• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Exame Nacional de Matemática 2007 - 9º Ano

37 mensagens neste tópico

Boas. Antes de mais, espero que quem fez este exame que lhe tenha corrido bem. ;)

É assim, uma das perguntas do exame era deste género:

"Um ecrã tem 70cm de diagonal. Sabendo que é um ecrã 4:3 (relação entre comprimento e largura), calcula o comprimento e a largura do ecrã."

E eu aqui sei que me espetei e bem ;) Mas não estou a ver a resolução. Alguém pode dar umas dicas? ;)

PS: Quando o exame estiver online, eu posto aqui o link. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim à primeira vista...

(4x)^2 + (3x)^2 = 70^2

56x42

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim à primeira vista...

(4x)^2 + (3x)^2 = 70^2

Pois. Eu não sei porquê pensei 4(x^2) + 3(x^2) = 70^2 ...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom... se formos pelos critérios de correcção que a ministra anda a impor por aí, como escreveste todos os elementos:

- Um 4

- Um 3

- Dois xx

- Três quadrados

- Um 70

- Dois pares de parênteses

- Um =

ainda vais ter a cotação completa!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol. Os parentises foi como pensei. Eu escrevi:

4x^2 + 3x^2 = 70^2

Mas ter os parenteses ou não vai dar ao mesmo lol. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui está o exame: http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=32&fileName=matematica_23_pcc1_07.pdf

É a pergunta 10:

10. Diz-se que o ecrã de um televisor tem formato «4:3» quando é semelhante a um

rectângulo com 4 cm de comprimento e 3 cm de largura.

O ecrã do televisor do Miguel tem formato «4:3», e a sua diagonal mede 70 cm.

Determina o comprimento e a largura do ecrã.

Apresenta todos os cálculos que efectuares e, na tua resposta, indica a unidade

de medida.

Pelo que vi da correcção, vou ter 5 pontos nessa pergunta (vale 7). O que fiz é +/- o que está no 1º exemplo 1 da página 36. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, feitas as contas mais ou menos, tenho 89. Estou um bocadinho frustrado.

Enfim, isto não vale para nada, e fui um bocado em seco para o exame :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esse exame é aplicado a qual nível?

baseando-me por ele acho que aqui no brasil o ensino de matemática é mais forte...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

baseando-me por ele acho que aqui no brasil o ensino de matemática é mais forte...

não é difícil, o ensino de Matemática em Portugal é do pior que pode haver...

isto é um exame para pessoas de +/- 15 anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

9º ano de escolaridade aqui em Portugal, miúdos de 14-15 anos. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que li e deu para entender, o 9º ano em Portugal equivale ao fim do Curso ginasial. Tens algum link para ver como são os exames no Brasil?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é, o 9º ano equivale ao final do ensino fundamental. vou procurar algum exame e postar o link.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive 4 no exame 2% para o 5! Errei em coisas que n lembram ao menino Jesus!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa lá, se não lembram ao menino jesus, como querias tu lembrar-te delas?!

J/K :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

J/K :confused:

LOL, mas fdx, seres o melhor aluno do teu concelho, saberes como aquela M*** se faz, pensares na resposta e pôres uma M**** totalmente errada, que no teu estado normal nem te passaria pela cabeça! É mesmo FDD!

P.S.: N vamos falar mais no assunto, pq isto torna-me muito malcriado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

J/K :(

LOL, mas porra, seres o melhor aluno do teu concelho, saberes como aquela M*** se faz, pensares na resposta e pôres uma M**** totalmente errada, que no teu estado normal nem te passaria pela cabeça! É mesmo FDD!

Btw, para não te sentires frustrado, eu tive 89%. Mas caguei :(

Ah, tinha tirado mais um ponto percentual, tinha sido o melhor da escola.. Assim fui o melhor da escola, ex-aequo com duas raparigas.

O mais engraçado, é que fui com mais preparação (quer dizer, fiz o exame de 2005 em casa na vespera, mas deve contar para alguma coisa) para o de Matemática do que para o de Portugues, que fui completamente à caçador. Exames de merdum :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

J/K :(

LOL, mas porra, seres o melhor aluno do teu concelho, saberes como aquela M*** se faz, pensares na resposta e pôres uma M**** totalmente errada, que no teu estado normal nem te passaria pela cabeça! É mesmo FDD!

Btw, para não te sentires frustrado, eu tive 89%. Mas caguei :(

Ah, tinha tirado mais um ponto percentual, tinha sido o melhor da escola.. Assim fui o melhor da escola, ex-aequo com duas raparigas.

O mais engraçado, é que fui com mais preparação (quer dizer, fiz o exame de 2005 em casa na vespera, mas deve contar para alguma coisa) para o de Matemática do que para o de Portugues, que fui completamente à caçador. Exames de merdum :D

Concordo contigo! Qualquer resposta a qualquer exercício que esteja lá n serve pa ponta na vida real!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mais engraçado, é que fui com mais preparação (quer dizer, fiz o exame de 2005 em casa na vespera, mas deve contar para alguma coisa) para o de Matemática do que para o de Portugues, que fui completamente à caçador. Exames de merdum :(

Eu fui à rambo ao exame nacional de Português de 12º ano e correu lindamente!

Concordo contigo! Qualquer resposta a qualquer exercício que esteja lá n serve pa ponta na vida real!

A resposta não, mas a teoria do exercício vai ajudar-te muito na vida real, nem que seja pelo raciocínio que desenvolveste a treinar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mais engraçado, é que fui com mais preparação (quer dizer, fiz o exame de 2005 em casa na vespera, mas deve contar para alguma coisa) para o de Matemática do que para o de Portugues, que fui completamente à caçador. Exames de merdum :(

Eu fui à rambo ao exame nacional de Português de 12º ano e correu lindamente!

Menino, o meu de Portugues 9 Ano, correu lindamente (até pensava qu'ia ter melhor q Mat) e fui a ver, quando fui a ver a correcção, o que eles queriam n tinha nada a ver com o q tinha lá escrito, melhor, nunca tinha ouvido falar! me*** DE ESCOLA E DE STORA! (Vêem já me tou a tornar malcriado)

Anyway, já mudei para outra escola (SECUNDÀRIA) :cheesygrin: e esta tá creditada como uma das melhores a nível nacional!

Fui lá matricular-me e só via gajos com media de 18, 19 e um com 20! Ouvi umas gajas a falarem! Que média é que tiveste? Ahh, foi baixo! Quanto? 17! E tu? 18!  :shocking:

A resposta não, mas a teoria do exercício vai ajudar-te muito na vida real, nem que seja pelo raciocínio que desenvolveste a treinar.

Para teres uma ideia, n desenvolveu nada! Pq na realidade td o que tava lá, quando a minha professora estava a ensinar, eu já sabia só pela lógica! E para teres uma ideia! A minha professora tava no segundo livro e eu já tava a acabar o 3º! Se me perguntassem o que é que davam na aula, eu ficava assim ->  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fui lá matricular-me e só via gajos com media de 18, 19 e um com 20! Ouvi umas gajas a falarem! Que média é que tiveste? Ahh, foi baixo! Quanto? 17! E tu? 18! :o

Não culpes a escola nos os teus professores pelos maus resultados, e por muito boa que seja a escola se tu não estudares não vais conseguir atingir excelentes resultados.

Ah, e não me fales em maus professores, não fazes a mínima ideia do que isso significa. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fui lá matricular-me e só via gajos com media de 18, 19 e um com 20! Ouvi umas gajas a falarem! Que média é que tiveste? Ahh, foi baixo! Quanto? 17! E tu? 18! :o

Não culpes a escola nos os teus professores pelos maus resultados, e por muito boa que seja a escola se tu não estudares não vais conseguir atingir excelentes resultados.

Ah, e não me fales em maus professores, não fazes a mínima ideia do que isso significa. :(

Ai não!Eu quando falo de mau professor é de PT pq MAT até sabe bué, os meus colegas é que são totós! Para teres uma ideia, eu perguntei-lhe ("Stora, isto aqui é uma metáfora nao é?") e ela ("N vês que ele fala no coração, logo é personificação!")

Fui ver à correcção e era metáfora. Outro, é que n chegou a dar metade do programa. Outro, ela mandou estudar sozinho 2 Cantos dos Lusíadas para o teste em 1 semana!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dar metade do programa é melhor que não dar nenhuma matéria num ano inteiro, e não estou a gozar, não dei ABSOLUTAMENTE NENHUMA matéria na disciplina de Psicologia este ano, a não ser que contes ver filmes durante todas as aulas como dar matéria. Também não fiz nenhum teste! :(

E não vejo mal nenhum na tua professora te mandar estudar 2 cantos dos Lusíadas, é bom que te habitues a estudar sozinho e a não ter a papinha toda feita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora