• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

[Ajuda] Qual o melhor Linux?

25 mensagens neste tópico

Olá a todos!

Alguém me sabe dizer qual destes linux é o melhor?

Ubuntu

ou

Fedora

Eu quero colocar no meu pc um linux com muitos programas open-source; actualizado regularmente sem ser preciso eu formatar o pc e instalar a versão mais recente; o mais seguro possível; que os programas sejam fáceis de instalar/desinstalar; que seja fácil de usar mesmo para quem nunca mexeu em linux; que seja voltado para internet (servidor); e que funcione com Tvtel.

Pode parecer uma pergunta um bocado idiota, mas sabem me dizer se Linux pode apanhar vírus e se sim que anti-vírus deverei usar para linux?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desses dois eu escolhia o Fedora porque nunca achei piada ao Ubuntu :) (e também porque não parece que haja diferenças significativas entre os dois, pelo menos para mim).

a vantagem do Ubuntu é mesmo a comunidade que têm, se bem que para mim a comunidade do Fedora foi suficiente para me ajudar a resolver quase todos o problemas que tive quando o usei (foi a primeira distro que usei).

o Ubuntu tem a fama de ser a distribuição mais fácil de usar, mas hoje vejo montes de pessoal com muito mais problemas do que eu que comecei a usar Linux numa altura em que o Ubuntu ainda nem existia.

uma das coisas que eu gostava mais no Fedora (e no Suse, CentOS, ...) do que no Debian, era o programa de instalação, que me permitia configurar muito mais coisas naquele momento. no Ubuntu não sei como é, mas provavelmente tem o mesmo defeito (tendo em conta a quantidade de vezes que vejo pessoal com problemas nesta fase).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre Ubuntu e Fedora a coisa vai dar ao mesmo. Ambos vêm com GNOME pre-instalado, kernels semelhantes, e packages managers que te permitem fazer tudo o que quiseres (yum e apt-get).

Se quiseres aprender a trabalhar a sério com GNU/Linux: Arch Linux, Slackware ou Debian. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre essas duas e se és novo no mundo do Linux, escolhia Ubuntu de caras, porque tem uma comunidade gigante, pelo que muito facilmente encontras resposta a todos os problemas que fores encontrando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre essas duas e se és novo no mundo do Linux, escolhia Ubuntu de caras, porque tem uma comunidade gigante, pelo que muito facilmente encontras resposta a todos os problemas que fores encontrando.

Não subestimes a comunidade do Fedora, só neste momento estão cerca de 8000 utilizadores nos fórums... :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gostei do ubunto... Simples facil de usar ....

cumps...

PS: mas gostei mais do suse :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não subestimes a comunidade do Fedora, só neste momento estão cerca de 8000 utilizadores nos fórums... :eek:

Pois, não sei quantos users estão online nos forums do ubuntu, mas registados sao 325 mil, mais do triplo dos de fedora (fedoraforum.org, certo?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, não sei quantos users estão online nos forums do ubuntu, mas registados sao 325 mil, mais do triplo dos de fedora (fedoraforum.org, certo?)

falta saber o nível de conhecimento e a capacidade de te ajudar dos utilizadores de cada um dos fóruns (e já agora, se precisares dos fóruns é mau sinal, quer dizer que a distribuição não é assim tão fácil, sendo que esta é uma das razões pela qual considero o OpenSuse uma das mais fáceis, pois foi aquela em que nunca tive problemas de maior).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só conheco Ubuntu mas posso dizer que apaguei complectamente o windows e mudei-me complectamente para ubuntu já há um mesito +- e ainda não senti rigorosamente falta nenhuma de nada em windows e foi tudo muito pratico/simples/intuitivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao existe maneira de por a dar o VB no UBUNTO LOOOOLLLL...

é que a unica razao pk tenho o windows LOOOL..

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cumps...

Tens o Mono. E, há o GAMBAS que corre em Linux, a sintaxe é parecida.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cumps...

Tens o Mono. E, há o GAMBAS que corre em Linux, a sintaxe é parecida.

Eu tambem tive esse 'problema' mas foi na boa. Ainda intalei GAMBAS e fiquei todo entusiasmado mas nem nunca lhe mexi mais de meia hora. Resolvi aprender coisas novas (já que é mesmo essa a ideia de mudar complectamente de SO) e estou-me a dedicar a python e está a ser muito fixe. Até a dada estou a curtir á bruta! consegui fazer uam coisa em python que nunca tinha chegado a conseguir fazer em VB, ligações a BD mySQL e foi num instante!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bill ate é um Gajo porreiro mas vai ter que me desculpar ;)

vou me instalar o Ubunto a ver ....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bill ate é um Gajo porreiro mas vai ter que me desculpar ;)

vou me instalar o Ubunto a ver ....

Para veres o quê? O ambiente ou Python? ;) É que Python também corre em windows. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o ambiente ja sei como é... ja o tive instalado so que tornei pro windows por kausa do VB... e pascal... mas descobri aki no p@p pascal pro linux , ja falaram tb no GAMBAS ... e la me vou meter outra vez com o UBUNTO :P

mas o ambiente tem do ubunto nem o acho grande coisa ... é simples demais pro meu gosto ... gosto mais do SUSE é mais fashion :D

cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
o Ubuntu tem a fama de ser a distribuição mais fácil de usar, mas hoje vejo montes de pessoal com muito mais problemas do que eu que comecei a usar Linux numa altura em que o Ubuntu ainda nem existia.

Isso deve-se ao facto de ter havido um boost de utilizadores de GNU/Linux enorme. E arrisco-me a dizer duas coisas: que foi desde que o Ubuntu passou a ser conhecido e foi graças ao Ubuntu.

Quer queiram, quer não, Ubuntu é o GNU/Linux das massas, do povo, tão facilmente instalável que até faz esquecer Windows.

Em relação ao tópico, só te posso aconselhar Ubuntu, já que foi o unico que usei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quer queiram, quer não, Ubuntu é o GNU/Linux das massas, do povo, tão facilmente instalável que até faz esquecer Windows.

e já agora, a distro da moda.

eu instalei o FC1 numa altura em que nem sabia instalar windows, por isso não sei se o Ubuntu é mais fácil de instalar do que o FC.

aquilo que tornou o Ubuntu popular foram as campanhas de markting da Canonical, que tentam transmitir a ideia de que o linux é a única distro fácil de usar, que é o "GNU/Linux do povo" (e é isso que me irrita no Ubuntu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aquilo que tornou o Ubuntu popular foram as campanhas de markting da Canonical, que tentam transmitir a ideia de que o linux é a única distro fácil de usar, que é o "GNU/Linux do povo" (e é isso que me irrita no Ubuntu).

Não sei se é a única fácil de usar, mas de todas as que usei/tentei usar, foi a única que me "satisfez" minimamente:

- Fedora Core 5 <- não consegui instalar

- Kurumin 5 <- só corri como live cd, até me agradou

- DSL <- não gostei

- Ubuntu 6.06 <- gostei minimamente.

- Kubuntu 6.06 <- desgostei mesmo.

- Xubuntu 6.06 <- amei!

- Ubuntu 7.04 <- amei! super fácil de usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma que na minha opinião está muito ao nível do ubuntu, em termos de facilidade de instalacao e o openSUSE 10.2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma que na minha opinião está muito ao nível do ubuntu, em termos de facilidade de instalacao e o openSUSE 10.2

além do mais, tem provavelmente a melhor ferramenta de configuração existente no linux, o YaST. o OpenSuse, em relação ao FC, tem a vantagem de detectar mais hardware (pelo menos é a experiência que tenho), mas é também outra excelente distro para quem está a começar.

o único defeito é mesmo a estabilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num comparem SO's, isto e cm dizer k linux e melhor k windows (para mim é), mas depende do utilizador, s keres um SO parecido c windows a nivel de ambiente usa Ubuntu, fedora e mais professionalizado, eu n gostei. Puppy linux tb n e mau, Dsl bah. Suse tb n e mau. Knoppix nhaca, kubuntu nhaca, caixa magica nhacanhacanhacanhacanhaca. Mas isto e a minha opiniao. Comecei a usar Ubuntu e gostei bastante, agora depende, tens tanta escolha k ate doi. no fundo o bom e escolher linux, a partir dai e a tua vontade...

Sim e concordo c o Rui, Ubuntu n e melhor k os outros, tem e a publicidade linux para o pessoal, foi o k o tornou tao popular, pk opensuse n e nada dificil de usar, e knoppix/dsl/puppy entre outros sao mt faceis de usar

Agora k Ubuntu e uma pancada, uma moda, nimguem pode dizer k nao (e eu uso ubuntu)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou apologista do Fedora e do OpenSuSE.

O Fedora porque já usava o RedHat desde o 5, e o Fedora 7 pareceu-me bastante sólido.

O OpenSuSE utilizo mais recentemente, e embora tenha sido bastante chato em algumas coisas, no fim era eu que estava a complicar. E os fóruns nacionais são porreiros! Atenção à versão 10.3 que anda em alpha, parece apetitosa.

Na última semana fiz uma maratona por várias distribuições. Resolvi dar uma hipótese ao Ubuntu, passei pelo Kubuntu, Ubuntu Studio (todos 7.04) e pelo Mint 3, e todos duraram pouco. Slackware nem se fala, durou uns 20 minutos. Sei que instalei umas 6 ou 7 distros.

No fim nenhuma me satisfez como o Fedora 7. Não sei se é de estar habituado... mas foi isso que aconteceu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora