• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Safari para Windows pode ser tiro no pé da Apple

23 mensagens neste tópico

In: Applemania

Ao aventurar-se no universo Windows com seu navegador Safari, Apple deve tomar precauções para não sofrer efeitos contrários ao que espera, aconselha colunista.

“Enquanto o Mac é unificado, um produto hardware-software estritamente controlado pela Apple, um PC contém uma imprevisível mistura de componentes de hardware integrados por qualquer número de empresas, quase invariavelmente governado pelo sistema operacional da Microsoft”, opina Mike Elgan em artigo publicado no site da revista especializada em informática Computerworld.

Segundo ele, o universo insular da Apple é um lugar relativalmente gentil, uma “utopia ateniense” na qual eventuais equívocos da Apple são perdoados, todos desfrutam das muitas bênçãos da cidadania e sentem-se como parte de uma era de ouro de grandes idéias e design superior.

“Mas o mundo Windows não é assim”, adverte. “É frio, um lugar onde não há perdão, no qual nada é sagrado, onde os usuários transformam-se em lobos enraivecidos diante de qualquer empresa que cometa mesmo o menor dos erros e onde não se faz prisioneiros. Especialmente no mercado de navegadores para Windows.”

Para sondar esse ambiente aparentemente hostil e inóspito, diz Elgan, a Apple enviou seu “primeiro emissário”, a versão beta para Windows do navegador Safari, que foi, segundo ele, chutada dentro do caldeirão fervente da bruxa má sem a menor cerimônia.

Em virtude disso, Elgan prevê que a Apple pode esperar muito mais desse tipo de receptividade no futuro. “O problema é que o Safari para Windows simplesmente não é suficientemente Windows. (…) A Apple precisará fazer as coisas à maneira Windows ou será comida viva. (…) A Apple precisará abordar a interface do Windows com humildade — qualidade rara na Apple — e fazer as coisas ao modo da Microsoft, ou pagará o preço na participação no mercado.”

Para Elgan, a concorrência direta em um campo de batalha que não está sob seu controle não é o negócio da Apple. “O Safari para Windows será derrotado”, prognostica.

Mais detalhes no longo artigo completo de Elgan.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não faz sentido...

Se os utilizadores não perdoam as empresas que cometem erros porque é que a M$ tem tantos erros (IE6 anyone?) E continua a ser o browser mais usado ?

Além disso o Safari é beta... Não pode ser julgado como um final product.

Eu próprio acho que é uma vergonha sequer uma beta daquelas depois de tanto aparato por parte do Steve na Keynote à quase uma semana, mas é beta tem desculpa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A apple na verdade começa a irritar-me mais do que a microsoft. A primeira parte do artigo é bem interessante e descreve bem a masturbação colectiva que é o uso de produtos apple, perdoem-me os utilizadores de macs e afins pela expressão.

Tanta coisa que são diferentes e mais n sei o quê... ohhhh... lá foram eles cair na mesma arquitectura que um PC... então o que é diferente num mac? ah.. fixe, é branquinho e faz sucesso entre as miudas ou entre a comunidade gay para quem preferir.

Ridiculo. Nos anos 90 os mac eram um pequeno mosquito que nao chateava a microsoft depois do afamado roubo de ideias por parte do bill gaitas. Quando começaram finalmente a recuperar, bota vender ipods branquinhos e computadores com aspecto amaricado e sistema operativo com eye candy espalhafatoso.

Isto é só a minha opiniao, mas a ganancia da apple trasformou uma empresa com produtos de excelencia numa moda estilo produto televisivo.

Esta atitude de lançar o browser para o windows é só uma prova de como abdicaram de tudo por causa da obcessao do mercado.

Quickfire: Eu acho faz todo o sentido. Já pensaste quantas e quantas vezes os erros da microsoft são referenciados repetidamente até à exaustão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim tambem me começa a irritar a Apple e o fanatismo por traz da mesma, já irritam tantos i.

Um bom exemplo do fanatismo é o iphone um telemovel que só terá novidades nos EUA pois eles em termos de telemoveis estão anos-luz atras da Europa, e aqui ainda houve quem ficasse todo entusiasmado pelo lançamento de um télemovel datado a todos os niveis, talvez se tivesse saido em 2005 fosse realmente uma novidade !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

há dois pormenores que estão a escapar a algumas pessoas:

1) é um beta (como já foi referido)

2) o objectivo da Apple não é a cota de mercado, mas fornecer uma plataforma de testes para aqueles que quiserem desenvolver aplicações para o iPhone

este 2º ponto explica (na minha opinião) a pressa da Apple, demoraria muito mais tempo a descobrir o bugs se não tivesse sido lançado o beta público, e o iPhone é lançado em breve, logo convém que o Safari para windows também não demore muito.

o 2º ponto também me faz pensar que essa teoria do tiro no pé é ridícula, pois assume que o objectivo da Apple é fazer os utilizadores mudarem para o Safari.

A apple na verdade começa a irritar-me mais do que a microsoft. A primeira parte do artigo é bem interessante e descreve bem a masturbação colectiva que é o uso de produtos apple, perdoem-me os utilizadores de macs e afins pela expressão.

Tanta coisa que são diferentes e mais n sei o quê... ohhhh... lá foram eles cair na mesma arquitectura que um PC... então o que é diferente num mac? ah.. fixe, é branquinho e faz sucesso entre as miudas ou entre a comunidade gay para quem preferir.

Ridiculo. Nos anos 90 os mac eram um pequeno mosquito que nao chateava a microsoft depois do afamado roubo de ideias por parte do bill gaitas. Quando começaram finalmente a recuperar, bota vender ipods branquinhos e computadores com aspecto amaricado e sistema operativo com eye candy espalhafatoso.

Isto é só a minha opiniao, mas a ganancia da apple trasformou uma empresa com produtos de excelencia numa moda estilo produto televisivo.

Esta atitude de lançar o browser para o windows é só uma prova de como abdicaram de tudo por causa da obcessao do mercado.

já pensaste que ainda há muitos que usam mac PowerPC?

lá por haver um bando de pessoas que usa produtos da apple só porque estão na moda, também há aqueles que os usam porque sabem tirar partido das suas qualidade e do design funcional que normalmente os seus produtos têm.

e Beryl e companhia também não são p a n e l e i r i c e s para fazer sucesso entre as miúdas? é que me***s que não trazem aumento de produtividade como são muitas das funcionalidades do Beryl eu dispenso bem (seja em Linux, Mac ou Win), mas vejo montes de pessoas a mostrar screenshots disso. por acaso não usas o Beryl ou algo semelhante?

já usaste mac durante um período de tempo considerável ou és apenas mais um daqueles que fala sem saber?

e já agora, tal como penso que já tinha referido aqui no fórum, a mim também me preocupa a política actual da Apple que faz com atrasem o lançamento do Leopard (que é na minha opinião um produto com qualidade) para lançarem o iPhone (cuja qualidade e inovação não se destaca tanto).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quickfire: Eu acho faz todo o sentido. Já pensaste quantas e quantas vezes os erros da microsoft são referenciados repetidamente até à exaustão?

Eu já tive a oportunidade de usar Mac durante uns dias e posso dizer que aquilo não é só Eye Candy :)

Se tiveres oportunidade faz o mesmo :P Eu pensava da mesma maneira que tu até experimentar :D

Acho que o sucesso dos computadores da Apple não vem do Hardware (que esse comprado com o de outras companhias na relação qualidade/preço é o que se sabe) mas sim do software.

Claro que o "estar na moda" também se paga, mas acho que isso tem a ver com as prioridades de cada um.

Além do mais threads como esta são publicidade gratuita! Mal ou bem, fala-se da Apple e despertam-se emoções...

Quanto à arquitectura acho que foi uma jogada de mestre :D Juntaram o útil ao agradável e nunca se venderam tantos Macs.

As pessoas actualmente não precisam de abdicar dos hábitos que têm em Windows para terem um Mac.

Mas também já vi de tudo... Pitas a dizerem que queriam um Mac por ser bonito mas a primeira coisa que pediram para fazer foi instalar Windows...

Quanto aos erros do IE, eles são repetidos até à exaustão, mas isso só afecta os que estão mais activos na comunidade informática! Achas que as massas se preocupam ?

Da mesma forma vai acontecer com o Safari! Se tiver a sorte do Firefox, vai começar a passar de boca em boca e conseguirá, com alguma sorte, atingir alguns pontos de cota de mercado em windows, mas parece-me que a principal função do browser é a compatibilidade com o iPhone, porque o browser nem é assim nada de extraordinário.

Não nos podemos esquecer que a Apple sabe bem o que aconteceu com as primeiras gerações do iPod que só eram compatíveis com Mac... Eles querem massificar o iPhone por isso lançaram também o browser para Windows.

Eu admito que para o mercado europeu o iPhone só seria apelativo se tivesse 3G e MMS (GPS também era bem vindo), mas parece-me que o objectivo deles é numa primeira fase conquistar outro mercado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui carlos, lamento mas não faço ideia do que seja o beryl, pelo que dizes alguma coisa estilo XGL. A resposta é: Não. nunca usei nenhum desses software e ainda estou para perceber em que é que estes contribuem para a produtividade ou comodidade do utilizador. Lá que digam que é engraçado, isso é outra coisa, mas eu não tenho um computador por "ser engraçado".

Tambem nunca usei um mac assim por tanto tempo, uso varias vezes pois há colegas meus que têm macs, mas não, nunca tive um como meu computador pessoal. Mas posso falar por aquilo que experimentei nos macs dos meus colegas. Acho que: "só pode falar quem tiver um mac" é demasiado redutor. Eu não me importava de ter um, se alguem me quiser oferecer um para me provar que aquilo é muito bom, força, estou receptico a isso :)

Mas ok, os que usam macs. Esta é uma excelente oportunidade para exporem as grandes vantagens de ter um mac, força!

quickfire, o caso do firefox não é um caso de sorte. O firefox é um fork de um browser mais antigo que foi concepcionado com uma filosofia completamente diferente. Este fork foi criado para chegar a uma audiencia maior distribuindo o browser separadamente do resto da suite mozilla e orientando-o mais para as grandes massas.

O firefox é eficiente naquilo que faz, apareceu com muitas funcionalidades novas, é extensivel, inter-plataforma ( corre na sua propria plataforma ), configuravel, etc. O boom do firefox passou e mesmo assim vai sempre subindo o seu share, e hoje em dia já há extensoes que permitem o teu firefox fazer tudo o que precisas num pc, desde clienetes de todo o tipo de protocolo a editores e outras ferramentas de desenvolvimento bem como todo o tipo de utilitarios. Basicamente podes instalar o teu ambiente de trabalho todo dentro do firefox, até gestores de ficheiros existem.

Não sou o dono da verdade, mas acho que são duas formas de estar completamente diferentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu conheço o firefox e uso-o desde quase o seu começo :P

De qualquer maneira referia-me a sorte por um aspecto. Os consumidores gerais.

O Firefox a principio era usado maioritariamente por pessoas atentas no ramo da informática.

Foi crescendo porque era mais seguro e as pessoas tiveram consciência disso mesmo :D

Existem milhares de pessoas sem nenhuma extensão no Firefox, e na minha opinião é por muitas dessas pessoas não terem necessidade de mais, ou, não procurarem por mais.

Foi por ser mais seguro que o IE que as pessoas o procuraram, visto que o utilizador comum está-se nas tintas para o browser que use, desde que funcione :)

Se o Firefox fosse usado apenas pela "comunidade informática" não tinha o share que tem actualmente :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ok, os que usam macs. Esta é uma excelente oportunidade para exporem as grandes vantagens de ter um mac, força!

estabilidade, segurança, perfeita integração entre software e hardware (que me permite tirar partido de todas as funcionalidades do hardware), facilidade de instalação e remoção de software (pelo menos da maioria), um terminal decente, e em geral, aplicações simples e bem organizadas.

não acho que o MacOSX seja o melhor SO do mundo (prefiro algumas versões do Linux), mas, sobretudo em portáteis, a vantagem da integração hardware/software trás muitas vantagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de tudo eu tenho um PowerBook e jamais trocaria o Mac OS X pelo XP. No entanto, uso o firefox nele e continuarei a usá-lo enquanto for o que mais me satisfaz!

A filosofia da Apple tem mudado a prova imediata é o suporte de XP e Vista nos seus novos modelos... a mim não me desagrada isso desde que continuem a ter/manter o seu SO próprio que encaixa perfeitamente no hardware que é vendido.

Em suma, acho que a Apple se destaca pela qualidade do hardware e pela qualidade do software que é feito propositadamente para ele (como são eles que escolhem o hardware eles testam e optimizam o seu SO para os respectivos).

Reparem que o Ipod tem mais de 50% do mercado... e por 2x mais baratos compram-se leitores de mp3's igualmente bonitos. Apple ao contrário do que muitos pensam não é só beleza!

Eu prefiro qualidade a quantidade e até agora a Apple é daquelas marcas q nem vale a pena investigar o hardware porque por norma é do melhor que há!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a mim, como nao nado em notas de 100 euros satizfaz-me uma relação qualidade preço boa. Por exemplo, comprei um leitor de mp3 que le video, sintoniza fm, grava em som  e com 2gb de memoria por 28 euros incluindo os portes.

Um ipod pode ser muito bom, mas nao me parece razoavel gastar literalmente 10x mais dinheiro para ter uma coisa que faze essencialmente o mesmo, é melhor, mais robusto etc, mas estamos a falar de um decimo do preço.

Rui carlos, o terminal do mac os é um terminal baseado em unix tal como todos os que vÊm nas distribuições de linux. Aliás, até podes escolher entre varias consolas que tens disponiveis p linux ou mesmo alterar a tua preferida conforme as tuas necessidades.

Tambem tens gestores de pacotes para todos os gostos.

Ok, quanto ao hardware.. nao sei como é o suporte para hardware para quem tem um mac. Esse era um dos pontos fracos do linux em geral, mas hje em dia distribuições populares como ubuntu, fedora ou suse têm acabado com esse flagelo de forma bastante eficiente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui carlos, o terminal do mac os é um terminal baseado em unix tal como todos os que vÊm nas distribuições de linux. Aliás, até podes escolher entre varias consolas que tens disponiveis p linux ou mesmo alterar a tua preferida conforme as tuas necessidades.

Tambem tens gestores de pacotes para todos os gostos.

Ok, quanto ao hardware.. nao sei como é o suporte para hardware para quem tem um mac. Esse era um dos pontos fracos do linux em geral, mas hje em dia distribuições populares como ubuntu, fedora ou suse têm acabado com esse flagelo de forma bastante eficiente.

as vantagens que referi, umas eram relativas ao windows e outras relativas ao linux (obviamente que a estabilidade, segurança e o terminal eram relativas ao windows).

só uso gestores de pacotes quando as alternativas dão muito mais trabalho, caso contrário gosto de ser eu a controlar toda a instalação do software.

quanto à parte do hardware, na maioria dos portáteis, há sempre uma ou outra coisa que não fica a funcionar a 100%.

agora com a Dell a vender portáteis com linux isso é capaz de mudar, mas aí também perdes a liberdade de escolha que o linux te dá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um acer aspire 1310 ( já velhinho ) e uma placa de wireless pcmcia que tem alguns 8 anos, de fabrico chines que nao aparece referenciada em lado nenhum.

Uma das razaoes pela qual nao usava o linux era porque esta placa não é suportada. Quando fiz um update para a o ubuntu  breezy ficou tudo a funcionar. Experimentei uma instalação nova do ubuntu e... voila.. funcionou tudo, melhor do que no windows.

O problema do hardware nao suportado vi acabar!

Mas ok... tem sido um problema serio com o qual os utilizadores de linux se confrontam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um acer aspire 1310 ( já velhinho ) e uma placa de wireless pcmcia que tem alguns 8 anos, de fabrico chines que nao aparece referenciada em lado nenhum.

Uma das razaoes pela qual nao usava o linux era porque esta placa não é suportada. Quando fiz um update para a o ubuntu  breezy ficou tudo a funcionar. Experimentei uma instalação nova do ubuntu e... voila.. funcionou tudo, melhor do que no windows.

O problema do hardware nao suportado vi acabar!

Mas ok... tem sido um problema serio com o qual os utilizadores de linux se confrontam.

as funcionalidades de um portátil não se resumem ao wireless. essa era uma das dores de cabeça mais importantes, pois era uma funcionalidade quase indispensável, mas há muito mais do que isso (gestão de energia, teclas especiais, bluetooth, infra-vermelhos, e mais uns quantos extras que hoje em dia tudo quanto é portátil trás e que raramente ficam todos a funcionar na perfeição, e é por causa destes pormenores que eu destaquei os portáteis). e depois convém não esquecer o tempo que esperas até que finalmente tenhas tudo a funcionar (é que para além do tempo que perdes para configurar, ficas com o pc a meio gás, durante algum tempo, reduzindo-te a produtividade).

os desktops como normalmente não têm tantos extras, este problema já quase não se nota (eu pelo menos não noto, mas há pessoal com hardware mais recente que se queixa, não sei se o problema é do linux ou dos utilizadores).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É impressão minha ou a Apple já tem o itunes para Windows há imenso tempo e tem bastante sucesso?

Bem, de qq modo era só para comentar que a versão 3.0.2 já parece estável e funcional :)

Tinha testado com as minhas páginas e apresentavam diversos problemas, no entanto, este último update resolveu-os todos :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

So tou com um problema com o texto que é escrito nos forms, que não é submetido na totalidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só não entendo como é que uma consola consegue ser parte de um leque de factores decisivos entre um SO e outro... Vocês afinal querem num futuro próximo chegar ao vosso frigorífico e escrever "comprar --leite=5litros --ovos=2 dúzias --fiambre:300 gramas" ou preferem algo com ecrã multi-touch e de uma vasta lista de produtos com bom interface e procura rápida encomendarem rapidamente tudo que querem?

Tudo bem, a consola do mac/linux nem se compara a do windows mas e depois? Eu mal uso a consola no Windows e apenas uso em linux porque não existe software gráfico em condições que faça o que eu faço na consola, só por isso se não bem que deixava a consola de lado.

Por exemplo, no gentoo paço a vida a fazer "emerge nome_software", "emerge --sync", "emerge -uDN world", para quê? Qual a lógica? Porquê que não posso ter um interface que faça a isso? Não sei quanto a vos mas eu gosto de tecnologia e da sua evolução e prefiro mil vezes um interface gráfico bonito e produtivo do que estar a escrever tudo numa consola. Isso era bom há 10/20 anos atras, não hoje em dia. É o que eu acho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem operações que ainda são muito mais rápidas de realizar na consola do que com interfaces gráficas que por vezes são bastante lentas... no entanto também concordo que na maior parte das vezes é muito mais prático usar um GUI do que estar a aprender todos os comandos e switches que os programas de consola costumam suportar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmmm, dizer que a única diferença entre Mac e Windows é a consola... vai lá vai...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, não se esqueçam que nestes fóruns estão essencialmente pessoas interessadas em desenvolvimento. A consola oferece um controlo mais completo do sistema operativo por ir a mais baixo nível, não é nenhuma ciencia complicada isso. Claro que para os meus pais por exemplo, explicar o que é uma consola só os vai baralhar mais, mas eu nao acho que usar um ambiente grafico tipo o gnome seja mais complicado que usar o windows, na verdade até acho que a forma como o pc está organizado em linux é muito mais facil de perceber por um leigo do que o windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, de qq modo era só para comentar que a versão 3.0.2 já parece estável e funcional :D

Tinha testado com as minhas páginas e apresentavam diversos problemas, no entanto, este último update resolveu-os todos :)

Exacto, andava no outro dia à procura deste tópico para dizer exactamente isso :)

Dos testes que lhe fiz só o consegui crashar (quer dizer, tive de o encerrar à força) quando me meti a ver um video em quicktime, em streaming, curiosamente no próprio site da apple :) mas aconteceu-me só uma vez também.

Devo dizer ainda que fiquei bastante agradado com o resto da interface (antes não tinha possibilidade de ver porque ele bloqueava logo), curti a parte dos marcadores :P

Cumps :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só não entendo como é que uma consola consegue ser parte de um leque de factores decisivos entre um SO e outro... Vocês afinal querem num futuro próximo chegar ao vosso frigorífico e escrever "comprar --leite=5litros --ovos=2 dúzias --fiambre:300 gramas" ou preferem algo com ecrã multi-touch e de uma vasta lista de produtos com bom interface e procura rápida encomendarem rapidamente tudo que querem?

é curioso que ainda há alguns dias atrás discutia com um colega meu sobre este assunto e ele me dizia que a mãe dele, que trabalhava em contabilidade, preferia certos programas de gestão que funcionavam na consola do que gráficos. porquê? porque como o que tinha a fazer era basicamente introduzir números, já estava tão habituada à tarefa, que conseguia fazê-lo sem olhar para o ecrã (num pc com teclado numérico). a alternativa era andar que rato constantemente à procura dos botões.

funcionalidades como as expressões regulares que tens não consola (e que são úteis em muitas tarefas) não estão disponíveis na interface gráfica. os as pipes, também.

desde há algum tempo estou a trabalhar num projecto em que tenho que usar o Eclipse com o SVN. nunca tinha tido problemas com o SVN no consola, e agora, usando o interface gráfico do plugin, estou sempre a ter problemas e muitas vezes ele não me deixa fazer coisas que eu tenho a certeza que conseguia fazer na consola.

as interfaces gráficas são muito boas para amadores, agora para quem realmente trabalha com computadores, muitas vezes uma consola decente faz falta (é claro que também há tarefas em que um programa com interface gráfica poderá ser melhor).

PS: às vezes é mais rápido escrever "--leite=5litros" do que andar a passar de janela em janela à procura do leite.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu dei foi so um exemplo, e se tu precisares de encomendar montes de cenas? Vais estar a escrever tudo? E se aplicação fosse bem escrita, dúvida que fosse mais rapido escrever isso, bastava por exemplo ter uma lsita dos produtos mais comuns/mais usados etc...

E eu nunca quis comprar linux/windows, nem disse que era a única diferenaça entre eles, só devido à consola, so quis dar um exemplo porquê que montes de gente ainda vê a consola como algo excepcional...

Se os IDE's também fossem completmente bem desenvolvidos não ias precisar da consola para nada, bastava que todas as funcionalidades que tu tiras partido da consola fossem implementadas no IDE de forma prática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora