• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JD557

Licenças de distribuição de software

12 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Antes de mais caso exista outro tópico onde este assunto é discutido desculpem, procurei mas não encontrei nada.

O meu problema é o seguinte, eu e um amigo meu estamos a trabalhar num jogo para PC já faz algum tempo. A intensão era de distribuir o jogo gratuitamente (já por isso estava a pensar em licenças gratuitas), mas com o código e com a arte protegida.

Para isso gostava de saber que licença aconselham, já ouvi falar da GPL e LGPL, mas pelo que entendi essas obrigam o projecto a ser open-source, sendo que eu preferia manter um projecto de código fechado (embora o código aberto ainda seja uma opção).

Por outro lado queria uma licença que protegesse as imagens/musicas do jogo sem que eu as tivesse de embutir no código... em principio vou alterar as extensões dos ficheiros, mas tenho noção que isso não é muito seguro.

Existe alguma licença ideal para o meu caso? Se não, que outras licenças me aconselham?

Obrigado desde já pela atenção. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porreiro, encontrei mesmo aquilo que estava à procura, obrigado. :)

Já agora, como faço para proteger o jogo com essa licença? Não tenho de assinar nada?

É só escrever "Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons  Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas. Para ver uma cópia desta licença visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pt/"?

EDIT: No site da Creative Commons diz:

Can I use a Creative Commons license for software?

Creative Commons licenses are not intended to apply to software. They should not be used for software(...)

Pelo que entendi pelo resto do texto no site eles apenas dizem isso porque não aplicam qualquer protecção sobre o código-fonte (como planeio que o projecto seja de código fechado, isto não deve ser problema), mas gostava que me explicassem isto melhor.  :)

P.S. Desculpem a chatice, mas não estou muito habituado com isto das leis e tenho receio de fazer asneira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre fazer a tua própria licença, mas pode ter lacunas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre fazer a tua própria licença, mas pode ter lacunas...

Fiquei com curiosidade ... podes dizer algumas so pro pessoal tar ambiantado do que pode esperar , quando se esquecer :S

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pa, há sempre pessoal que consegue encontrar uma maneira de passar ao lado do que está na licença se esta não for feita por um profissional.

Alguem pode encontrar uma lacuna na tua licença, que de uma determinada maneira não seja ilegal mexer no código... Não sei se me exprimi muito bem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum... yah ja tou a perceber a tua ideia, a que ter atenção...

tal como os  tugas querem fugir ao fisco...  :)

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, como faço para proteger o jogo com essa licença? Não tenho de assinar nada?

Também tenho curiosidade em relação a isto. Como é que se processa esta protecção? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres mesmo que isso fique protegido contacta um advodado. As licenças open source vão em grande parte contra a legislação portuguesa, o que, embora não te traga problemas, pode trazer aos teus utilizadores.

Para usares um licença open source, ou qualquer outra licença basta mesmo que indiques os termos da licença ao utilizador. Um licença não é mais que um contracto entre ti e os teus utilizadores, as licenças open source têm apenas a vantagem de já estarem escritas e não teres de "inventar" tu o texto, evita alguns "buracos" legais.

A CC não foi criada para proteger software por isso o melhor é mesmo aconselhares-te com um advogado de forma a garantir que a podes usar sem problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora... isso diz que o trabalho só fica protegido caso possua direitos de autor.

Na lei portuguesa é necessário falar com alguma sociedade/organização (tipo SPA) para obter direitos de autor ou "mal faço um risco no papel" já tenho direitos sobre a obra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para um obra estar protegida pela lei portuguesa apenas precisa de ser original, cópias não servem :D, e ter sido feita por ti, para seres tu o detentor dos direitos claro :D e ter sido exteriorizada, isto que dizer que se fizeres um programa e o guardares na gaveta ele não está protegido. Também é aceite uma obra que tenha por base outra obra em que tenhas feito alterações significativas de modo a ser considerado uma obra nova. Isto são as linhas gerais.

O que significa que qualquer programa que tu faças e que mostres que existe, seja colocando on-line para download, seja disponibilizando para venda, seja qualquer outro método que torne a obra conhecida, está automáticamente protegido.

A SPA existe apenas para ganhar algum :), bem, existem algumas vantagens em pertencer à SPA, como o facto deles se preocuparem se alguém viola as obras dos seus associados mas na generalidade não vejo vantagem, mas repara que isto é uma opinião minha, podes ver vantagens que eu não veja. No fundo, a lei não obriga a que registes uma obra, excepto pulicações periódicas, como revistas e jornais, para teres os teus direitos protegidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Também é aceite uma obra que tenha por base outra obra em que tenhas feito alterações significativas de modo a ser considerado uma obra nova. Isto são as linhas gerais.

Bem, o jogo é um remake do space invaders com algumas alterações que acho que são bastante significativas.

Ok, já entendi... então posso meter o © :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora