• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tiago Salgado

Auditoria Software

4 mensagens neste tópico

Boas, então é o seguinte...queria saber se alguém tem este tipo de auditoria implementada na empresa onde trabalha. O que pretendo é umas luzes de processos de auditoria de software assim como software que me recomendem para este mesmo controlo. Já andei a ver na net alguma informação e vi várias referências ao COBIT, que pelo que percebi é um modelo de boas práticas para a realização de uma auditoria, mas queria saber mais opiniões sobre modelos a utilizar e as vantagens do mesmo.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Auditoria de Software é um pouco vago... Estás a falar do processo de desenvolvimento? De garantir a qualidade do processo? De garantir a qualidade do produto?...

Por exemplo, actualmente estou envolvido num processo/programa de garantia da qualidade do processo de desenvolvimento, de garantia da qualidade do produto final, da garantia da qualidade da documentação, entre outros itens.

Este projecto enquadra-se, juntamente com outros, na tentativa de certificação da empresa no terceiro nível do CMMI (http://www.sei.cmu.edu/cmmi/, http://en.wikipedia.org/wiki/Capability_Maturity_Model).

Para tal, o projecto sofre uma auditoria mensal onde existe um conjunto de pontos e itens auditados, desde a documentação da análise aos processos de decisão, passando pelos standards de código.

Neste caso a auditoria centra-se (mais) no processo de desenvolvimento do software, mas não deixa para segundo plano a auditoria ao produto final, que neste caso contempla, entre outras peças, uma aplicação de software.

Não sei se o processo em que estou actualmente envolvido é o que referes ou se procuras algo mais como isto: http://www.jpitcs.com/outside/audit.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava-me a referir na auditoria de software instalado em máquinas e não no seu desenvolvimento.Ou seja, pretendia ter algo do tipo... uma aplicação a correr no servidor ( windows 2k3 ) e instalar a aplicação cliente em cada maquina, e poder fazer a configuração de todos os softwares aos quais possuimos licenças e os q tambem instalamos ( neste caso gratuitos ). Pretendia com isto controlar quem andava com software pirateado de forma a prevenir problemas para a empresa com a fiscalização. Será este o objectivo principal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah...

Já vi umas coisas desse tipo... As equipas de infraestruturas é que costumam usar esse tipo de sw.

Lamento, mas assim sendo, não te posso ajudar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora