• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MikeAngel

Tantos VB.NET!!!

12 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Já programo em Visual Basic 6 à uns aninhos!  Apenas me consigo identificar com o VB, apesar de muitas criticas negativas a esta linguagem de programação.

Já tentei aprender java e visual c++ por recomendação de amigos... fico sempre com a sensação de que o vb me dá tudo o que preciso e de que essas linguagens complicam bastante o que podia ser simplificado!!!  :P

Por esse motivo quero continuar com o VB, mas como quero aprender algo mais, queria migrar para o .NET.

Agora a minha dúvida é... quantos "VB.NETs" existem e qual escolher...??? É que já ouvi falar do VB.NET, VB.NET2003, VB.NET 2005... mas afinal de que se trata isto? É a mesma linguagem mas muda o IDE? Ou é o framework que também muda de versão pra versão???

Ilucidem-me ...please....  :cheesygrin:

Fiquem bem  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB.NET refere-se ao Visual Basic usando a plataforma .NET.

OS IDE's, VS2003 e VS2005 são apenas versões diferentes do Visual Studio que a Microsoft vai lançado de anos em anos. Isso só por isso não muda a versão do VB, o que faz mudar, é a versão do .NET Framework que é isso que importa. Na última versão disponível do Visual Studio, a 2005, usa-se o .NET Framework 2.0, nas anteriores o 1.0 e 1.1, mas não te recomendo. Usa o 2.0 que é muito melhor e o IDE 2005 também é muito melhor que o 2003.

Do VB6 para o Vb.NET existem bastantes diferentes, no geral não vai ser complicado aprender, mas uma coisa que vais ter que aprender, é o .NET Framework e com isso alguma cenas a que estavas habituado no VB6, deixam de existir por completo. Uma grande diferença de um para o outro é que os Forms em .NET são classes e por isso, vais ter de aprender programação orientada a objectos se é que já não tens esses conhecimentos.

Este ano, ainda será lançado o Visual Studio 2008 que irá trazer grandes novidades e um framework actualizado, a versão 3.0/3.5 (não sei precisar nisto) e aqui as coisas vão mudar um pouco mais ainda... Em .NET 3.x os forms serão feitas usando XAML e WPF o VS irá trazer um editor visual para isso, chamado Cider.

O meu conselho: Não esperes pelo VS2008 porque pode ser muita areia para a o teu camião. Começa pelo VS2005 e faz a mudança de VB6 para .NET, quando te sentires à vontade, passa para a nova versão. Que ainda só existe a Beta 1, lá pa Agosto sai a beta 2 e mais tarde a versão final.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Nazgulled,

O VS 2005 é o tal que é gratuito? Ou é apenas o VS 2005 express?

Aconselhas algum livro para dar os meus primeiros passos no VB.NET? (não gosto de aprender através de ebooks).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas o VS 2005 Express é gratuito, MikeAngel, a  outra versão é paga, mas é uma hipótese mais profissional :P, se queres o VS para coisas simples, aconselho o express, se não compra o VS 2005 :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei nada sobre livros... tudo que é preciso para aprender seja o que for, esta na net :P E não me refiro a ebooks porque eu quando passei de VB6 para VB.NET não usei nenhum. Apenas li o basico e conforme ia precisando de alguma cena que já tinha feito em VB6 via como era feito em VB.NET com um search no google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado! Vou então aventurar-me no VB.NET...mas, ainda me resta uma duvida:

Se entre as várias versões do VS.NET existem diferentes versões do framework, também deve mudar alguma coisa na linguagem...ou seja, novas funções, novas propriedades, ou não??

Quero dizer, se eu aprender a programar no framework 2.0, serei capaz de programar no framework 3.0, etc...?

Talvez o meu conceito de framework não seja o correcto, mas penso que se mudam o interpretador, é porque adicionaram ou novos comandos ou tentam corrigir anteriores bugs... desculpa a minha ignorância, mas não apanho nada destes "dot nets"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MikeAngel sim, para cada nova versão da .NET Framework são adicionadas novas funcionalidades e corrigidas falhas a cada componente. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais ou menos isso...

Se fosse do .NET 1.0/1.1 para o 2.0 as diferenças não eram muitas, apenas novos controlos, alguns métodos e eventos extra e por ai. Agora, na versão 3.0, isso também é bem provável que aconteça mas algo algo drástico vai mudar. Que é a introdução de XAML. Não sei bem especificar o que é isto porque ainda não li muito sobre assunto, mas por exemplo, o aspecto visual da tua aplicação vai deixar de ser forms e vão passar a ser escritos em XALM (não necessáriamente, penso que te podes manter em forms).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

O unico inconveniente que vejo de momento na minha transição para o .NET, é que até agora bastava-me compilar o executável e colocava-o no PC lá do trabalho... ou seja, não precisava de instalar frameworks nem nada que se pareça...era 100% standalone...

Como alguns PCs, lá ainda correm o velhinho windows 98, isto vai ser problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

O unico inconveniente que vejo de momento na minha transição para o .NET, é que até agora bastava-me compilar o executável e colocava-o no PC lá do trabalho... ou seja, não precisava de instalar frameworks nem nada que se pareça...era 100% standalone...

Como alguns PCs, lá ainda correm o velhinho windows 98, isto vai ser problema.

MikeAngel, nesse caso é um pouco mais complicado... suponho que mesmo com o Windows 98 ja tenham uma RAM decente não? qualquer simples programa em vb.net dispara para os 20 / 25 / 30mb de memória ram... Quanto à framework... basta instalá.la no pc onde corres o programa, até podes fazer um instalador para as frameworks :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MikeAngel, nesse caso é um pouco mais complicado... suponho que mesmo com o Windows 98 ja tenham uma RAM decente não? qualquer simples programa em vb.net dispara para os 20 / 25 / 30mb de memória ram... Quanto à framework... basta instalá.la no pc onde corres o programa, até podes fazer um instalador para as frameworks :)

E se tu soubesses como é que o .NET Framework gera a memoria nem se quer tinhas exposto esse problema, porque não é um problema.

@MikeAngel

Não te preocupes com a memória gasta, a não ser que a aplicação seja enorme e complexa, não te preocupes com a memória gasta se for em aplicações simples. Nem que esteja a gastar 10, 20 ou 30Mb. Isso não significa nada em .NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Nazgulled, estou esclarecido e mais motivado para me iniciar no VB.NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora