• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Hacker põe códigos na internet para quebrar segurança anticópia

1 mensagem neste tópico

O hacker Norueguês Jon Lech Johansen, conhecido como "DVD Jon", registou o domínio deaacs.com, onde irá colocar o código para quebra a protecção de segurança AACS, desenvolvido para evitar a cópia de material protegido por direitos de propriedade intelectual. É isso que Johansen diz na sua página Nanocrew.net.

AACS são as siglas de Sistema de Acesso de Conteúdo Avançado (em inglês), promovido por gigantes do software e hardware como a IBM, a Microsoft e a Intel, cujo objectivo é impedir a cópia de filmes com formato digital de nova geração. Para o jovem norueguês, o objectivo deste sistema não é "prevenir a pirataria", mas "controlar o mercado de DVD players".

Johansen tornou-se famoso em 1999 quando com apenas 15 anos de idade apresentou o seu programa DeCSS, que anulava os códigos anticópia CSS dos DVD. O rapaz publicou o código do seu programa na Internet e as associações norte-americanas Motion Picture e DVD Copy Control, apoiadas pelos poderosos estúdios Warner Brothers, o denunciaram em 2002, data em que também foi processado pela promotoria Norueguesa.

Em Dezembro e Janeiro de 2003 ganhou alguns julgamentos contra os litigantes em primeira instância e de apelação em Oslo. DVD Jon, que trabalha para a empresa MP3Tunes em San Diego (EUA), explicou que não pretende cometer o mesmo erro de seis anos atrás, ao não registar o domínio decss.com, e desafiou as companhias a lançar produtos com o código AACS para "pirateá-lo".

Infortech United

E DVD Jon está novamente a trabalhar naquilo que que parece realmente acreditar...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora