• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Depois do Intel Core Duo, o Merom

1 mensagem neste tópico

A Intel apresentou recentemente o seu novo processador Intel Core Duo, também chamado de Yonah. Este novo processador será oferecido em 230 versões, das quais 110 serão integradas nas máquinas ViiV durante os próximos meses. Estranhamente, deverá ser substituído rapidamente pelo Merom a partir do mês de Setembro.

O Merom, que deverá estar equipando o MacIntel no seu lançamento, previsto originalmente para Junho de 2006, finalmente ocupará o lugar do Intel Core Duo que permitiu a Apple apresentar as suas novas máquinas já a partir do mês de Janeiro. Diferente do Core Duo, o Merom deverá dispor da tecnologia 64 bit e de uma nova arquitectura, em grande parte tirada do Yonah, mas que também explora os pontos positivos da antiga geração NetBurst (Pentium 4). O Merom deverá ser apresentado juntamente com a nova plataforma Napa64 (Calistoga), derivada da plataforma Napa para o Core Duo. As primeiras versões deverão trabalhar nas frequências de 2,33 GHz, ou até mesmo em 2,5 GHz, em função do TDP.

Até ao momento, os engenheiros da Intel estão a ter alguns problemas relacionados com o consumo elétrico destas novas arquitecturas; alguns testes revelaram um consumo excessivo de energia, que oscila entre 5 a 10%, sob o Windows Vista em relação ao Windows XP. Um problema que deverá ser corrigido no lançamento.

Se o Merom chegar como uma evolução do Yonah, a sua versão para desktop, o Conroe, definitivamente deverá anunciar o fim do Pentium 4 e da arquitectura NetBurst.

Fonte: Infortech United

Parece que os dias do Pentium e da tecnologia NetBurst estão a chegar ao fim.

Para quem não sabe o que é o Pentium leia aqui. Para quem não sabe o que é a tecnologia NetBurst poder ler aqui.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora