• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Firefox - Scroll

19 mensagens neste tópico

Boas. Eu no Firefox @ Windows quando clicava com o botão do meio do rato, se mexesse o rato para uma direcção, ele fazia scroll nessa direcção. Ora, aqui em Linux não acontece. Alguém sabe como posso recuperar essa funcionalidade?

Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; en-US; rv:1.8.1.4) Gecko/20061201 Firefox/2.0.0.4 (Ubuntu-feisty)

Cumps. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois isso é verdade mas acho que isso tem a ver com o rato e não com o firefox :) acho que tens de configurar isso.

Se descobrires diz :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois isso é verdade mas acho que isso tem a ver com o rato e não com o firefox :) acho que tens de configurar isso.

Se descobrires diz :)

Pois, mas onde? O rato é um básico da Logitech (PS/2). Scroll c/botão, botão esquerdo e direito.

Agradece-se dicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

camarada, tens que instalar uns drivers para o rato que tragam essa funcionalidade. Os drivers para ratos standard do windows trazem isso, osda tua distro pelos visto nao. Tens que arrankar outros drivers.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um rato da logitech que se liga à porta ps/2 (MX700), e tenho a scroll...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

camarada, tens que instalar uns drivers para o rato que tragam essa funcionalidade. Os drivers para ratos standard do windows trazem isso, osda tua distro pelos visto nao. Tens que arrankar outros drivers.

Uhm. Tou a usar Ubuntu. Alguma dica de como e onde os arranjar?

Eu tenho um rato da logitech que se liga à porta ps/2 (MX700), e tenho a scroll...

Eu também consigo fazer scroll, não consigo é fazer o scroll só com movimento do rato (depois de clickar no botão do scroll).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na mesma que tu, ubuntu feisty

Mostra-me esta secção do teu /etc/X11/xorg.conf:

Section "InputDevice"

Identifier "Configured Mouse"

Driver "mouse"

Option "CorePointer"

Option "Device" "/dev/input/mice"

Option "Protocol" "ImPS/2"

Option "ZAxisMapping" "4 5"

Option "Emulate3Buttons" "true"

EndSection

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ele quer isto:

Quando se clica em Windows com o botão do meio, aparece um circulo no ecrã com umas setas. Ao movimentarmos o ponteiro do rato para cima e para baixo a página mexe-se (faz scroll). Em linux quando se carrega com o botão do meio do rato, não acontece nada.

Eu também senti essa dificuldade, mas depois habituei-me a lidar sem isso :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ele quer isto:

Quando se clica em Windows com o botão do meio, aparece um circulo no ecrã com umas setas. Ao movimentarmos o ponteiro do rato para cima e para baixo a página mexe-se (faz scroll). Em linux quando se carrega com o botão do meio do rato, não acontece nada.

Exacto. Mas em páginas longas, incomoda e muito. :\
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não tem nada a ver com drivers de rato... é uma opção que vem desligada por default em Linux.

Escreve about:config na barra de endereço, procura pela chave general.autoScroll e muda para true.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não tem nada a ver com drivers de rato... é uma opção que vem desligada por default em Linux.

Escreve about:config na barra de endereço, procura pela chave general.autoScroll e muda para true.

Já bomba! You rule Triton! :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aproveito e também agradeço a dica... Dá muito jeito. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho outro problema no Firefox... o meu rato tem dois botões laterais que deviam dar para retroceder/avançar, mas estão a funcionar de forma diferente... um faz o mesmo que quando carrego no botão scroll (aparece aquele círculo que o djthyrax falou), o outro funciona como botão direito do rato. Isto tem a ver com os drivers do rato/o ficheiro xorg.conf?

EDIT: Resolvido com umas mudanças no xorg.conf

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pcaldeira, que mudanças, é que o meu rato também tem dois botões laterais, e esses é que não funcionam mesmo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Substitui a secção InputDevice no xorg.conf por isto:

Section "InputDevice"

Identifier    "Configured Mouse"

Driver        "mouse"

Option        "CorePointer"

Option        "Device" "/dev/input/mice"

Option        "Protocol" "ExplorerPS/2"

Option        "ZAxisMapping" "4 5"

Option        "Emulate3Buttons" "true"

Option        "Buttons" "7"

Option        "ButtonMapping" "1 2 3 6 7"

EndSection

Fonte: guiaubuntupt.org

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora