• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

linux (ubuntu) [instalacao]

46 mensagens neste tópico

boas, eu acabei de sacar o ubuntu (linux) mas agora não sei como o instalar. e só passar para um cd por o cd e reiniciar o pc???

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Renicias o computador e arrancas a partir da drive em que inseriste o CD do Ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente já vem configurado para arranjar a partir da drive mas caso não esteja tens de aceder à BIOS e configurar a ordem de arranque. Para acederes à BIOS tens de carregar no Delete ou no F1 (depende da tua motherboard) no início do arranque do computador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente já vem configurado para arranjar a partir da drive mas caso não esteja tens de aceder à BIOS e configurar a ordem de arranque. Para acederes à BIOS tens de carregar no Delete ou no F1 (depende da tua motherboard) no início do arranque do computador.

pois, mas a minha bios tem pass e tenhu 14 anos nao me vou aventurar a tirala para faser reset. se nao tiver nao ta se tiver ta.

cumps e obrigado fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no meu eh F2 pra entrar nas configurações da bios.

pra tirar a senha é só tirar  a bateriazinha da placa mãe e deixar uns 3 minutos sem (pc desligado). assim reseta a BIOS. n tem mistério.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no meu eh F2 pra entrar nas configurações da bios.

Existem imensos modelos de motherboards, como eu disse a tecla para aceder à BIOS depende do modelo.

pra tirar a senha é só tirar  a bateriazinha da placa mãe e deixar uns 3 minutos sem (pc desligado). assim reseta a BIOS. n tem mistério.

Sim, podes retirar a pilha da motherboard, esperas um tempo e voltas a colocar. Depois tens de configurar a BIOS pois perdes todas as configurações. Em algumas motherboards também podes fazer reset trocando um jumperm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao  e nessesario pois esta na primeira prioridade... mas o ficheiro e ubuntu-7.04-desktop-i386.iso se calhar e o ficheiro que esta mal tirado. eu nao fui ao ubuntu-pt.org fui a um auqlquer deve ser disso vou voltar a tiralo da net.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao  e nessesario pois esta na primeira prioridade... mas o ficheiro e ubuntu-7.04-desktop-i386.iso se calhar e o ficheiro que esta mal tirado. eu nao fui ao ubuntu-pt.org fui a um auqlquer deve ser disso vou voltar a tiralo da net.

cumps fpinto

Como é que gravaste o ficheiro? Um ficheiro .iso é uma imagem, não gravas o ficheiro normalmente. O teu programa de gravação de CD's deve ter uma opção específica para gravar imagens de CD's. E não precisas de sacar tudo de novo, usa o ficheiro .md5 (deve estar disponível no mesmo directório de onde sacaste essa imagem) para verificar se a imagem está corrupta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cumps fpinto

Como é que gravaste o ficheiro? Um ficheiro .iso é uma imagem, não gravas o ficheiro normalmente. O teu programa de gravação de CD's deve ter uma opção específica para gravar imagens de CD's. E não precisas de sacar tudo de novo, usa o ficheiro .md5 (deve estar disponível no mesmo directório de onde sacaste essa imagem) para verificar se a imagem está corrupta.

bem nao, veio so um ficheiro. um ficheiro de quase 700 Mb e eu uso o gravador normal arasto e depois clico no que diz gravar estes ficheiros nos CD e eu clico depois clico next 10000X e ele fas o resto.

mas ha algo que deva mudar na forma de gravar???

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, porque para gravar um ficheiro iso ele não deve gravá-lo normalmente no CD. Vê se não existe opção de "abrir" nesse programa, e abre o ficheiro .iso . Depois de o abrir, gravas normalmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a opcao abrir se existir esta onde na gravacao ou no cd ao clicar no gravar ficheiros no cd???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a opcao abrir se existir esta onde na gravacao ou no cd ao clicar no gravar ficheiros no cd???

Qual é a aplicação que usas para gravar CD's?

Procura pelos menus porque deves ter uma opção específica para gravar imagens de CD's.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao sei, e uma opcao normal e o assistente de gravacao de ficheiros para CD. veio com o windows. nunca instalei nem da pa desistalar.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então tens de instalar um programa para gravar imagens, o mais simples que conheço e grátis é o ISO Recorder.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não leves a mal mas, desaconselho-te a instalar Linux.

Pede a alguém.

Ou então lê. Pelo menos a FAQ desta secção. Ou arriscas-te a perder o Windows quando instalares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem reparei na data. Mas pode nem ser assim tão tarde, pode ainda não ter instalado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não, ainda não ta instalado

porque atingi o limite de download e não posso sacar o isobuster nem nada parecido e já vou ter de pagar mais...

mas obrigado.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podias era instalar primeiramente numa Virtual machine para te ires ambientando ao ambiente linux e depois sim, quando tiveres alguns conhecimentos, instalar de raiz.

tens o VMWare por exemplo, que te permite correr um SO virtualmente dentro de outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e o seguinte- eu tenho espaço para 3 hard drives e vou comprar uma nova de um tarabite. fico com Windows numa e linux noutra e tiro a do Windows quando instalar a do linux para não haver problema.

ou então se não achares não.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se instalares de raiz não tires o Windows. Como n00b que és ainda vais precisar de ir ao Windows por causa de algumas incompatibilidades que poderão surgir.

Vai com calma, ainda tens muito que aprender. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ate sei bastante mas só de Windows porque nunca ninguém me ensinou e só tive Windows mas há uma 1º vez para tudo.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se instalares de raiz não tires o Windows.

Acho que ele queria dizer que tirava o disco do Windows para não estragar a instalação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora