• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

Todos Os Windows Legítimos Têm Backdoors Instalados ...

13 mensagens neste tópico

Fonte: http://movv.org/page/3/

Noticia:

Segundo um rumor que corre a Internet já há algum tempo, a Microsoft teria admitido a existência de um backdoor no Windows XP que permitia à multinacional de Redmond a gestão dos seus direitos digitais (DRM)… E antes corria o rumor de que haveria um total de 16 backdoors secretos que permitiriam à empresa monitorizar o uso das máquinas e enviar esta informação de forma selectiva para a NSA americana… (ver AQUI)

É certo que existe no Windows 95, 98, NT4 e no 2000 uma key designada por “NSA”. Confrontada com a possibilidade de a empresa ter deixado no sistema uma backdoor para a agência de informações americana a multinacional negou vigorosamente essa possibilidade. Alguns peritos (ver AQUI), concordam com o desmentido, afirmando que a chave está no XP apenas para tornar o Windows compatível com as normas de exportação do “U.S. Commerce Department” e da própria NSA. Nesta visão, as chaves da NSA seriam apenas usadas para confirmar as assinaturas digitais pela PKI API do Windows e para verificar se eram compatíveis com as leis de exportação dos EUA.

Agora, com o Vista, os rumores regressam… No começo de Janeiro de 2007 correram rumores de que a NSA (National Security Agency) dos EUA tinha colaborado com a Microsoft no desenvolvimento das funcionalidades de segurança do XP, presume-se que na área do EFS e do IPSec (encriptação de comunicações e de ficheiros) e estes rumores confirmaram-se em finais de Janeiro com o reconhecimento por parte da Microsoft dessa colaboração. Segundo a Microsoft, uma equipa de criptologistas da NSA teria sido enviada para a sede da empresa para rever as características de segurança do Vista.

A obsessão com o controlo de informações e as repetidas violações das liberdades individuais patrocinadas e ordenadas pela actual Administração tornam a tese da penetração da NSA no Windows Vista bem plausível… Os rumores sobre uma backdoor da NSA no Vista tornam-se assim novamente actuais e a Microsoft, torna a dar a mesma resposta negativa que dava em 1999…

Mas se nos EUA existem dúvidas quanto à participação e finalidade da colaboração entre a NSA e a Microsoft na segurança do Windows Vista, no Reino Unido, o “Home Office” confirmou estar em conversações com a Microsoft para obter uma backdoor que lhe permitisse aceder aos ficheiros encriptados no Windows Vista… Aparentemente, o pudor e a lata são bem menores deste lado do Oceano…

O Vista usa um novo sistema de encriptação de ficheiros conhecido como “BitLocker Drive Encryption” que depende de um processador com o nome de “TPM” na placa-mãe do PC. Concebido para imprimir um alto nível de segurança, mas também para impedir o download de filmes e músicas não licenciados, o BitLocker vai também encriptar o conteúdo de um disco rígido totalmente e de uma forma tão eficiente que peritagens como aquelas que foram feitas ao computador de Murat e do técnico russo no caso Madeleine deixarão de ser possíveis… Uma solução seria conceder às autoridades uma backdoor, e entregar a estas essa palavra-chave (equivalente ao conceito de Recovery Agent no XP). Em declarações públicas recentes, responsáveis pela Microsoft afirmaram que:

“At the same time, we are working with law enforcement to help them understand its security features and will continue to partner with governments, law enforcement and industry to help make the internet a safer place to learn and communicate.”

Ou seja… Será que afinal as primeiras suspeitas do envolvimento da NSA eram verdadeiras? Pode a Microsoft resistir à pressão da Casa Branca e dos governos de todo o mundo de forma a não lhes entregar uma forma destas quebrarem o forte sistema de encriptação do Vista? É claro que esta questão é particularmente importante e sensível e… Polémica!… É certo que pedófilos, terroristas e criminosos não devem ter uma forma fácil de iludirem as polícias e as investigações que sobre si recaiam, mas passar deste ponto ao ponto em que qualquer governo - eleito ou imposto - ou que qualquer responsável por uma qualquer turva e incerta agência de informações no mundo pode aceder aos dados no meu computador… Vai um grande passo! Especialmente, porque os criminosos já têm ao seu dispôr mecanismos de encriptação comerciais (ver AQUI) e até o próprio EFS, presente em todos os Windows XP… A medida (já tomada ou não) de abrir portas para todos os Windows Vista iria apenas permitir o acesso aos espiões e polícias de todo o mundo aos computadores de todos os utilizadores… Mesmo aos das ditaduras e aos governos corruptos e imorais que se multiplicam neste planeta.

E note-se que de passagem, como a Microsoft aproveitou o Vista para dificultar a vida daqueles que usam música e video não licenciados com este mesmo mecanismo “BitLocker”…

Fonte: http://movv.org/page/3/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que isso é mais uma noticia para levantar conflitos...

Se existiam backdoors já vários crackers/hackers as teriam descoberto... logo não acredito muito na noticia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não necessariamente imagina que a backdoor só é activada quando um determinado IP faz ping à maquina :P Lol nem sei se é possível mas pode ser um mecanismo assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que estão a fazer demasiado barulho em relação a isto. Mas não seja por isso, façam IP spoofing e testem, pode ser que funcione. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não acredito nesta notícia.

É mais fácil uma pessoa "fechar" os olhos a um assunto que não quer ver que acreditar nele...

:P

Lol. E porque não haveria eu de querer ver? Não sou dono da microsoft e muito menos ganho alguma coisa com o seu sucesso...

Porque haveria de não querer ver?

Simplesmente, não me parece credível. Tenho esse direito ou não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mais fácil uma pessoa "fechar" os olhos a um assunto que não quer ver que acreditar nele...

Lol. E porque não haveria eu de querer ver? Não sou dono da microsoft e muito menos ganho alguma coisa com o seu sucesso...

Desculpa se te ofendi, não é essa a minha intenção.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa se te ofendi, não é essa a minha intenção.

:)

Não há crise... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me surpreende nada... acho que o governo dos EUA é bem capaz de fazer uma coisa destas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só por pessoal da NSA vir rever o código do vista ao nível da segurança não me parece credível que a tese já refutada anteriormente tenha mais credibilidade agora.

Mas uma coisa é certa, o vista não irá ser usado pela minha pessoa num dos seus próximos computadores. Sempre que necessário sistema de janelas da Microsoft, o xp será a escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas uma coisa é certa, o vista não irá ser usado pela minha pessoa num dos seus próximos computadores. Sempre que necessário sistema de janelas da Microsoft, o xp será a escolha.

Sim, é o que uso também embora às vezes prefira o good ol' Windows 98 SE ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só por pessoal da NSA vir rever o código do vista ao nível da segurança não me parece credível que a tese já refutada anteriormente tenha mais credibilidade agora.

Exacto. SE Linux?

Não acho que isto "encaixe" na secção de noticias. Era mais na Geral.

Outra coisa, link "correcto": http://movv.org/2007/06/02/uma-porta-de-entrada-para-os-espioes-da-nsa-no-windows-vista-e-outras-questoes-relacionadas/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora