• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Falha expõe utilizadores do Windows com Wi-Fi

2 mensagens neste tópico

O analista Mark Loveless, do Vernier Threat Labs, revelou uma falha na conexão wireless de laptops que utilizam Windows, durante a conferência de hackers ShmooCon 2006, que aconteceu na última semana, Washington. No documento publicado por Loveless, a falha é classificada como grave e, segundo o autor do documento, que assina Simple Nomad, foi testada durante voos de avião.

O problema ocorre apenas em laptops com Windows XP ou 2000, sem firewall e com a função de conexão sem fios embutida. Quando o aparelho é ligado, o sistema operativo procura imediatamente qualquer conexão wireless disponível.

Se nenhum link for encontrado, o Windows cria um endereço local para conexão ad-hoc para se conectar a outros equipamentos próximos. Este endereço é transmitido para outros notebooks nas proximidades, caso o utilizador esteja em um aeroporto ou café com cobertura wireless, por exemplo. O problema, diz o analista no seu relatório, é que tudo isto ocorre sem que o utilizador seja notificado.

Na prática, outro utilizador pode aceder aos seus ficheiros locais e preparar ataques sem que ele nem se dê conta disso. O próprio Loveless testou o procedimento em quatro voos, verificando a vulnerabilidade em 11 casos.

Para proteger o seu equipamento, o utilizador deve utilizar firewall e manter a conexão Wi-Fi desactivada quando a mesma não estiver em uso. Outra medida preventiva á configurar o laptop para se conectar apenas a redes de infra-estrutura.

Fonte: Infortech United

É por estas razões que prefiro os produtos open-source (na generalidade) a produtos Microsoft: podem ser muito mais complicados, mas este tipo de problemas não persiste. Isto de não haver interacção entre as ligações do SO e o utilizador é uma falha grave por parte da empresa na minha opinião. Como o analista refere, qualquer utilizador com intenções menos benéficas pode aceder aos ficheiros de outro utilizador no caso de se encontrarem próximos. Claro que só acontece com laptops, mas os laptops são o futuro não é?

Lançam patches e patches e os problemas continuam a persistir. Espero realmente que o Vista não ofereça este tipo de problemas e que a Microsoft, tal como todas as empresas, continuem a aprender com os erros que vão cometendo.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois..so que muito ppl nem sabe o que é uma firewall...e tipo spr wireless ligado...  :nono1:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora