• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nuno

Construir um a minha maneira.

12 mensagens neste tópico

boas pessoal!

~

Tou a pensar em construir um pc a maneira comprando componente a componente tentando fazer o melhor cpu possivel..

tenho ate 800€ para gastar e tentar fazer a melhor makina possivel..

qualquer sugestao a nivel de qualquer bom componente mas não muito caro agradecia...e qualquer ajuda e sempre bem-vinda. a nivel de TUDO..

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um bom CPU? Oh meu caro, ainda precisas de muito para não seres enganado numa loja de informática  :cheesygrin:. Bom, se viesses a minha loja fazia-te um orçamento mas se não é assim, nada feito. Diz-me so se vais fazer com monitor ou sem monitor, se for com monitor esquece a parte de "bom computador".

CPU = Central Processing Unit ou seja, Processador. Não comfundir com o computador em si a bem dita "caixa"

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o LuRsT disse, se for sem monitor fazes mesmo uma excelente máquina. Se for com monitor, fazes há mesma uma boa máquina. O que eu escolheria hoje em dia: processador Core 2 Duo, gráfica Geforce 8600GT, 2GB de RAM DDR2,  motherboard com chipset Intel ou Nvidia, disco Raptor e uma fonte.

EDIT: aqui fica um exemplo de uma configuração:

Asus P5B  - 102.85€

Intel Core 2 Duo (Conroe) E6420 - 175.45€

Gskill DDR2 PC6400 PK 2GB - 95.90€

XFX GeForce 8600GT XXX 256MB GDDR3 - 145.20€

Western Digital Raptor 74GB 10.000rpm  - 157.30€

LiteOn 20x DVD-RW LH-20A1P Preto - 25.95€

LC Power Green Power 550w Silent Giant - 47.90€

Total ~ 750€

E ainda sobram 50€ para uma caixa e umas bejecas. :thumbsup:

Os preços são da primeira loja online que me lembrei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chipset Intel 965. Sem dúvida.

Da configuração do Triton eu retirava o Raptor, e colocava um Caviar de 500GB, que vi ali por 129€. De resto concordo.

Triton, podes mandar-me uma PM a dizer qual é essa loja? Tem preços em geral ligeiramente mais baixos do que a que estou a ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chipset Intel 965. Sem dúvida.

Da configuração do Triton eu retirava o Raptor, e colocava um Caviar de 500GB, que vi ali por 129€. De resto concordo.

Triton, podes mandar-me uma PM a dizer qual é essa loja? Tem preços em geral ligeiramente mais baixos do que a que estou a ver.

Também pensei duas vezes sobre isso, mas acredita que um disco rápido faz toda a diferença hoje em dia, sabendo que o disco é o componente que mais limita a performance de um computador moderno.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho que rever o que disse quanto ao chipset. Não conhecia o novo P35. O preço se calhar é que não compensa para recomendar outra board, porque a mais barata que vi vai aos 135€.

Quanto ao disco... Não creio que a diferença abismal no preço compense a diferença de velocidade e de espaço. Lembra-te que isto não é para um sistema ultra-rápido, mas para um uso diário. 74GB é capaz de se tornar curto rapidamente. Sei que para mim era muito apertado...

Além disso também pode meter 2 S-ATA em RAID 0 com a outra motherboard para aumentar a velocidade/armazenamento e baixar o preço:

2x Hitachi 250gb Sata II = 2x 59.9€ = 119.8€ (noutra loja)

Motherboard Gigabyte GA-P35-DS3 = 134.9€

Ainda poupa uns euros relativamente ao original, fica com o disco rápido, muito espaço e uma motherboard mais recente :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também tenho RAID 0 mas pelo que dizem o Raptor faz mesmo diferença, se ele já tivesse uma caixa ou pudesse esticar o orçamento para mais uns ~50€, mantinha o Raptor para sistema operativo e adicionava mais um disco de 300GB para storage. Quanto à motherboard com chipset P35, ainda não é compatível com Linux... espero que isso seja corrigido rapidamente, mas também como a diferença não é muito não quis arriscar. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estar a investir num Raptor nesta altura não me parece boa ideia, acho que mais valia daqui a alguns meses comprar um disco SSD (quando os de 64Gb estiverem a menos de 200€). se bem que acho que 2 discos em RAID0 seriam suficientes para o uso comum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez tenham razão... eu tenho 2x80GB RAID0 e faz a diferença, por isso pelo que ouvi dizer com o Raptor ainda se deve notar mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também tenho RAID 0

Eu não tenho RAID... não consegui encontrar um disco igual ao que tinha, e não quero arriscar RAID 0 com discos diferentes porque pode atrasar ainda mais as coisas.

Quanto à motherboard com chipset P35, ainda não é compatível com Linux... espero que isso seja corrigido rapidamente, mas também como a diferença não é muito não quis arriscar. :P

Parece que já é reconhecido :thumbsup:

It seems that it is recognised out of the box for ubuntu 7.04

and latest debian,

work for gentoo

same for latest fedora

in OpenFree Forums

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TheDark, ainda bem que já é suportado, sendo assim não há dúvidas. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi, o ICH9 é compatível com o ICH8 e com o ICH7, daí o "suporte"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora