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Preatorian

[HTML/XHTML] SEO - Optimização para Motores de Busca

20 mensagens neste tópico

Como funcionam os motores de busca?

Porque é que o meu site não aparece em primeiro quando procuro XPTO?

Como fazer com que apareça em primeiro?

Como ter mais visitas?

As respostas a isto e muito mais num artigo publicado no meu blog em: http://alcides.ideias3.com/blog/44

Se gostarem, carreguem no "Buy a drink" ;)

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desculpa la... mas esse metodo de por links invisiveis não é punido pelos motores de buscar e não resulta numa desclassificação no page rank?

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desculpa la... mas esse metodo de por links invisiveis não é punido pelos motores de buscar e não resulta numa desclassificação no page rank?

Acho que não...
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desculpa la... mas esse metodo de por links invisiveis não é punido pelos motores de buscar e não resulta numa desclassificação no page rank?

Acho que não...

Eu penso que ficas "marcado" negativamente pelo google, se tiveres o texto com a mesma cor do fundo... Porque fica a questão do porquê de estares a esconder conteúdo dos teus visitantes...

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Uma coisa é pores a cor igual à do fundo, outra é usares o display:none;. O display:none; equivale a fazeres <!-- --> no código...

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Tens razão, são casos diferentes, foi confusão minha, mas é incerto se o google interpreta ou não como spam teres o display:none, uma pesquisa no dito cujo mostra vários sites (alguns referenciando o blog de um eng. do google) com esse tema, e outros sugerem soluções alternativas. Mesmo no blog do eng. do google, ele não confirma se o algoritmo leva ou não a mal elementos escondidos com display:none

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Still, não é falha do autor mas sim do crawler. Imagina que tens um site super complexo e estás a implementar uma área nova e fazes print do stylesheet consoante o user. Se fores tu, a class que atribuis ao container, não é definida. Se for outra pessoa, aparece no stylesheet .class { display:none; }. É mais simples de desenvolver do que não imprimir nada. Agora, o crrawler é que tem de ter um parser de CSS e analisar só o que está visível. ;) Como disse, a culpa é do crawler e não do programador do site.

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Há muitos bons sites que usam o display:none por bons motivos, como por exemplo esconder links que apenas devem estar visíveis para screen readers, que deixam os utilizadores invisuais, usa-los para saltar elementos do site que podem não interessar ouvir mais que uma vez, provavelmente não terá interesse nenhum para o google indexar este tipo de links.

Mas, para o "truque" dos links para vários sites funcionar, o crawler terá de os ler apesar de escondidos, e faz isso mesmo, mas depois interpreta como spam ou não.. as regras para o fazer é que não sei.. de qualquer forma, está aqui o blog que ontem tinha lido, encontrei de novo http://www.mattcutts.com/blog/seo-mistakes-unwise-comments/ depois há vários a comentar este artigo e opiniões..

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Eu sugiro usar o display:none porque esse os motores de busca não desclassificam. Isto porque em várias páginas com submenus com javascript e isso, usam isso para se esconder, mas podem ser mostrados.

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Só um reparo, a tag META keywords não deveria ser usada, NUNCA! Pelo simples facto de que não existe nenhum motor de pesquisa que lhe dá alguma relevância (tirando o Yahoo, e mesmo assim é muito pouca), e que em muitos casos poderá afectar o ranking negativamente! o Google por exemplo usa essa tag para detectar SPAM... Portanto mais vale não arriscar, e deixar essa tag de fora, que provavelmente causa mais danos do que benefícios...

Em relação ao display:none e afins, os motores de buscar tem regras relativas á prática de mostrar conteudo apenas para o crawler, e podem inclusivamente remover por completo uma página do índice! Se bem que essa avaliação penso que não seja feita automaticamente pelo bot, mas sim por pessoas "a sério", e apenas em casos mais extremos é que essas medidas são tomadas...

Penso que a melhor forma de SEO é o próprio conteúdo do site, e a sua construção... não há segredos, site bem feito ((X)HTML válido, etc.) e com conteúdo interessante =  ranks mais altos.

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A tag META keywords deve ser utilizada. Cada website deve ser catalogado convenientemente de maneira a que software possa identificar sobre o que determinado website se trata, que seja para search engines ou não. E de certeza que deve ser usado em muitos search engines por aí fora, não nos podemos seguir só pelo google. Às vezes um bom resultado num search engine nicho pode ter um óptimo efeito.

Sobre detectar SPAM, normalmente os search engines já são muito espertos a detectá-los, já que esse tipo de sites se costuma destacar bem. Não é com medo disso que devemos ou não meter conteúdo no nosso website.

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Pretorian, eu revia esse artigo, está muita coisa aí que precisa de ser mudada ou eliminada.

Assim à primeira:

As metatags, é discutivel tal como o jreis já referiu, de qualquer das formas, se as usares fá-lo separado por virgulas, como estão é que nao ajudam em nada.

O uso de adsense... usar anuncios para aumentar tráfego é suicidio, os anuncios são para arranjar clientes, é uma coisa muito diferente de trafego. Não vou aqui explicar porquê.

Não sei onde foste buscar esse grafico, mas pelos valores que apresenta parece ter os seus 5 anitos.

Links de um blog teu para o teu site não afectam o teu pagerank positivamente pois não vêm de um dominio exterior, isto é o conceito básico do pagerank.

Links de um site para o qual tambem linkas tambem não melhoram em nada o teu pagerank, idem. É um erro comum, o pessoal confunde estrategias de aumento de trafego com SEO. SEO é utilizada par aumentar o tráfego, mas não é só o SEO que pode ser utilizada para essa finalidade.

No primeiro ponto esqueceste-te de referir outras fontes de trafego como: referencias na imprensa, transmissão por via oral, ou pessoas que visitam o teu site regularmente, esta ultima é importante.

Link farms não ajudam muito se não tiveres conteudo, o uso de links é muito usado simplesmente porque o texto dentro das tags <a> e </a> tem um peso maior, mas se só apontarem para paginas com outros links e pouco conteudo entao chapéu. Essa é que é a grande vantagem dos blogs todas as paginas estão linkadas com texto relevante por outras que são acessiveis directamente através dos motores de busca E QUE TÊM CONTEUDO.

A tecnica dos links invisiveis e paginas a apontar umas para as outras só é boa para:

1.diminuir o teu pagerank por ter tantos links para o exterior e todos os links a apontar para ti estarem em paginas por ti linkadas

2.seres detectado por um detector de link farms e seres limpo do indice do google até começarem a aparecer links validos para o teu site

Não falas dos urls nem da profundidade dos links.

Uma coisa no meio disso tudo concordo, paginas em xhmtl valido sao muito mais amigaveis para os motores de busca do que paginas em html.

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A tag "keywords" não serve praticamente para nada hoje em dia, simplesmente porque não sendo conteúdo "visível", se os motores de busca usassem essa tag para seja o que for, seria muito fácil desviar tráfego (como acontecia há uns anos atrás, em que a pesquisa mais inocente mostrava sites pornográficos nos resultados de topo). Seguem alguns artigos a explicar a situação (datados de 2002...), aqui e nomeadamente aqui, e ainda um artigo da Wikipedia sobre o assunto. Pessoalmente não uso, e não vejo motivos para isso.

Já a tag "description" convém ser usada, numa pesquisa do Google, por exemplo, ela corresponde ao pequeno resumo que se vê logo debaixo do link. Convém ter um texto conciso e directo sobre o que existe no site, de forma a que um potencial visitante possa saber logo do que se trata. Mais uma vez, esta tag é meramente descritiva, não influencia rankings.

Como já foi dito, XHTML válido, assim como código semântico (em que cada elemento XHTML é utilizado para o seu propósito original, e não porque "dá jeito") funciona bastante bem. Por exemplo texto contido numa tag "H1" logo no início do documento (de preferência logo a seguir á tag "body") é indexado como sendo mais relevante do que texto num elemento "p", uma vez que se trata de um título. And so on.

Ainda em relação ao XHTML e design tableless, esta tendência não surgiu por acaso, em sites com tabelas é comum haver mais código HTML do que conteúdo propriamente dito, já sites tableless, estruturados com CSS, a situação geralmente inverte-se, o que também ajuda á própria indexação.

Em relação aos links, também são uma grande ajuda para "subir de posto", mas é a tal coisa, convém ser de sites externos, preferencialmente eles próprios com um bom ranking.

Enfim, muita coisa mais se poderia dizer (já houve quem escrevesse livros sobre este assunto)...

EDIT: adicionado artigo da wikipedia...

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Pois... esses artigos são um pouco antigos. E a verdade é que ninguem sabe ao certo se estas sao usadas pelos motores de busca ou nao. O que é certo é que por exemplo o vbseo, pelo sim pelo nao continua a usa-las.

eu prefiro inclui-las, tanto as keywords como a descrição, se fizerem uma pesquisa no google co mais de duas palavras vão reparar que essas palavras estão TODAS na descrição ( meta )

Quanto as keywords... é um pouco dificil de tirar conclusoes pois das duas uma:

ou estas sao palavras que estão incluidas na pagina em si e aí nao chegamos a descobrir se elas têm peso ou nao.

Ou são palavras que nao estao relacionadas com o site e aí podem ter a certeza que sao penalizados.

Os links são tudo basicamente, quantos mais links para o teu site melhor. Isso é mais importante do que qualquer outra tecnica, só que como é que se conseguem links? com um site que tenha qualidade... moral da historia, o conteudo acaba por ser o mais importante.

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O facto de o google ou outros sistemas de busca não usarem uma determinada informação do site não quer dizer que não seja importante. Nem o facto de não estar vísivel. É sempre uma infromação importante que todos os websites deviam conter. Se a usam de forma errada, isso também não é bom para quem tem sites sérios onde o que interessa é o conteúdo. Os outros que tentam enganar com isso não vão longe.

Mas por exemplo, agora temos os microformats. Vendo que a grande maioria deles nem sequer são visíveis ao utilizador, quer dizer que sejam menos importantes, só porque o google ainda não os usa? Existem milhares de formas que essa informação pode ser usada, e quanto melhor catalogarmos a informação dos nossos websites mais fácil a informação pode ser usada por outros serviços.

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Por acaso, bem pensado. Tens aí um ponto válido.  :)

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O facto de o google ou outros sistemas de busca não usarem uma determinada informação do site não quer dizer que não seja importante.(...)

Concordo plenamente. Simplesmente o tópico é de Search Engine Optimization, e é portanto nesse sentido que devemos ver as coisas. Num mundo ideal, toda a gente seria honesta, e poder-se-iam usar keywords como referência válida para uma pesquisa. Infelizmente tal não acontece.

A questão da visibilidade que levantei há pouco era apenas como referência de quão fácil seria de enganar um sistema deste género, em que eu tenho um site XPTO com keywords FOO BAR. Uma vez que não são visíveis ao utilizador, não "estorvam", por assim dizer, não estragam o que há.

Levando a discussão noutro sentido, eu até acho uma boa prática por parte dos motores de busca (ou qualquer outro meio de catalogação de conteúdos) "tirar" a responsabiliade de categorização do autor, deixando o software fazer isso. Evitam-se chatices por parte de pessoas desonestas, o factor humano acaba por ser minimizado (imaginem que eu me esqueço de colocar uma determinada keyword, ou que escrevo com erros ortográficos..?). Cada vez mais nota-se esta tendência, além dos motores de busca da Internet, temos aqueles softwares tipo Google Desktop e Windows Desktop Search, que funcionam de um modo similar...

Provavelmente isto é só uma fase (que ainda está a evoluir), há de surgir uma forma mais eficiente de encontrar contéudos. "Amanhã" veremos!

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Primeiro, queria referir que o que apresentei são algumas coisas básicas, claro que há coisas que nao referi e muitas que poderão ter sido ditas.

Em relação as keywords, não se perde nada em colocar, e sim há crawlers que as usam, mesmo que nao sejam motores de busca. Estamos a estrar na websemântica.

No primeiro ponto esqueceste-te de referir outras fontes de trafego como: referencias na imprensa, transmissão por via oral, ou pessoas que visitam o teu site regularmente, esta ultima é importante.

Estão incluídas no Advertising, penso que é obvio n?

Links de um blog teu para o teu site não afectam o teu pagerank positivamente pois não vêm de um dominio exterior, isto é o conceito básico do pagerank.

Como referi ao início, era dicas sobretudo dirigidas a empresas que fazem webdesign. Logo o site feito, nao é o mesmo que o blog. É o site de um cliente.

A tecnica dos links invisiveis e paginas a apontar umas para as outras só é boa para:

1.diminuir o teu pagerank por ter tantos links para o exterior e todos os links a apontar para ti estarem em paginas por ti linkadas

2.seres detectado por um detector de link farms e seres limpo do indice do google até começarem a aparecer links validos para o teu site

Isso não acontece. Existem uma data de redes que seriam descontadas por isso, o que não acontece.

Claro que isto seria numa proporção inferior aos links totais da página, o que normalmente acontece.

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Estão incluídas no Advertising, penso que é obvio n?

Eu acho que não é obvio, pelo menos eu fiquei a pensar: então e as outras.

Como referi ao início, era dicas sobretudo dirigidas a empresas que fazem webdesign. Logo o site feito, nao é o mesmo que o blog. É o site de um cliente.

Mas então nesse caso não aumentam o pagerank em nada.

Isso não acontece. Existem uma data de redes que seriam descontadas por isso, o que não acontece.

Claro que isto seria numa proporção inferior aos links totais da página, o que normalmente acontece.

???

Não acontece? Sim, há muitos sites que são penalizados por isso e alguns mesmo removidos por completo do indice do google. Eu próprio já fiz essa experiencia, podes experimentar tu tambem, faz uma link farm e tás fora do google em 15 dias.

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