• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Seagate inaugurou a era dos dados verticais

1 mensagem neste tópico

Os discos rígidos ganham 25% da capacidade de armazenamento quando os dados são gravados na vertical. É a Seagate, uma das principais marcas da área de armazenamento, que acaba de o provar com o lançamento de um disco rígido de 2,5 polegadas, capaz de armazenar 160 GB.

Segundo a Associated Press, esta capacidade de armazenamento só se tornou possível porque, em vez de gravar os bits de informação na horizontal, a nova unidade insere estes dados na vertical, o que permite ocupar de forma mais eficiente o espaço existente em disco.

Esta mudança na forma de funcionamento dos discos rígidos pode parecer apenas um detalhe, mas é determinante para ultrapassar as limitações impostas pela crescente miniaturização (mais informação em dispositivos mais pequenos).

Várias marcas já apresentaram protótipos com capacidades de 500 GB, mas ficou demonstrado que, a partir deste ponto, não é possível “miniaturizar” mais, uma vez que as células de informação começam a interferir umas com as outras através do magnetismo com que operam.

Na passada segunda-feira, a Seagate lançou a primeira unidade de gravação de 2,5 polegadas de 160GB, a um preço de 325 dólares (cerca de 245 euros). A drive dá pelo nome de Momentus 5400.3 e tem mais um quarto de capacidade de armazenamento que a antecessora, que ainda grava os dados na horizontal e que não ia além dos 120GB.

A Seagate informa que esta técnica pode estender-se a discos rígidos de uma e 3,5 polegadas, a fim de disponibilizar também unidades de gravação com maior capacidade para computadores de secretária e PDA.

Outras marcas já apresentaram discos rígidos que operam com a nova técnica – entre elas, a Toshiba que aproveitou o Consumer Electronics Show, que se realizou no início de Janeiro em Las Vegas, EUA, para mostrar ao mundo uma drive de 1,8 polegadas, também na “vertical”.

Fonte: Infortech United

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora