• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Mais umas duvidas no netbeans - keystrokes

3 mensagens neste tópico

Epa... este IDE rebenta tudo, é mesmo fixe.

Mas tenho umas dúvidas. Não há nenhum atalho com o teclado para comentar o código selecionado?

E para ver o javadoc de uma chamada a uma função que já esta escrita?

Eu quando estou a escrever primo ctrl+espaço e aparece-me la o javadoc todo lampeiro. Mas se for código que eu já tenha escrito e queira consultar o javadoc? alguma forma rápida?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estiveres a usar a versão 5.5 penso que o ctrl+space completa código, o ctrl+shift+space mostra os parametros de um método, tens é de ter o cursor dentro dos parentisis... existem uma carrada de combinações, mas já me comecei a habituar ao 6 e eles mudaram muita coisa, ou melhor, retiraram muita coisa enquanto não vem a versão oficial.

Outro que dava jeito e ainda não descobri como se faz no 6 é escreveres "sout" e carregares no space, tem é de sere fluido. não podes escrever outras teclas. O resultado é a linha de código System.out.println(""); e o cursor a piscar dentro das aspas ;)

Existem muitas combinações o melhor será mesmo veres as opções do NetBeans que estão lá todas as combinações possíveis, criar ciclos for, ciclos while, try catch etc..

Desculpa não poder ajudar mais mas estou a usar o NetBeans 6 M9 e existe muita coisa diferente, pelo menos a nível dessas funcionalidades.

Edit:

Na versão 6, apenas os mais úteis:

- ctrl+shift+t comenta;

- ctrl+shift+d descomenta;

- ctrl+shift+f reformata o código;

- alt+shift+f corrige os imports

Podes ver mais templates se fores às opções e verificares os "Code Templates"

Lembrei-me de outra coisa Help -> Help Contents > Keyboard Shortcuts > Editor Shortcuts ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya... tenho o 5.5, eu é sempre a aviar com o ctrl+espaço, o "sout" é outro velho amigo ;)

Para tudo quanto é estrutura de controlo é premir o tab que ele poe as chavetas e o cursor no sitio, tal como o o gedit e qualquer editor que se preze.

Mas comentar codigo assim... preferia a barra asterisco em vez da dupla barra. De qualquer dar formas obrigado, era isto que estava a procura.

Essas combinações funcionaram todas aqui no meu 5.5... ok já sei onde estão listados os atalhos do teclado, assim quando precisar vou lá ;)

ctrl+shift+espaço dentro dos parentesis de uma função! funcionou 5 estrelas.

Camarada knitter, respondeste a tudo o que eu perguntei. Adoro esta tecnologia. Só há uma coisa que é um menos... isto é demasiado pesado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora