• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Administração de bases de dados MySQL

27 mensagens neste tópico

Bem, até à data tenho usado sempre o phpMyAdmin para gerir as bases de dados dos meus sites/scripts mas estou um bocadinho fartinho... Gostava de saber o que é que vocês usam, porquê e porquê que preferem esse em vez do outro. Se usarem mais do que um, expliquem também as razões.

Algo que já dei uma vista de olhos pelos sites e tal:

SQLyog: Parece-me porreiro e já vi várias pessoas a recomenda-lo...

TurboDbAdmin: Tem muito bom aspecto e dizem ter potencial mas que ainda está um bocado longe do phpMyAdmin.

Navicat: Já experimentei por uns tempos e apesar de ter bom aspecto, não gostei muito de usa-lo, não sei bem porquê!

Não conheço mais... Gostava de saber as vossas opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso as ferramentas de adiminstração do MySQL quando o sistema de alojamento me deixa, ou então o phpMyAdmin, são os únicos que conheço. As ferramentas de administração do MySQL são bastantes mais fácis de usar, é uma aplicação desktop e não uma aplicação web e tem mais funcionalidades que preciso. Basicamente são mais fáceis de usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas estou a falar no caso do teu servidor caseiro, todos nós que programamos em PHP, temos um servidor caseiro e temos que ter algo para administrar as nossas bases de dados.

Quanto às ferramentas do MySQL, não tenho a certeza se sei do que estás a falar, podes por ai uns links?

O SQLyog e o Navicat (por exemplo), são ambos aplicações desktop...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MySQL Tools, http://www.mysql.com/products/tools, é assim que se chamam, uso o Query Browser, http://www.mysql.com/products/tools/query-browser, e MySQL Administrator, http://www.mysql.com/products/tools/administrator. As outras ferramentas que fazem parte do conjunto MySQL Tools não conheço.

Nesta página http://mysql.org/downloads/gui-tools/5.0.html podes obter o pacote com todas as ferramentas se quiseres experimentar, mas o raio do mysql.org está lentissimo hoje, ou é impressão minha, o mysql.com abriu no instante...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah essas... eu já tinha experimentado o MySQL Administrator, mas não é bem sobre isso que estamos a falar, no entanto, para que serve exactamente este MySQL Administrator? É que eu não vejo que uso lhe dar, se calhar pode dar jeito e eu não sei...

Quanto ao MySQL Query Browser, já tinha visto, mas acho que nunca testei, será bom? Tenho de experimentar a ver se gosto da maneira como funciona e tal...

Mais alguém tem algo a acrescentar? Gostava de ter mais opiniões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O administrator permite-te criar as bases de dados e tabelas

permite também administrar o servidor, os seu parâmetros, os utilizadores e suas permissões,  fazer backups e restores

o query browser é para inserires dados e fazeres pesquisas

os dois juntos têm uma funcionalidade semelhante à do phpmyadmin

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é um pouco estúpido,os gajos dividiram aquilo em dois programas. Se quiseres consultar/inserir/apagar/editar dados tens que usar o query browser, se quiseres gerir utilizadores, bds e todos os outros objectos tens que usar o query browser.

Isto se usares as opções desenvolvidas pelo mysql.

Eu costumo usar esses frontends simplesmente porque nao estive para procurar outros. No windows usava o mysqlfront que entretanto já foi descontinuado mas eu se quiseres ainda te arranjo a última versão crackada, ops, nao podia dizer isso.

Tambem já usei o mysqlyog que é basicamente a uma fotocópia do mysqlfront, são mais practicos que os dois programas anteriormente referidos por terem as funcionalidades todas integradas.

O mysqlyog dá para configurares tuneis ssh, que é uma funcionalidade bem cool, mas isso podes sempre usar o putty que faz o mesmo.

Estes dois softwares são pagos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não necessitas usar dois diferentes, o Administrator faz tudo através de uma interface simples e virada para o "point-and-click". O Query Browser é apenas algo mais simples onde se quiseres gerir mais qualquer coisa tens de saber os comandos SQL, é mais virado para executares scritps rápidamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vejo como é possível no MySQL Administrator criar/editar/apagar tabelas/registos... É mesmo possível? Como?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

picas com o botao do lado direito numa tabela e escolhes edit table data que ele abre-te o query browser

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

picas com o botao do lado direito numa tabela e escolhes edit table data que ele abre-te o query browser

lol.... acabas por usar o query browser namesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que me vou manter com o phpMyAdmin...

larga a droga, eheheh

de todas as coisas boas que o phpmyadmin tem ser practico não é uma delas.  Não o podes comparar a uma ferramenta que corre na maquina local. Experimenta a versão gratuita do myslyog. Da versão paga, tudo o que eu utilizaria mesmo seriam os tuneis, mas para isso podes usar o putty.

A serio, experimenta e logo ves a diferença na comodidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A diferença é vista experimentado, por exemplo, o administrator permite criar as tabelas em modo gráfico, um pouco como na vista de estrutura do access. Mas o administrator é mais virado para o administrador do motor que nem sempre é quem faz a base de dados. O query é o mais simples. Sinceramente detesto o phpmyadmin, mas infelizmente as ferramentas do mysql não se dão bem com as definições que o xampp impõem ao mysql que traz...

Mas não estou para aqui a defender ferramenta nenhuma, acho que depende do utilizador, por mim, completamente habituado a usar as ferramentas da oracle, quando cheguei o mysql foi um choque, e como ainda ando a recuperar disso, não conheço grandes ferramentas, uso as que me aparecem :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que me vou manter com o phpMyAdmin...

larga a droga, eheheh

de todas as coisas boas que o phpmyadmin tem ser practico não é uma delas.  Não o podes comparar a uma ferramenta que corre na maquina local. Experimenta a versão gratuita do myslyog. Da versão paga, tudo o que eu utilizaria mesmo seriam os tuneis, mas para isso podes usar o putty.

A serio, experimenta e logo ves a diferença na comodidade.

Já experimentei assim por alto e a primeira impressão foi "não gostei" lol :P Eu acho o phpMyAdmin, prático e estou bastante habituado a ele, que usar outra cena que me obrigue a perder tempo e aprender a usar não é solução... Eu queria algo sem ser web based mas que fosse simples, fácil e intuitivo de usar como acho que é o phpMyAdmin.

Talvez mais tarde volte a experimentar, ando um bocado fora de programação web há já uns tempos, quando voltar, talvez lhe dê mais uma vista de olhos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o phpmyadmin é algo que já conheces então realmente não vejo vantagem em estares a aprender a usar outra ferramenta, tendo em conta que as que existem não trazem grandes vantagens. Fica pelo phpmyadmin, era o que eu fazia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o phpmyadmin é algo que já conheces então realmente não vejo vantagem em estares a aprender a usar outra ferramenta, tendo em conta que as que existem não trazem grandes vantagens. Fica pelo phpmyadmin, era o que eu fazia.

zoix.. definitivamente voces os dois têm que largar a droga. O phpmyadmin não existe para ser um substituto de ferramentas de administração remota. O phpmyadmin é um cliente web, tem um objectivo diferente.

Eu nao tive dificuldade nenhuma em usar qualquer ferramenta que fosse, funcionam todas da mesma forma. Eu acho que trazem grandes vantagens. Ter que estar a enviar um pedido http e esperar pela apresentação pelo browser de uma pagina html de cada vez que se faz qualquer operação, isso é uma grande desvantagem para mim.

O phpmyadmin é o melhor que há pra desenrascar, para quem usa uma base de dados diariamente até a linha de comandos é melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso, se não estou em erro, estavamos a falar de administrar uma instância de mysql a correr na máquina local e não em administrar uma base de dados num servidor de produção, ou estou enganado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso, se não estou em erro, estavamos a falar de administrar uma instância de mysql a correr na máquina local e não em administrar uma base de dados num servidor de produção, ou estou enganado?

Quando estamos a falar de uma base de dados com umacamada de rede, como é o mysql, isso é completamente irrelevante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu estou a falar em administrar as minhas bases de dados/tabelas/whatever no meu servidor local, no meu portátil, logo, ser por http ou não, não vai fazer grande diferença na velocidade... Sim, é capaz de ser mais lento que uma aplicação não web mas a diferença não será assim tão grande como se fosse num servidor remoto. Portanto, esse ponto que enunciaste pedrotuga, a mim não me diz nada e não será algo que me irá fazer escolher entre um ou outro.

Eu gosto de coisas esteticamente bonitas e consistentes e só quero uma alternativa ao phpMyAdmin por essa e outra razão. O phpMyAdmin tem um bom interface em termos de usuabilidade e eu gosto mesmo dele assim só que esteticamente é feito. A segunda razão é porque queria algo que não fosse web-based.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que nao percebeste. É mais rápido usares o sqlyog ( por exemplo ) numa base de dados de um servidor remoto do que o phpmyadmin num servidor local.

A questão da velocidade não se prende muito com o sql, um pedido http e sua visualização, mesmo sendo na maquina local demora muito mais tempo do que o a apresentação directa dos resultados.

Mas se estas habituado ao phpmyadmin e serve os teus interesses, para que mudar? Na mensagem de abertura deste tópico é que me deu a impressão que estavas insatisfeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tou insatisfeito porque ele é feio e porque queria uma aplicação que não fosse web-based, são essas as minhas razões para querer mudar, porque de resto, gosto da maneira como funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, MySQLQueryBrowser serve para isso tudo... :\

Criar/Editar/Eliminar tabelas e inclusive Criar/Eliminar bases de dados, liga-te ao teu servidor local e no lado direito onde tens as Bases de Dados, usando o 2º botão do rato (ou tendo um elemento desse ecran seleccionado e usar os atalhos Ctrl+N para nova base de dados) podes fazer diversas acções, para alterar uma tabela é seleccionar a mesma e F2 por exemplo...

Ou seja, isto para esclarecer (porque me pareceu que ficou a ideia) que não é necessário usar o mysql administrator para criar as bds e o query browser para gerir os dados, o query browser faz isso.. No meu caso apenas uso o administrator para fazer backups e restores às bds

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por mim, não há nada que chegue ao comand line.

Na realidade tudo se consegue fazer lá.

Desvantagem,,, tempo mas a vantagem é que nao se esquece a sintaxe do sql.

Eu uso Oralce e SQL Server ( pago e versoes express) e nada me faz mudar para o mysql.

EM relaççao a tema do post, tudo o que seja via web é mais patrico e mas mais restritivo.

As app desktop sao mais bonitas, tem mais funcionalidades, mas em alguns casos impossiveis de usar devido às firwals.

Nao há uma ferramenta melhor que outra.

Para mim existem sim ferramentes que se enquadram melhor ou pior no que fazemos no dia à dia.

Cada um de nós terá de saber avaliar o que realmente precisa e nao ir pelo que se diz pelos foruns que este ou aquele é melhor,

O que é melhorpara mim e para "ti" nada vale...

Abraços...

Expermente o OracleExpress e todas as ferramentes gratuitas da Oracle e depois digam.-me o que acham.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora