• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Louise

linux e as suas versões

21 mensagens neste tópico

Bom dia.

Não tou habituada ao linux mas gostava de instalar um versão ate para poder testar os meus códigos de c++ em linux (para garantir que realmente o meu código é universal :D).

Resolvi vir cá pedir a vossa opnião sobre o melhor versão do linux e o melhor compilador c++ para este. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

melhor compilador, sem dúvida o gcc (ou g++). melhor distribuição já é relativo.

se quiseres desempenho, gentoo (mas se nunca usaste linux não é boa ideia), se queres facilidade de uso e bom suporte para hardware, opensuse (se bem que em termos de estabilidade deixa um pouco a desejar), se queres estabilidade e relativa facilidade de uso, debian.

(... e daqui a uns minutos vai aparecer uma carrada de gente a recomendar Ubuntu :D)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Não tou habituada ao linux mas gostava de instalar um versão ate para poder testar os meus códigos de c++ em linux (para garantir que realmente o meu código é universal :D).

Resolvi vir cá pedir a vossa opnião sobre o melhor versão do linux e o melhor compilador c++ para este. 

sacas uns liveCD experimenta isso no windows, vê qual a distribuição que apanha melhor o teu hardware. As mais usadas são Ubuntu, opensuse, fedora, debian...por ai fora...qq uma delas serve :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(... e daqui a uns minutos vai aparecer uma carrada de gente a recomendar Ubuntu :))

Mas não estamos a falar de gente que quer trabalhar?  :D Debian FTW!

Ubuntu is an ancient African word meaning "I can't configure Debian"

Tens aqui uma maneira de instalar: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=7917

Mas não precisa de ser assim, se quiseres pode logo instalar o ambiente gráfico na instalação. Ah! e Debian é mais rápido que Ubuntu*.

* Não sou só eu a dizer e notar isso, por muito que pareça um argumento "fan-boy"  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu is an ancient African word meaning "I can't configure Debian"

esta vai para a minha assinatura :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o suse tiver liveDVD é fixe pois o suse vem uma carrada de coisas, já deve trazer os compiladores e outras que tais.

De resto qualquer uma das distribuições que te referiram acima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia de instalar o Linux é só mesmo para trabalhar em programação. Penso k ñ devo ter grandes problemas com drives o pc é recente e o Linux vai para uma partição. Bom quanto as distribuição as opiniões divergiram muito. Posso arranjar todas estas distribuições na internet???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa, SuSE != OpenSuSE?

o opensuse é a versão livre do suse linux enterprise.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(... e daqui a uns minutos vai aparecer uma carrada de gente a recomendar Ubuntu :D)

EU!

:)

Por causa do comentário  o pessoal inibiu-se ! :):D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente tens uma carrada de distribuições na internet para experimentar. Se queres algo relativamente fácil de usar e com bastante ajuda na internet, tenta o novo Fedora 7 ou o Ubuntu 7.04.

Eu também não gosto muito de Ubuntu, mas para principiantes é mesmo o melhor. :D

Quando já tiveres mais à vontade com o sistema, então experimenta Debian ou Arch Linux. O Gentoo tem uma filosofia muito bonita mas não é uma distribuição prática nem fácil de usar e os ganhos não são assim tão significativos comparando com Arch Linux, que tem packages compilados para arquitecturas i686 e equivalentes de raiz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bigada a todos. Vou começar então pelo Ubuntu e kando tiver + expriencia troco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais 2 perguntas a algum perigo de ao instalar o linux formatar o pc ou isso é só boatos do pessoal anti-linux???? Tenho de criar uma partição prai de kanto pro linux????

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes efectivamente eliminar a partição do Windows a partir do instalador do Linux, tal como o podes fazer com o instalador do Windows. Desde que não elimines partições à toa, claro que não há problema nenhum.

Quanto ao espaço em disco necessário para o Linux, depende do que queres. Eu tenho um disco de 20GB, e tem-me chegado para o dia-a-dia, músicas, algum anime, etc..

Se a partição for mesmo só para o sistema operativo, então >= 10GB chega e sobra, mas depende de utilizador para utilizador. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho os 80 gigas todos só para linux, mas mesmo com 10 gigas já dá para muita coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ufa ainda bem k precisa de pouco espaço tou smp sem espaço no disco filmes e jogos ocupam mt....

Sendo assim axo k ñ vou ter problemas com o linux, tinham me colocado medo de k como vou instalar num portatil k podia estourar o Master Boot Record e perder tudo mas de kalker forma axo k vou deixar ficar pra depois dos exames.

bigada mais uma vez pela pronta resposta. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu te aconselho é a criares 3 partições, uma para cada sistema operativo (Linux e Windows, com cerca de 10GB) e depois com o resto do espaço crias uma partição de storage, para guardares as músicas, os filmes, os trabalhos, etc... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu te aconselho é a criares 3 partições, uma para cada sistema operativo (Linux e Windows, com cerca de 10GB) e depois com o resto do espaço crias uma partição de storage, para guardares as músicas, os filmes, os trabalhos, etc... :P

Gostei da tua ideia triton acho k vou fazer isso mesmo. bigada :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

convem separar a /home do restante sistema de fixeiros durante o particionamento

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora