• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Será Python a mais indicada?

13 mensagens neste tópico

Venho-vos fazer uma pergunta simples:

Tenho uma ideia para desenvolver um programa que junta várias funcionalidades de programas já existentes, aperfeiçoa certos algoritmos que esses têm, junta-lhe uma interface gráfica simples e é portável para sistemas operativos (Mac, Win, Unix). Tenciono desenvolvê-lo como projecto de fim de licenciatura.

O "meu" programa terá que saber receber informação de texto em vários formatos e saber ler a informação que lhe interessa da total que recebe (e.g. dou-lhe a seguinte sequencia "ASDFDLK #$ 34  AFFAFAGASGF" e ele só aproveita o "ASDFDLKAFFAFAGASGF").

Terá que efectuar cálculos matemáticos sobre essa mesma informação, podendo a "string" de letras chegar a mais de 2000 caracteres.

Terá que ser possível construir um GUI simples e eficaz, de preferência com uma textbox para introduzir texto, um monte de tickboxes para escolher sa operações a efectuar e uma outra textbox que permita receber resultados.

Terá que dar ao utilizador a hipótese de guardar os resultados num ficheiro de texto.

Agora... fiz o que aí está descrito (menos a parte gráfica) em Pascal. Tenciono por isto em Python MAS.. eu não sei nada de Python. Terei que aprender de raiz.

Quero por isso saber, da vossa parte que já têm mais experiência, se este projecto é passível de ser feito em Python e dar resultados simples e práticos tendo eu conhecimentos básicos (óbvio..aumentarão à medida que eu for avançando no programa :D )

Grande Abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Venho-vos fazer uma pergunta simples:

Tenho uma ideia para desenvolver um programa que junta várias funcionalidades de programas já existentes, aperfeiçoa certos algoritmos que esses têm, junta-lhe uma interface gráfica simples e é portável para sistemas operativos (Mac, Win, Unix). Tenciono desenvolvê-lo como projecto de fim de licenciatura.

O "meu" programa terá que saber receber informação de texto em vários formatos e saber ler a informação que lhe interessa da total que recebe (e.g. dou-lhe a seguinte sequencia "ASDFDLK #$ 34  AFFAFAGASGF" e ele só aproveita o "ASDFDLKAFFAFAGASGF").

Terá que efectuar cálculos matemáticos sobre essa mesma informação, podendo a "string" de letras chegar a mais de 2000 caracteres.

Terá que ser possível construir um GUI simples e eficaz, de preferência com uma textbox para introduzir texto, um monte de tickboxes para escolher sa operações a efectuar e uma outra textbox que permita receber resultados.

Terá que dar ao utilizador a hipótese de guardar os resultados num ficheiro de texto.

Agora... fiz o que aí está descrito (menos a parte gráfica) em Pascal. Tenciono por isto em Python MAS.. eu não sei nada de Python. Terei que aprender de raiz.

Quero por isso saber, da vossa parte que já têm mais experiência, se este projecto é passível de ser feito em Python e dar resultados simples e práticos tendo eu conhecimentos básicos (óbvio..aumentarão à medida que eu for avançando no programa :) )

Grande Abraço!

Olá!

É possível fazer com Python o teu projecto!

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, como o pypt disse, sim, é possivel. Diz-se por aí que perl é a linguagem mais indicada para manipulação de texto. Pode ser verdade, eu nao o posso confirmar nem desmentir pois nunca escrevi uma linha de perl. Costumo fazer esse tipo de coisas em php, mas raramente faço um gui, pois fico-me pelo oscripts de consumo próprio.

Neste caso usaria python, vem com um módulo de expressoes regulares 100% funcional que é basicamente o que precisas. Para alem disso há muita documentação sobre coisas tipo pygtk por aí disponivel.

PS:Pypt, um pouco menos de publicidade por favor :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá!

Desculpe se fui indelicado ao postar um tópico  que tem tudo o que o membro anaryin precisa saber para construir e desenvolver o seu projecto.

Já retirei o que o Sr. Moderador diz ser publicidade!

Para a próxima vez, eu em vez de encaminhar um membro a um tópico deste fórum para que ele possa aprender como fazer o que ele quer com Python, eu só lhe respondo "Sim" ou "Não" à pergunta de ajuda dele.

Sr.Moderador desculpe o incomodo da "publicidade".

Ainda à pouco tempo entrei neste fórum e já estou a adorar as atitudes sábias de um Sr.Moderador!!!

Sou português e participo activamente no forum pythonbrasil (não posto o link para não fazer "publicidade"...) e nunca tive este tipo de "comédia" lá e o fórum é o oficial de Python de todo o Brasil...

:D

Txii, as picardias com o pedrotuga começaram cedo :D PYPT, não sei o que postaste, mas aqui encoraja-se que se poste aqui a informação que interessa. Como parece que linkaste para outro forum, pode parecer que estavas a fazer pub a ela. Provavelmente foi essa a interpretação do pedrotuga :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nem sabia que o site de origem era um forum. A única razão pela qual fiz uma pequena chamada de atenção que todos podem ler no tópico acima, foi porque estava a começar a parecer que estavas a entrar em campanha.

Cada um julgará por si, penso que o que eu disse não é merecedor de uma reacção dessas. Até fiz questão de responder primeiro ao tópico e só depois fazer uma pequena chamada de atenção já que se tratava precisamente disso mesmo uma pequena chamada de atenção. Se fosse spam tinha apagado logo.

Se as minhas palavras são susceptiveis de serem mal entendidas desde já as minhas desculpas. Não foi nenhuma atitude de prepotencia da minha parte, pelo menos não foi essa a intenção, garanto.

Não vejo motivo para se tar a discutir sobre isto, nem para teres apagado referido tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi gente :D Relax, PyPt, nestes casos mandas o link por PM que acho que é o mais indicado.

Quanto a Perl, eu já olhei para perl sim. É das linguagens mais utilizadas em bioinformática. Mas, já me recomendaram o Python e eu acho que essa talvez seja a mais indicada para fazer este programa porque além de me dar todas as funcionalidades que preciso (contadores, trocas, contas matemáticas, etc), tem um GUI, coisa que não sei se posso fazer em perl.

Anyways, thanks pla ajuda :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes igualmente usar por exemplo o gtk em perl.

Mas sim, eu aconselho python.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tb há gtk para perl? que giro, nc th ouvido falar. Quais são as diferenças entre as duas linguagens? Assim mt por alto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

python e perl?

Gostava de te poder responder a essa pergunta, mas nunca escrevi uma linha de perl.

Dizem os entendidos que o código perl não é legivel depois de passados uns dias de ser escrito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizem os entendidos que o código perl não é legivel depois de passados uns dias de ser escrito.

LOL, eu diria o mesmo de python :D

Posso dizer-te que não conheço linguagem melhor para tratamento de texto que o perl. Para outros objectivos não recomendo, existem linguagens onde o desenvolvimento é mais facilitado, python é sem dúvida uma delas, mas para tratamento de texto a minha escolha recai sempre sobre perl. Não conheço nenhum sistema de expressões regulares de qualidade que não seja baseado no sistema perl, até o do Java é baseado, muito mesmo, em perl.

Quanto a diferenças, também não posso ajudar, não conheço o suficiente de python para te enumerar as diferenças...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

?!?

O que eu gosto mais no python é a elegancia da sintaxe. Definição de blocos recorrendo ao uso de indentação, uma instrução por linha, ausencia de marcador de instrução ( é o proprio endl ) e ausencia de parentesis por não serem precisos.

Para alem disto é só usar o ponto para aceder aos varios membros/métodos da classe do objecto em questão.

E está a sintaxe do python explicada :D

Mas uma coisa que ainda nao percebi e vou perguntar por simples curiosidade. Se as outras linguagens têm todas ( na pratica )  suporte para PCRE o que é que faz o perl melhor no fim de contas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Peço desculpa por estar a responder já com uns dias de atraso e não ir contribuir em nada de especial para o tópico em si..

Já escrevi umas linhas de perl (ainda estudava :P) e python (enquanto dava umas voltas com o django), mas não sou grande entendedor das 2, acho que o perl é considerado melhor pois és capaz de com menos código (trabalho) fazer o mesmo, ficando praticamente inelegivel como já disseram acima.. de qualquer forma.. li uma comic à uns tempos, e depois de ler este tópico, lembrei-me de uma strip que tinha visto.. fica o link :D

http://imgs.xkcd.com/comics/regular_expressions.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora