu dei para a minha 800€ ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora