• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ruiguedes

Ajuda para instalar outro sistema operativo

6 mensagens neste tópico

Boas pessoal, tenho um pc já meio velhinho, com um disco de 16gb, com o windows xp instalado. Acontece que queria instalar tb o ubuntu nesse disco pra começar a trabalhar com linux, porque no futuro vou precisar de saber trabalhar com ele, mas não sei por onde começar... Não sei como criar uma partição (aconselharam me o partition magic, mas não é free...). Conclusão: não sei o que fazer... Será que me podem ajudar? Se puderem digam passo a passo o que devo fazer. Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens a opção gParted, que se não me engano faz o mesmo que o Partition Magic e é free. Não te posso dizer muito sobre ele pois nunca o usei.

O Partition magic permite redimensionar partições sem ter que as formatar, permitindo assim criar novas partições no espaço restante. Não sei se o gParted dá para fazer o mesmo, mas suponho que sim, caso contrário a única solução é formatar o disco, criar duas partições (por exemplo, usando o cd de instalação do windows), e assim instalar o windows numa partição e o Ubuntu na outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas não queria formatar o disco, pk se não tudo que tenho instalado no windows vai ao ar... Usando um programa para criar uma partição, o que devo fazer? Já me disseram que tenho que tenho por o sistema de ficheiros ext2 ou ext3, criar uma swap (não sei o que é isso...). É que eu não queria por me a inventar e ficar sem nada no disco...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

linux ao instalar cria mais que uma partiçao (uma delas é o swap) é a partiçao que a memoria virtual usa ... mas isso é outra historia...nao precisas de saber nada disso , para instalar o ubunto...

metes o ubunto a instalar... mesmo com o windows no teu pc... e no meio da instalaçao tens uma ferramente que perguntate, onde queres instalar, o tamanho que vais libertar o ubunto e é so escolher que poem os dois SO automaticamente... tambem em vez de utilizares essa grande ajuda podes fazer tu isso manualmente...

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém reparou que 16GB para dois sistemas operativos é apertadinho...? Ainda se fosse o Windows 95 e o Damn Small Linux... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas da bem pk ...

tenho um de 20 tinha la o xp e o ubunto e inda 8 Gb por usar...

por isso.... agora depende do espaço que deixares ....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora