• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

um novo forum para o robocode!

28 mensagens neste tópico

Eu estava mesmo mesmo para sugerir isto :D

Como eu gosto de inaugurar um forum! primeiros a tocar aqui, primeiros a tocar ali, primeiros a entrar em off-topic primeiros a dizer parvoices neste fórum.  :cheesygrin: ;)

Bem... o novo wiki deve estar por aí a rebentar... é criar um namespace lá tambem só para recursos de robocode!

Let the games begin!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho estado a pensar num site com recursos sobre robocode. Tutoriais, apresentação de resultados de combates, multimedia, upload de robots. Comecei já a delinear um layout simples para o apresentar entretanto, embora o tempo não abunde, acho que o consigo fazer em meia dúzia de horas.

Mas daí até um fórum acho que é um avanço grande, e não sei se existem interessados que chegue.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho estado a pensar num site com recursos sobre robocode. Tutoriais, apresentação de resultados de combates, multimedia, upload de robots. Comecei já a delinear um layout simples para o apresentar entretanto, embora o tempo não abunde, acho que o consigo fazer em meia dúzia de horas.

Mas daí até um fórum acho que é um avanço grande, e não sei se existem interessados que chegue.

lol, eu estava a referir-me a este sub-fórum que acabou de ser criado aqui no portugal-a-programar. Não estava a sugerer um novo fórum. Como disseste acho que não há pessoal suficiente para isso. Aqui sempre vamos captando a atenção de mais pessoas. E eu por mim sinto-me bem aqui no p@p.

Quanto a uma página... se for para documentação em portugues acho que mais vale usarmos o wiki do portugal a programar em paralelo com este forum. Se for em inglês acho que pode usar-se um wiki. Apesar de já haver o robowiki este está todo desorganizado e o pessoal usou aquilo para discussao. Eu aconselho o dokuwiki.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora concorde com a racionalização dos recursos preferia ter um sistema separado. Sob o P@P mas separado da wiki. Parecem-me objectivos diferentes e por outro lado a wiki está em reestruturação, não sabemos se o robocode terá grandes adeptos...

Usar um sistema já existente era interessante mas nunca são suficientemente flexiveis para se usarem sem ficarmos agarrados ao sistema e à forma do sistema. Mas para já é apenas uma ideia. Vamos ver como as coisas correm, não quero avançar depressa demais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, há isso a ter em conta é verdade.

É uma coisa que já pensei fazer, mas já tenho tanto projecto.

Mas como é que estás a pensar fazer isso? um wiki, um site normal? usar um cms?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não tive-se atolhado de trabalho ajudava-te com o site a ideia de colocar os resultados online é boa ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um site simples, em português com meia dúzia de links e um layout simples com conteúdo fácil de ler.

Menu: Início, Downloads, Envio de Robots, Tutoriais, Multimedia, Resultados de Combates.

A secção de downloads ainda não está definida, na secção multimedia podem ficar videos e imagens, na secção de resultados poderiamos colocar os resultados de combates efectuados, mas esse link pode ser mudado para Concurso e lá dentro deixar as regras, e os resultados.

O único ponto onde daria jeito um CMS/Wiki seria na parte dos tutoriais mas entre o tempo que se perde a instalar o sistema, alterar layout e manter tudo, comparado com o tempo de alterar manualmente um html para adicionar um link e fazer upload, prefiro fazer tudo manualmente. Não vejo vantagem em usar um CMS/Wiki.

Mas mais uma vez isto é ideia, para já estou a estudar o que se pode colocar e como se pode colocar, depois estava a pensar criar um subdominio no meu dominio para poderem ver e dar ideias e fazer alguns testes, tipo robocode.sergio-lopes.org. Se realmente valesse a pena então falaria com o resto do staff para saber da possibilidade do site passar para alçada do P@P, com um subdominio próprio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ainda não mexi no código do robocode mas considerando que é uma appl open source deve ser relativamente fácil alterar os métodos que determinam o final do jogo e fazer com que ele envie os resultados para o site por meio de uma urlconnection, assim os resultados seriam colocados em tempo real ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, temos opinioes diferentes... eu curto usar software já feito porque vem com 1001 coisas uteis tipo parsers de bbcode ou similar, backends de edição de conteudo, gestão de permissões, sistema de templates, gestão de sessão, acesso a definições em qualquer ponto etc.

Mas ya, há alguma curva de aprendizagem por exemplo para ler a documentação do software em questão.

Eu usaria um wiki para o site todo. Editaria os links dos menus e depois era sempre a adicionar conteudo organizado por namespaces e quando fosse preciso links para paginas externas. Mas isso tinha que ser uma cois tipo wika ou dokuwiki pois o mediawii, por exemplo é demasiado complexo para sites pequenos... na minha opiniao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia que tinha para o layout do site seria algo como isto: http://user.cs.tu-berlin.de/~lulli/roboleague, com o menu no topo e não no fundo como esse está e sem ser preto como esse, acho que é um layout simples e agradável.

Já usei a dokuwiki, actualmente uso a pmwiki.

Uma coisa que não sei é como fazer uma página para fazer upload de ficheiros e colocá-la dentro da wiki, isto é, dá para fazer um script de upload e colocar um formulário dentro de uma página de wiki? O meu conhecimento de wikis/cms é muito fraco.

Achas que numa tarde me entendo com isso, isto é, dá para apresentar um esqueleto até ao final do dia de hoje se começar agora a mexer nisso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para dizer a verdade uma tarde é capaz de ser pouco. Eu já ando para integrar um wiki que tenho com um site e ainda nao o comecei a fazer por ser uma coisa um pouco morosa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas agora começo a ficar interessado em voltar a usar a dokuwiki, até porque me lembrei do código dos tutoriais que dá jeito estar highlighted.

Mas sabes fazer o tal formulário de upload dentro de uma página da wiki, ou sabes de alguma documentação sobre o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem começo a sentir-me excluído  ;)

Ninguém disse o que achou da minha ideia ....

Quanto à Wiki e pessoalmente acho que o site seria uma melhor hipótese não sou grande amigo de wikis :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei da tua sugestão, mas seria mais fácil pegar nos resultados e fazer upload, isto é, seria mais fácil criar um script php que pegasse num ficheiro CSV e fizesse o parssing e mostrasse os resultados. Mas para isso ainda é preciso ver se vamos ou não usar o roboleague, que já faz muito por nós.

Eu estou dividido, pelo tipo de conteúdo, apenas os tutoriais são conteúdo relativamente mutável, se bem que pouco, e só os resultados estão mesmo em mudança. De resto é tudo estático, logo site seria mais fácil e rápido mas  o syntax highlighting dava jeito, se bem que não é nada que uma ou duas tags no CSS não resolvam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim se com vamos apenas usar Java uma file CSS com um função JavaScript e a coisa fica feita ;)

Pessoalmente acho que a forma mais simples de meter e expor os tutoriais seria com uma pequena DB, assim era fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpem a demora.. fui cortar o cabelo ;)

Pode criar-se um script em php ou qq outra linguagem que receba um pedido http e o processe. O pedido pode ir por exemplo em xml ou mesmo em csv, é questão depois de de o script o  processar. Hackar o robocode para enviar os resultados mal acabe o combate é uma ideia bem fixe, mas nissonão me meto eu.. pois nao tenho conhecmimentos para isso.

Enquanto nao se arranjar uma solução dessas outra solução é um formulario em que o administrador possa submeter resultados em csv.

knitter, o formulario de que está a falar... é um formulario de upload de ficheiros?

Para dizer a verdade não sei se o dokuwiki tem isso. vou dar uma olhadela na minha instalação e tambem no wikimatrix.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa =)

Bem, que tal pensarmos memso num site sober robocode ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aaaahhhh...

isso é ironia ou não leste o tópico onde acabaste de afixar essa mensagem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ia para um Wiki.

Bem acessível para todos modificarem e contribuírem, e seria também algo útil, não apenas um site para mostrar resultados, mais trabalhoso, etc... etc..

Quanto ao script de resultados, tanto eu como o pedrotuga ou qualquer outra pessoa que queira, pode fazer isso sem espinhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então vamos tentar definir o objectivo do sistema, depois escolhemos o que fazer.

Requisitos, como eu os vejo:

•  
  • Layout simples, sem recorrer a imagens.

• Estrutura base:

•      
  • Inicio

• Concurso

•          
  • Descrição

• Como concorrer

• Submeter Robots

• Resultados

[*]Multimedia

•          
  • Screenshots

• Videos

[*]Robots

[*]Recursos

[*]Tutoriais

Não pretende ser um sistema colaborativo, isto é, não existe muita informação a disponibilizar que tenha de ser criada/editada por muitas pessoas.

Conteúdo é principalmente estático, sendo que a secção multimedia poderá ser composta por contributo de utilizadores, mas mesmo neste caso é melhor um sistema de upload de imagens/videos ou de envio de links em que não existisse alteração do conteúdo manualmente. O resultados poderiam ser gerados automáticamente a partir dos ficheiros XML e/ou base de dados. O envio de robots seria automático.

O restante conteúdo é estático.

A meu ver um CMS é demasiado, uma wiki talvez se aproxime mais mas mesmo assim penso que dará mais tabalho alterar a wiki para os nosso propósitos que fazer o sistema de raíz.

Mas o que dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A resposta é: alterar um wiki dá mais trabalho. Fica uma coisa mais facil de manter e mais escalável, mas dá mais trabalho a por no ar. A usar-se um wiki terias que criar essas paginas, definir as permissões para só tu as poderes alterar, e depois editar manualmente o menu e o layout para dar um aspecto de pagina normal.

Por outro lado, os recursos e os tutoriais são uma coisa que dá jeito ter em formato wiki.

Talvez um wiki para estas duas partes, uma em cada namespace. Mais tarde faria-se um estilo para o wiki e mudaria-se tudo para lá. Não sei... apresentem aí as vossas soluções.

O roboleague fala lá qualquer coisa em repositorios mas ainda nao percebi bem como funciona.

===========================================================================

EDIT: esta era a mensagem que eu tinha escrita mas entretanto o knitter respondeu:

Bem... pelo que eu li o dokuwiki suporta upload de ficheiros mas, por incrivel que pareça ainda nao descobri onde é o formulario.

Estive a dar uma vista de olhos muito por alto na documentação da roboleague... zoix... o pessoal que fez aquilo empenha-se, tudo documentadinho, uma api tambem toda ela documentada, sim senhor.

As boas noticias: aquilo gera resultados em xml, na verdade o html que nós vemos é gerado a partir do xml.

Então é o seguinte: se não se adopta a roboleague pode fazer-se o tal script que arquive os resultados e que mostre um ranking estilo ranking do ténis, por exemplo baseado nos últimos dez combates. O problema é mesmo o que fazer quando começarmos a ter pessoal a mais para uma só batalha. Não tenho a certeza disto, mas o roboleague deve ser escalavel, tipo, deve permitir o aumento do numero de participantes de forma suave sem deitar fora os resultados antigos.

Está um pouco incerto o futuro... se começar a aparecer muito pessoal podemos ser a liga de excelencia de portugal. Por outro lado, podemos nunca chegar aos dez participantes... :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso do roboleague, se escolheres uma liga então podes ir adicionando robots, se escolheres um campeonato o número de participantes é fixo.

Eu quando fiz usei uma liga. E os resultados que estão a ver foram transformados do XML sim, mas tens de o fazer manualmente, isto é, o programa tem uma opção no menu para transformar os resultados. E se não me engano é possível usar resultados anteriores, isto é, escalar o número de participantes mantendo sempre os resultados antigos.

Mas já agora em que é que ficamos em relação ao site, dava jeito avançar com isso, pelo menos definir o caminho a tomar, a implementação pode ser feita mais tarde.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para dizer a verdade estou confuso. Nao sei o que será melhor.

Se calhar mais vale manteres a tua ideia inicial e usar um wiki só par a parte de documentação. Depois mais tarde, se se ajustar o look do wiki ao do site, podes passar o site todo para o wiki.« por motivos de conveniencia.

Este site pode dar uma ajuda na escolha do wiki

http://www.wikimatrix.org/

Escolhe um com suporte para namespaces e cria um namescpace para cada secção. Deixa o namespace de raíz livre para o caso de o querermos integrar o site todo no wiki.

Mas olha... mais vale demorar um diazito ou dois a pensar nisto do que tomar uma decisão precipitada. Tambem tens que pensar que se és tu que pões o site no ar, tem que ser um pouco à tua maneira, afinal de contas é a ti que te vai dar mais trabalho.

Eu não me importo de contribuir até porque isso me dá prazer :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que não quero fazer isto já, quando antes falei numa tarde era para ter um esquelo muito básico pronto para saber se valia a pena. Fazer uma rodagenzita :)

Não faço a mínima ideia do que é um namespace, a não ser os do .Net :P. Mas vou ver isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora