• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tRojan_mxx

Esquema de um robot precisase

9 mensagens neste tópico

Boas ppl

Alguem tem ai um esquema de um robot tipo aqueles de busca e salvamento que segue uma linha preta, desvia-se de obstaculos, deteta bonecos na pista, etc.

Eu percebo alguma coisa de electronica e programaçao deste tipo de robot, se alguem me arranjar o esquema agradecia.

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOOL e a nota da cadeira vai pra quem te der o trabalho ....

PS... notasse um acrescimo nos post, vejo cada vez a aumentar mais os post a dizer para arranjar ou fazer o trabalho do que duvida na execuçao do mesmo!...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL... Eu ando no 9º ano!!!

É mesmo so para me divertir aqui em casa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ham LOOOL bem... se queres que diga sinceramente ou tens que ser fascinado por robotica e programaçao para fazer uma coisa dessa com a tua idade... é que por exemplo, esse é um trabalho realizado em algumas faculdades.. ;)

Mas nada é impossivel ... Lool bassta aprender....

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu gosto mesmo disto, hoje demanha tive 4horas a programar o robot na escola...

Eu queria era mesmo para fazer umas brincadeiras ca em casa, fazer tipo hobby.

Lá na escola temos 2 mas e mesmo para competiçao porque nos vamos ao mundial de robotica...

Se alguem me puder ajudar...

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

envia-me o teu email que eu posso disponibilizar-te um circuito de um AGV e a respectiva programação do micro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O teu robot é de que tipo?

Só te falta proramar a PIC??

Posso arranjar códigos e esquemas de robots, kk coisa manda mail...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva wpy,

Devo fazer um pequeno alerta relativamente ao esquema publicado no site: http://br.geocities.com/alexrobotica/monty/monty_index.html (ponte de comando do motor)

Comandar um motor com uma ponte a bipolares, implica a montagem de díodos em (anti) paralelo em cada transistor, dado que um motor é basicamente composto por um circuito inductivo que no momento em que se abre o circuito, "tenta" por todos os meios libertar a energia armazenada.

Nas situações em que a ponte é a mosfet, o problema está intrinsecamente resolvido pelos díodos integrados. (ver datasheet de um IRFZ44, por exemplo)

Isto traduz-se na elevação da tensão produzida, até teoricamente ao infinito, com polaridade invertida, até algum transistor "ir à vida" por breakdown voltage.

Em algumas situações um snubber, pode funcionar, contudo, diria que a regra deve ser a anterior, díodos.

Cumps,

jotalinux

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora