• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NameException

Configuração do PostgreSQL 8.2 (PSQL)

7 mensagens neste tópico

Boas,

Alguém me pode ajudar com a configuração do Apache com PHP5 e PostgreSQL 8.2? É que depois de tudo instalado,

dá o seguinte erro:

Fatal error: Call to undefined function pg_connect() in c:\programas\apache group\Apache\htdocs\bd\insert.php

ao tentar aceder a uma base de dados PSQL, através de PHP. Se for com MySQL, não tem nenhum problema.

Obrigado

Megabytes de cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Rui Carlos,

Mas então, e como se sabe qual o módulo a configurar? no Apache ou no php? É que é a minha primeira abordagem ao php + psql.... ainda tou muito à nora com isto...

cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

também não tenho muita experiência no assunto, mas tanto quanto sei, os módulos são activados no apache.

vê o ficheiro de configuração do apache, de certeza que encontras lá alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a partida bastará que o apache esteja a parsar o php correctamente, que aparentemente está, e que o php tenha essa biblbioteca instalada, aparentemente nao.

Se estiveres no windows deus te ajude pois até hoje nao encontrei ninguem que saiba fazer isso.

Em linux, é instalares um pacote com o teu gestor de pacotes favorito.

O pacote deve chamar-se qq coisa como

php-pgsql

ou coisa parecida

EDIT: agora que me lembro na faculdade chegei a fazer um trabalho exactamente com essa configuração e na altura fiz isso no windows.

Depois de instalar o o postgres pude ligar-menormalmente atraves da network layer ( tal auqal como fazes com o mysql ) sem problemas.

Eu usava um pacote all-in-one. O que eu usava era o xampp

http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

Saca o xamplite para a raíz de uma partição tua, não é precisa instalação, é portavel. Pára o teu apache, e inicia o xampp. Tenta ligar-te ao postgres usando esse apache/php a mim nao deu problemas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso Apache2Triade e também não me deu problemas, só uma vez com um servidor em que o PostgreSQL teimava em não se instalar pq o Antivírus detectava um ficheiro que inicia os serviços e bloqueava...mas instalei o Pgsql á parte sem ser o que vinha incluído com o apache2triade e funcionou ás 1000 maravilhas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estiveres no windows deus te ajude pois até hoje nao encontrei ninguem que saiba fazer isso.

Por acaso, com o PHP5 é muito fácil de fazer... Basta correres o programa de instalação do PHP (ou Painel de Controlo->Alterar a instalação de PHP) e seleccionares os módulos que precisas (neste caso o do PostgreSQL). O próprio programa de instalação configura o php.ini para carregar o módulo, por isso é bastante simples. Depois da instalação reinicias o Apache (não tenho a certeza que seja preciso, mas não custa nada...) et voilà!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora