• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

Windows Vista Aero Vs Linux Ubuntu Beryl

33 mensagens neste tópico

Olá!

Vejam s.f.f este video e me digam a vossa opinião!

- Demais!!!

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, o Windows tenta copiar o Ubuntu para se manter na "ribalta".

Desculpa discordar, mas windows nao precisa copiar o ubuntu para se manter na "ribalta".

O CS Source é a copiar o 1.6? O winamp é a copiar o WMP? Fazem todos a mesma coisa, certo?

O mesmo com Windows e linux... :) Vai tudo dar ao mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, o Windows tenta copiar o Ubuntu para se manter na "ribalta".

Desculpa discordar, mas windows nao precisa copiar o ubuntu para se manter na "ribalta".

O CS Source é a copiar o 1.6? O winamp é a copiar o WMP? Fazem todos a mesma coisa, certo?

O mesmo com Windows e linux... :) Vai tudo dar ao mesmo...

CS Source é uma evolução do anterior, esse comentário é simplesmente disparatado visto que ambos fazem parte da mesma empresa.

Quanto ao Winamp não é uma cópia do WMP mas sim outro programa com outras opções para ouvir musica e ver filmes, não uma cópia chapada da interface um do outro como acontece com o Windows Flip 3D e o Beryl.

Enfim mas cada um está intitulado da sua opinião.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pa, são diferentes.

Uma fusão dos dois, era mesmo ouro sobre azul.

Gosto bastante do compiz fusion, mas há pormenores como a maneira de minimizar as janelas, que prefiro no Aero.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CS Source é uma evolução do anterior, esse comentário é simplesmente disparatado visto que ambos fazem parte da mesma empresa.

Mas vai dar tudo dar ao mesmo ou não?! Pois, também me pareceu... :D

Quanto ao Winamp não é uma cópia do WMP mas sim outro programa com outras opções para ouvir musica e ver filmes, não uma cópia chapada da interface um do outro como acontece com o Windows Flip 3D e o Beryl.

Mas vai dar tudo dar ao mesmo ou não?! Pois, também me pareceu... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas vai dar tudo dar ao mesmo ou não?! Pois, também me pareceu... :D

Mas vai dar tudo dar ao mesmo ou não?! Pois, também me pareceu... :)

Ao que parece não leste o que escrevi, mas pronto, detalhei minuciosamente as diferenças entre as tuas citações e a iqualidade das interfaces dos SO's acima detalhados, só não lê o que eu escrevi quem não quer, se não sabes interpretar não digas que vai tudo dar ao mesmo porque não vai. Quer dizer Winamp é outro software com outras funções e vai dar ao mesmo que o WMP, se é outro e tem outras funções é diferente. Já o CS não volto a comentar visto que são da mesma empresa não vai dar ao mesmo, é o mesmo, é tudo uma questão de semântica... enfim.

Acabando com o OFF-TOPIC quanto ao vídeo tá porreirito embora considere que Beryl é melhor, acho que o problema ainda é a falta de drivers aceitáveis em linux para o correr, pois eu já tentei corre-lo com a minha gráfica que onde investiguei dizia ser possível corrê-lo com a mesma, e infelizmente não consegui. Já o VISTA não sei até porque nem ponho esse SO tão cedo no meu "Vibes", só quando já existirem uns quantos Service Pack's é que pondero em instalar, e daí não sei.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um trabalhador da constucção civil é a copiar o presidente da república?

Claro, ambos se querem deitar ao fim do dia, por isso vai dar tudo ao mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Beryl ou Vista? Ambos fazem a mesma coisa, a diferença?

Beryl = Cheio de mariquices (lei-se efeitos) e mais não sei o quê. E o + importante?

Vista = Simples, agradável, e produtivo.

É certo que o Vista não tem tantos efeitos como o Beryl mas isso não quer dizer que não seja capaz de fazer o mesmo. Em ambos, tudo que está no desktop é 3D, portanto, é tudo igual. Se um desliza a janela pa direita e outro pa esquerda, não significa que um melhor que o outro. O Beryl mostra todo o seu potencial mas no fim de todas estas apresentações, grande parte das pessoas vai escolher os efeitos mais simples e agradáveis para uma melhor performance/usabilidade do sistema. Deixem empresas como a Stardock dominar a nova API do Vista, e o Aero e esperem que irão ver coisas fantásticas como acontece no Beryl. O sistema, o poder para tal, está lá, só que a Microsoft optou (e muito bem) por um look atraente, simples e produtivo. Porque ter uma janela a desaparecer cheia de cores e bolinhas e não sei quê, não me parece lá muito produtivo e algo me diz que não deve haver muita gente com esse tipo de efeitos no sistema durante muito tempo.

Conclusão, ambos fazem a mesma coisa. Agora, um pode tirar melhor proveito do hardware que o outro, isso sim, é uma discussão que interessa e vale a pena, discutir quem tem mais mariquices, perda de tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, ao que tu chamas de mariquices no Beryl eu chamo liberdade na medida em que qualquer possa pode utilizar os plugins que desejar e configurar todos os pormenores do efeito, enquanto no Vista estás como sempre limitado ao que vem com o sistema com o que a Microsoft escolhe como default.

Não tenho grande conhecimento da arquitectura do Windows Vista por isso posso estar a dizer alguma barbaridade quando digo que não podes escrever plugins... alguém para me elucidar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho grande conhecimento da arquitectura do Windows Vista por isso posso estar a dizer alguma barbaridade quando digo que não podes escrever plugins... alguém para me elucidar?

Que eu conheça não dá para adicionar plugins. Mas os efeitos chegam, eu até gosto é como diz o Nazgulled tem o essencial para apresentar uma boa interface e mais apelativa.

Mas quanto ao beryl não concordo com ele, ou melhor, concordo que tem p*n*leirices a mais mas cada um escolhe os seus efeitos. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tou a dizer que tem a mais ou que tem a menos... Mas aquelas cenas de desaparecer as janelas com fogo ou as cores, quem é que realmente usa isso mais do que uns dias? Deve ser uma percentagem que mal se vê ao microscópio. Eu digo isto porque a maior parte das pessoas vê esses efeitos no Beryl e diz logo que é melhor que o Vista só porque tem esses efeitos marados e o Vista não.

Plugins não permite, mas a arquitectura do DWM e o Aero permitem muita coisa e se já no XP a stardock tinha programas como o WindowFX (ou muito me engano e foi a primeira cena a aparecer com esse tipo de efeitos) então quando actualizarem para o Vista e para o novo modelo gráfico do Vista, vai ficar muito melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, acho que já deu para perceber que és um windows lover (não te critico por isso, cada um sabe de si.Ou estarei enganado...?), mas parece que te estás a esquecer qual foi o projecto que apareceu primeiro e revolucionou a ideia de desktop 3D.

O beryl pode vir por defeito com uma série de efeitos "maricas", mas tens toda a liberdade de ficar apenas com os mais simples e aumentar a performance da tua máquina à vontade.Vista produtivo? Não concordo, e não peço desculpa por isso. A mim parece-me um XP com eyecady de quem estava à pressa para entregar um produto para venda, e uma série de sítios para clicar com o rato, completamente desnecessários para quem quer ter um desktop produtivo, falo mais precisamente no explorer. Aquele feito de pseudo thumbnails gigantes que coloca as janelas em perspectiva em relação ao utilizador já não é nenhuma novidade no universo gnu/linux, já existia um projecto semelhante há algum tempo.

E depois de ver o vídeo dá para perceber a grande tareia que o eyecandy do vista leva do beryl, e nem são apresentados algumas das funcionalidade que eu utilizo com mais frequência, e que na minha opinião tornam o sistema muito mais produtivo. Basicamente o vista não trás nada de novo, corrijam-me me se estou errado. Vamos a ver se as tais modificações para o novo modelo gráfico trazem algo de novo... não creio... perdoem o meu cepticismo e talvez até um pouco de facciosismo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, não sou windows lover, vocês é que são todos os linux fanboys e só vem numa prespectiva, eu vjo em varias, uso tudo, leio sobre tudo e avalio melhor as coisas. Eu uso o linux e  uso windows, XP e Vista e si bem ver a diferença entre todos. Ao contrario de muitos que apenas gosta de dizer mal da microsoft e é linux addicted e pronto, o comentário fica por ai...

O primeiro projecto que apareceu e revolucionou a ideia de desktop 3D garanto que não foi o Beryl. Já existiam muitas cenas antes do género antes do Beryl chegar e ser conhecido. Toda a gente só começou a dar importância ao Beryl e este só começou mesmo a a ficar bem conhecido junto do publico quando as primeiras betas do Vista com o Aero começaram a sair. Antes disso, mal se ouvia falar de Beryl ou Compiz. Apesar de isto tipo de coisas já existir no mac, ms o linux é concorrente do Windows e não do mac.

E não é a experimentar o Vista um ou 2 dias que vais ver a diferença dele para o XP que quase que aposto que foi o que fizeste. Exploraste-o bem? Usaste constantemente durante uma semana, duas ou mais para o estares a criticar dessa forma? Provavelmente não, logo não tens opinião no assunto. E deixa que te diga outra cena, se usas o XP no teu dia a dia e não tens intenções de mudar para linux ou mac num futuro proximo, então sabes que mais? Mais dia menos dia vais mudar para o Vista. Todos dizem mal do XP mas no fim, todos acabam por mudar. Eu já venho a usar o Vista desde que ele foi lançado para RTM no MSDN, eu sei do que falo e já lhe dei uso como costumo dar ao XP e o Vista é sem sombra de duvida melhor que o XP. O tipo de comentarios que tas a ter é o que toda a gente teve (e provavelmente tu tb) quando saiu o XP e diziam o mesmo do Windows 2K, ora bem, ta tudo a usar o XP hoje em dia não está? I rest my case.

E quem disse que o Windows fazia as coisas só por ser novidade? O linux não o faz certamente ou não tinha quase nada. Como eu disse, antes de se dar importância ao modelo gráfico do Vista e antes de sairem as primeiras betas sobre o assunto, quem é conhecia o Beryl? Quase ninguém ouvia falar disso!

Mas porque raio o Vista leva tareia do Beryl? Só porque tem efeitos as cores a fazer desaparecer janelas? Ou porque os ícones da dock saltam todos? Só porque um vídeo do Beryl mostra que ele faz isso tudo e o Vista apenas foi programado para apresentar ao utilizador um desktop melhorado em relação aos Windows anteriores sem chatear muito o utilizador?

Aprendam a julgar as coisas com olhos de ver e não se deixem levar pelo fanatismo. Essa vossa mania de criticar tudo que a Microsoft faz é que vos tira a razão toda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas porque raio o Vista leva tareia do Beryl? Só porque tem efeitos as cores a fazer desaparecer janelas? Ou porque os ícones da dock saltam todos? Só porque um vídeo do Beryl mostra que ele faz isso tudo e o Vista apenas foi programado para apresentar ao utilizador um desktop melhorado em relação aos Windows anteriores sem chatear muito o utilizador?

Não, porque não exige hardware como os efeitos do Vista exigem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é algo que eu concordo, sim, o Vista existe muito mais que o Beryl, mas isso tu não consegues ver por uns vídeos. Se ambos estiverem a correr em máquinas capazes, não é um vídeo que te diz que um é melhor que o outro a nível de recursos gastos. E basta ler a resposta do xbrunox para perceber que o que ele se refere é ás animações e efeitos, etc e não aos recursos:

"E depois de ver o vídeo dá para perceber a grande tareia que o eyecandy do vista leva do beryl"

Ele até diz a palavra "eyecandy", logo, a discussão é tudo menos os recursos necessários para cada um correr o seu motor 3D. E se a discussão é os efeitos maricas então é julgar erradamente dizendo isso do Vista, porque la´por não fazer o mesmo que o Beryl não quer dizer que não seja possível.

A verdade é esta, a maioria das pessoas, olha po Beryl e olha po Vista e diz que o Beryl é muito melhor que o vista pelo simples facto de que este tem mais mariquices que o Vista e só por isso. Depois há aquelas que são mais entendidas no assunto e sabem que o Beryl puxa menos pela máquina e eu nisso concordo. Mas a verdade é que a maioria não pensa nisso, porque nem lhe interessa, é moda dizer mal do Windows e da Microsoft e olha po Beryl carregado de efeitos loucos e porreiros e depois olham po vista que só tem uns fades e uma troca de janelas em perspectiva 3D e dizem que o Beryl é muito melhor que o Vista e o deixa a anos luz, simplesmente a julgarem pelos efeitos e isso é extremamente errado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca experimentei o Vista nem faço tenções de experimentar em tempos próximos.

E porquê? Porque os meus 512 de RAM eram mal gastos aí...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E quem disse que o Windows fazia as coisas só por ser novidade? O linux não o faz certamente ou não tinha quase nada. Como eu disse, antes de se dar importância ao modelo gráfico do Vista e antes de sairem as primeiras betas sobre o assunto, quem é conhecia o Beryl? Quase ninguém ouvia falar disso!

Ninguém ouvia falar do beryl nesse altura. Porque... simplesmente não existia  :)  Havia o compiz que fez muitos WoW com o LiveCD  do kororoa :)

O primeiro projecto que apareceu e revolucionou a ideia de desktop 3D garanto que não foi o Beryl. Já existiam muitas cenas antes do género antes do Beryl chegar e ser conhecido. Toda a gente só começou a dar importância ao Beryl e este só começou mesmo a a ficar bem conhecido junto do publico quando as primeiras betas do Vista com o Aero começaram a sair. Antes disso, mal se ouvia falar de Beryl ou Compiz. Apesar de isto tipo de coisas já existir no mac, ms o linux é concorrente do Windows e não do mac.

Ainda quero ver hoje o MAC a rodar o desktop em 3D. Que eu me lembre a única coisa que o MAC fazia de especial era o "Exposé" ou algo do género que é as janelas todas em miniatura. Ainda me lembro de ver numa revista que o Longhorn (depois apelidou-se Vista) seria todo com efeitos 3D mas o que até agora vi desilude muito em relação às expectativas. 

A verdade é esta, a maioria das pessoas, olha po Beryl e olha po Vista e diz que o Beryl é muito melhor que o vista pelo simples facto de que este tem mais mariquices que o Vista e só por isso. Depois há aquelas que são mais entendidas no assunto e sabem que o Beryl puxa menos pela máquina e eu nisso concordo. Mas a verdade é que a maioria não pensa nisso, porque nem lhe interessa, é moda dizer mal do Windows e da Microsoft e olha po Beryl carregado de efeitos loucos e porreiros e depois olham po vista que só tem uns fades e uma troca de janelas em perspectiva 3D e dizem que o Beryl é muito melhor que o Vista e o deixa a anos luz, simplesmente a julgarem pelos efeitos e isso é extremamente errado!

E tu estás a falar numa secção GNU/Linux. Pensas que a maioria do pessoal não sabe que consegue melhores efeitos no Beryl ou Compiz e numa máquina com menos recursos que as necessárias para o Vista fazer algo parecido?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desisto, não vale a pena discutir mais isto...Vão sempre bater na mesma tecla e eu tenho mais que fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, não sou windows lover, vocês é que são todos os linux fanboys e só vem numa prespectiva, eu vjo em varias, uso tudo, leio sobre tudo e avalio melhor as coisas. Eu uso o linux e  uso windows, XP e Vista e si bem ver a diferença entre todos. Ao contrario de muitos que apenas gosta de dizer mal da microsoft e é linux addicted e pronto, o comentário fica por ai...

E não é a experimentar o Vista um ou 2 dias que vais ver a diferença dele para o XP que quase que aposto que foi o que fizeste. Exploraste-o bem? Usaste constantemente durante uma semana, duas ou mais para o estares a criticar dessa forma? Provavelmente não, logo não tens opinião no assunto. E deixa que te diga outra cena, se usas o XP no teu dia a dia e não tens intenções de mudar para linux ou mac num futuro proximo, então sabes que mais? Mais dia menos dia vais mudar para o Vista. Todos dizem mal do XP mas no fim, todos acabam por mudar. Eu já venho a usar o Vista desde que ele foi lançado para RTM no MSDN, eu sei do que falo e já lhe dei uso como costumo dar ao XP e o Vista é sem sombra de duvida melhor que o XP. O tipo de comentarios que tas a ter é o que toda a gente teve (e provavelmente tu tb) quando saiu o XP e diziam o mesmo do Windows 2K, ora bem, ta tudo a usar o XP hoje em dia não está? I rest my case.

Aprendam a julgar as coisas com olhos de ver e não se deixem levar pelo fanatismo. Essa vossa mania de criticar tudo que a Microsoft faz é que vos tira a razão toda.

Coleguinha, para já eu não uso o windows Xispe no dia-a-dia, não faço intenção mudar para o vista, visto estar contente com o actual SO que tenho instalado.

O beryl não foi o primeiro, mas foi claramente o que teve mais preponderância. Antes do beyrl havia o compiz e com certeza outras cenas que tu também não conheces.

Também escusas de vir com tretas de que és utilizador de tudo e que sabes bem ver a diferença entre todos, pois tiveste uns comentários bem facciosos em relação ao vista.

Já agora, já que sabes tanta coisa, por acaso sabias que aquele dock em que saltam os ícones está mto pouco relacionado com o beryl e afins?

Acerca de o windows fazer as coisas só por novidade, não me venhas dizer que não faz! Quem te ouve dizer um coisa dessas até pensa que não fazes ideia de como funciona o mercado comercial... E mais não é o linux que faz as coisas por novidade, são os utilizadores e programadores do sistema que fazem as coisas por gosto e por necessidade. Embora existam também corporações envolvidas que ajudam bastante ao desenvolvimento.

"Como eu disse, antes de se dar importância ao modelo gráfico do Vista e antes de sairem as primeiras betas sobre o assunto, quem é conhecia o Beryl? Quase ninguém ouvia falar disso!"

Meu amigo fala por ti, deves ter estado ausente do mundo, ou a perder tempo a instalar betas que rebentam de 2 em 2 dias...

Já chega de discussões que não vão levar a lado nenhum, parece que ambos somos cabeças duras, e tu claramente não tens essa abertura de mente que tanto proclamas.

Tive o meu momento de critica, parece que ficaste muito picado, relaxa jovem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E deixa que te diga outra cena, se usas o XP no teu dia a dia e não tens intenções de mudar para linux ou mac num futuro proximo, então sabes que mais? Mais dia menos dia vais mudar para o Vista.

Raramente entro nestas guerras entre linux e windows, visto que sou apologista de ambos. No entanto, deixa-me confirmar essa frase, de facto todos os utilizadores de XP mudarão para Vista mais tarde ou mais cedo. Da mesma maneira que os utilizadores de dos mudaram para 3.1, 3.1 para 95, 95 para 98 e 98 para xp, com uma minoria a mudar para algumas versões menos populares de windows pelo meio. No entanto existe uma grande diferença entre os utilizadores que passam para o novo SO assim que ele sai e os utilizadores que passam anos depois: estabilidade. Um sistema operativo não vem estável logo de inicio, é preciso tempo, patches, updates. Tens razão em dizer que mais tarde ou mais cedo passamos todos para o vista, mas quando eu passar é quando tiver algo bem importante que não me corra em xp, e isso só acontecerá provavelmente depois do segundo service pack do vista, nessa altura já tu andas com um SO mais recente, a dizer que todos os utilizadores de Vista mais tarde ou mais cedo trocam para XXXXXXXX.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E deixa que te diga outra cena, se usas o XP no teu dia a dia e não tens intenções de mudar para linux ou mac num futuro proximo, então sabes que mais? Mais dia menos dia vais mudar para o Vista.

Raramente entro nestas guerras entre linux e windows, visto que sou apologista de ambos. No entanto, deixa-me confirmar essa frase, de facto todos os utilizadores de XP mudarão para Vista mais tarde ou mais cedo. Da mesma maneira que os utilizadores de dos mudaram para 3.1, 3.1 para 95, 95 para 98 e 98 para xp, com uma minoria a mudar para algumas versões menos populares de windows pelo meio. No entanto existe uma grande diferença entre os utilizadores que passam para o novo SO assim que ele sai e os utilizadores que passam anos depois: estabilidade. Um sistema operativo não vem estável logo de inicio, é preciso tempo, patches, updates. Tens razão em dizer que mais tarde ou mais cedo passamos todos para o vista, mas quando eu passar é quando tiver algo bem importante que não me corra em xp, e isso só acontecerá provavelmente depois do segundo service pack do vista, nessa altura já tu andas com um SO mais recente, a dizer que todos os utilizadores de Vista mais tarde ou mais cedo trocam para XXXXXXXX.

Concordo plenamente com o que foi dito. Já vi muitas pessoas a dizer que vão continuar a usar XP e nunca vão usar Vista mas nem elas acreditam nisso, nem mesmo os apologistas de linux. :) E deixa-me dizer que tenho usado Vista nos últimos tempos e o SO está a surpreender-me pela positiva, apenas tem algumas lacunas e problemas de compatibilidade mas no final do ano com o lançamento anunciado do SP1 isso deve ser superado.

E também tenho a dizer que o ambiente gráfico é bastante agradável, aliás já tinha dito num post anterior a este. Não tem nada demais mas o suficiente.

Não se compara com os efeitos do beryl mas também eu não uso os efeitos am*ric*dos do beryl, só os simples.

Já agora, em resposta a outros tópicos atrás, deixem de ser fundamentalistas. todos os SOs têm algo copiado de outro. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só não uso Windows Vista por causa da "herança" que cada Windows recebe sempre.

Virus, malwares

Ao contrário que o Linux que só tem virus "prof-of concept", ou seja, só poderão ser activados pelo utilizador e caso sejam activados só contaminam a àrea desse utilizador e não a dos outros utilizadores...

Para mim o Windows é Excelente só num aspecto: Suporte a jogos pesados e que peçam directx.

Para o resto Linux para mim é melhor

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive o meu momento de critica, parece que ficaste muito picado, relaxa jovem...

Eu apenas desprezo pessoas com a p*ta da mania que são fanboys de linux/mac e que criticam e julgam tudo e mais alguma coisa, ou porque está na moda, ou porque fica mal dizer o contrário ou porque não tem dois dedos de testa para pensar nas coisas como deve ser e com sentido critico.

Não estou para aturar mais fanatismos. E para que fique como nota, eu não estou a criticar o Linux, eu uso ambos os sistemas. Eu apenas sei ver as coisas com o olhos de ver e não falo apenas porque "é este que eu uso e é este que eu acho que é melhor, porque sim". OVER!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o que me der na gana.

Um dia linux, outro dia windows, é o que apetecer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora