• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Safari 3 public beta disponível para download

22 mensagens neste tópico

Bem, não estava nada à espera disto da Apple!

Quando estiver em Windows a ver se me lembro de experimentar. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem eu... O_O
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já tinha lido uns rumores sobre isto em qualquer lado, mas como rumores sobre a Apple é o que não falta, fiquei sempre na dúvida...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem eu... O_O

Isto não é de hoje, já há muito tempo que ouço falar que a apple ia lançar o safari para Windows. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vale a pena experimentar.

O engine ainda está todo buggado, e já descobriram diversos holes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Já agora, com o Safari, não consigo entrar no P@P!  "Estoira"... ainda têm que lhe dar para o navegador funcionar da melhor forma em Windows.

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente está cheio de bugs, tem muitos crashs... Mas gostei muito do look lol

E se os dados comparativos que estão no site forem próximos da verdade... uiui

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só ainda não vi foi dados sobre o consumo de memória, e o Safari 2 em MacOSX ao fim de uma ou duas semanas sem o reiniciar está a gastar uns 400Mb de memória real e mais de 1Gb de memória virtual...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já conheço o Safari do Mac (não o acho nada de especial em relação à concorrência), pelo que não era novidade para mim, mas tive curiosidade a nível pessoal e profissional e resolvi experimentar.

Posso dizer que foi uma experiência única, ora vejamos:

1. Durante a instalação pergunta-me se, além do Safari, quero instalar o serviço Bonjour para simplificar a minha vida na instalação de impressoras de rede e cenas assim.

- Se já não achava piada ter de comer com o QuickTime quando instalo o iTunes, menos piada acho à tentativa de me impingirem um serviço para o SO enquanto instalo um browser. Tenho opção de desligar isto, o que é menos mau.

2. Quando arranco o browser, o mesmo toma conta de toda a área do monitor, como se estivesse maximizado.

- Além de achar isto rude, e dado que a aplicação está a correr em Windows, era simpático não ter a ideia redutora/limitada de apenas se poder alterar o tamanho da janela através do canto inferior direito (que aliás nem sequer é, inicialmente, de fácil visualização/detecção) mas sim em qualquer lugar da janela como acontece no ambiente Windows.

Estou mesmo a ver os WIMPs do Windows a stressar com isto...

3. Após o arranque pede-me a password do proxy, meto o user e a password, e pressiono o botão azul com efeitos de luz engraçados.

- Estoira forte e feito.

4. Repito a operação mas cancelo o pedido de autenticação no proxy e vou aos settings para mudar o  proxy, pois quero usar outro que não o definido nos settings do sistema para o IE.

- O botão de "Change Settings" está disabled e tenho de comer com as definções do sistema, quer queira quer não queira. Não compreendo como a Apple me quer impingir uma funcionalidade como o Bonjour que o SO já tem e nem sequer se importa com a implementação da alteração de settings do browser. Se calhar valia mais ter usado o tempo de desenvolvimento do Bonjour para implementar a opção "Change Settings".

5. Pressionei o botão de help "?" a ver se estou a fazer algo errado e se os settings da rede se alteram noutro lado.

- Nada acontece.

6. Andei a passear pelo browser.

- Descobri que o look & feel do Mac (que é até um bocado feiote por ser tão cizentão) não é replicado em todo lado, convivendo com algumas janelas que parecem do tempo do Windows 3.0...

Bem sei que esta é ainda uma RC, mas se é isto que a Apple tem para oferecer, ainda vai é ser gozada pelos amantes da MS que agora usam o IE7 e acham que a MS inventou o "tab browsing"...

Se a Apple quer uma quota significativa na guerra dos browsers, vai ter de trabalhar muito, mas mesmo muito...

Salva-se a desinstalação, que foi normal e rápida...

Seja como for, o lançamento do Safari para Windows parece estar a gerar mais discussão do que eu esperaria inicialmente...

Até já se discutem as fontes dos sistemas: http://www.joelonsoftware.com/items/2007/06/12.html

Por acaso aqui até prefiro a opção da MS. Prefiro que me facilitem a leitura no ecrã em vez de ter uma aproximação mais real à impressão...

É que passo horas a ler coisas no ecrã, imprimo poucas coisas e nunca imprimo menus nem dialog boxes das aplicações. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só ainda não vi foi dados sobre o consumo de memória, e o Safari 2 em MacOSX ao fim de uma ou duas semanas sem o reiniciar está a gastar uns 400Mb de memória real e mais de 1Gb de memória virtual...

É pá, isso é de meninos copinhos de leite...

Consigo fazer isso numa manhã com um único Fire Fox a correr num XP... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem sei que esta é ainda uma RC, mas se é isto que a Apple tem para oferecer, ainda vai é ser gozada pelos amantes da MS que agora usam o IE7 e acham que a MS inventou o "tab browsing"...

Se a Apple quer uma quota significativa na guerra dos browsers, vai ter de trabalhar muito, mas mesmo muito...

não é um RC, é um Beta mesmo...

e não me parece que a apple tenha lançado o safari para concorrer com o ie e firefox, mas sim para ajudar o pessoal que queira desenvolver aplicações para o iPhone.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já usei o firefox em mac e acho que nunca cheguei ao 200Mb de memória real...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá utilizo o IE nunca me deparei com consumos de memória assim exagerados !

:shocking:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá utilizo o IE nunca me deparei com consumos de memória assim exagerados !

:shocking:

Isso é porque não têns três browsers abertos ao mesmo tempo com 15 tabs cada um... :)

Profissionalmente, no meu dia-a-dia, costumo ter 2 FF com umas 10 a 20 tabs abertas dispersas entre os dois browsers e mais alguns IEs, 1 a 3, ao mesmo tempo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O máximo que consegui foi 600MB com o Firefox num dia. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, pessoal, saiu a nova versão do Safari, e isto sim, bem mais rápido que firefox e IE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Safari Beta 3.0.2 is recommended for all users and improves its security and stability.

Deve é ser mais estável e mais seguro.

Se assim for confirma-se que o engine ainda continua buggado ?

Eu vou experimentar agora para ver...

EDIT:

Uau!!

Devo dizer que fiquei impressionado pela positiva :thumbsup:

Os Bookmarks já funcionam. O Engine já não tem os bugs que tinha (pode ter alguns mas já vejo as páginas todas :P), ainda não encontrei erros, mas também só o estou a usar à 2 minutos :)

Esta devia ter sido a primeira versão a sair e a Apple não tinha ficado mal vista, antes pelo contrário. :)

Só queria ver os butões de navegação do rato a funcionar no browser e ficava muito bom :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Notei à pouco é que quando faço posts no Safari ele só insere 8 caracteres prai, mesmo depois de ter escrito uma frase grande ao enviar só ficaram uns poucos caracteres. Estranho ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, saiu a nova versão, e só vos digo uma coisa, em termos de usabilidade, está bastante melhor que o Firefox. Se suportasse as extensões, era automaticamente o meu browser predefinido.

(Para terem uma ideia, demora cerca de metade do tempo a abrir um post aqui no P@P do que no Firefox, se bem que também tem aquele problema da memória, está a ocupar-me 77 megas de RAM)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora