• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Quaero: a Resposta Europeia ao Google

1 mensagem neste tópico

O nome do site coincide com a sua principal função, "Quaero" é uma palavra derivada do latim, que significa "procurar". Dentro de algum tempo, o site de pesquisas produzido em laboratórios informáticos de França e Alemanha, estará disponível na web, apresentando-se como o sistema de busca multimedia mais avançado de sempre.

O site tem sido várias vezes conotado com o sonho e ambição dos europeus, particularmente do presidente francês Jacques Chirac, que pretendia criar alternativas ao poderio tecnológico dos norte-americanos.

O governante divulgou no discurso de Ano Novo quais as prioridades deste projecto e afirmou: "temos que ir de encontro ao desafio global dos gigantes americanos Google e Yahoo". Chirac afirmou que a geografia dos tempos modernos está ainda a ser traçada, pelo que, receia que no futuro "aquilo que não está online corra o risco de se tornar invisível para o mundo".

O Quaero não será um motor de pesquisa tradicional. Uma da suas vantagens é que disponibilizará ferramentas para procurar ficheiros de áudio e vídeo graças a uma aplicação que permite transcrever, indexar e traduzir documentos audiovisuais de forma automática.

O sistema será compatível com todas as plataformas, incluindo os dispositivos móveis e televisores, pelo que apresenta algumas vantagens face ao Google e seus congéneres.

O projecto é bastante ambicioso, como reconhecem muitas das partes envolvidas no mesmo, entre as quais figuram empresas de renome como a Deutsche Telecom, a France Telecom e a Thompson.

O site é em muitos aspectos semelhante ao Google, que cada vez mais se tem transformado num fornecedor de serviços, apostando noutras áreas paralelas à pesquisa. A grande questão é saber se o novo portal europeu fará frente, definitivamente, ao gigante norte-americano, algo que até agora foi impossível para o Yahoo, Microsoft, AOL, entre muitos outros. A resposta ficará a saber-se quando o Quaero for lançado, o que deverá acontecer ainda este mês.

Fonte: CDRWXP

É a resposta europeia ao Google. Espero sinceramente que vingue e que consigamos realmente oferecer competição aos produtos norte-americanos. Já pensaram que quando falamos de informática falamos quase sempre de empresas americanas? NVidia vs ATI; Google vs Microsoft etc.

Empresas europeias deste nível só a Nokia e a Ericsson (existem outras mas não ao nível de poder das norte-americanas).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora